Voto na rede

Por Carlos Magno Gibrail

Enquanto o número de brasileiros que usam a internet é estimado em 65 milhões, dados da comScore, suas previsões apontam para 100 milhões em 2010, ano de eleições.

Nos 54 milhões de pessoas que acessaram a internet até três meses antes da realização da pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)  em 2008, 25,8 milhões usaram lanhouses; 22,8 milhões acessaram em seus domicílios; 11,3 milhões no trabalho; 11,8 milhões em casa de amigos; 7,8 milhões na escola; 1,9 milhão em telecentros e 149 mil em outro lugar.

O Congresso Nacional está em vias de referendar reforma eleitoral, já aprovada no plenário da Câmara, que disponibiliza a internet para propaganda e arrecadação política e eleitoral.

Tudo indica que teremos mudanças radicais no processo eleitoral. Podemos estar diante de rupturas na estrutura de poder da Nação a partir da introdução da rede eletrônica como divulgação e interação dos candidatos.

O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto disse ontem à Folha que o projeto  fragiliza a transparência das eleições.

O relator da reforma eleitoral, deputado Flávio Dino discorda “Ao contrário. Na medida em que houve franqueamento da internet para partidos, candidatos e eleitores é um mecanismo de transparência”

A proposta restringirá a compra de publicidade online, mas permitirá que candidatos divulguem informações sobre suas campanhas além do próprio site oficial, “Blogs, Twitter, Facebook, MSN Messenger, torpedo, vale tudo”, afirmou Dino. A liberação significa que candidatos poderão criar perfis no Twitter, promover encontros de correligionários em redes sociais como o Orkut ou Facebook, informar eleitores por mensagens de SMS e promover blogs próprios.

As doações online também serão permitidas, restritas a 10% da renda pessoal do eleitor. O valor foi alterado por Dino após o texto original da reforma eleitoral ser criticado por permitir doações máximas de mil reais.

A medida difere da legislação norte-americana, que permitiu, por exemplo, que o então candidato Barack Obama, comprasse links patrocinados atrelados a buscas sobre o boato de ser mulçumano. A estratégia foi usada para oferecer links a conteúdos que esclareciam a religião e a história pessoal do candidato.

Conseguiu 750 000 voluntários e arrecadou US$ 1,2 bilhões.

Os jornalistas profissionais nem bem adaptados a nova regulamentação da profissão, estão diante de uma nova época da comunicação eleitoral.

Da não exigência do diploma de graduação – tão mal comparada à profissão de cozinheiro pelo Ministro, tão bem comparada à profissão do administrador pelo colunista Marx Gehringer, – à era da eleição interativa.

Não obstante a competição com outros profissionais não jornalistas, entra agora o próprio leitor como interlocutor e autor.

Muda a mídia, muda o conteúdo?
Adapta-se ? Cria-se um novo?
Ou o conteúdo é o mesmo, muda-se apenas o meio ?

Era de se esperar que num mercado  de segmentação, de nichos e de customização , o jornalista também tivesse que enfrentar a diversidade da evolução dos conteúdos e da proliferação das mídias , tratando-as com pertinência.

As Escolas de Jornalismo rápidas e inteligentemente preparam-se para uma valorização e atualização dos cursos. Focam na diversidade da mídia e apostam na contemporaneidade dos currículos. “Curso de Jornalismo se torna mais multimídia” Fuvest, ontem.

McLuhan deve estar assessorando-as, pois “O meio é a mensagem”.

Carlos Magno Gibrail é doutor em marketing de moda e escreve, às quartas, no Blog do Milton Jung

39 comentários sobre “Voto na rede

  1. Boa tarde Carlos,

    Como simples eleitor e leitor, diante dos números apresentados no seu artigo, vejo como natural o uso da rede para campanhas políticas. Além do que, em eleições passadas, antes dos sistemas de proteção e restrição de mensagens, muitas pessoas receberam e-mails e mensagens no Orkut de candidatos apresentando seus projetos e pedindo voto, sem ter tido o menor contato com os mesmos. Soube de um caso em que, um paulista recebeu em seu Orkut, mensagem sobre a campanha para o Governo do RS.

    Quem sabe assim, nossos legisladores deem mais atenção aos serviços prestados pelos provedores, com maior fiscalização, amenizando os problemas de congestionamento, não cumprimento do oferecido, qualidade nos sistemas e etc. Eles tb terão os problemas que já tivemos, temos e teremos!

    Como vc mesmo disse, a internet deu voz ao cidadão comum, antes dependente da leitura de suas cartas ou citação de seus telefonemas por jornalistas formados e não formados, dos diversos meios de comunicação. Hj além das eficientes mensagens eletrônicas, os nobres jornalistas formados ou não, disponibilizam seus BLOG’S usando nossa voz como apoio e extensão de seus artigos. A rede facilita o exercício da cidadania.

    Tenho uma duvida: Depois das eleições serão mantidos os perfis nos sites de relacionamento e BLOG’S, para interação direta e diária de eleitores com eleitos? Ou isso tb terá que ter uma lei?

    Obrigado pelo artigo.

    Vc está em minha lista de admiráveis jornalistas não formados.

    Abraços

  2. O comentário do ministro Carlos Ayres é dos mais sintomáticos. Há parcela expressiva do judiciário e legisladores brasileiros incapaz de entender a relevância da internet no debate democrático. Transparência é uma de suas marcas. Democratização da informação, outra.

    Minha preocupação não é com o meio – novo meio – mas com o conteúdo. Teremos, em 2010, políticos buscando reproduzir o fenômeno Barak Obama na internet. Estarão enganados, porém, se compreenderem este fenômeno apenas pelo meio não pela mensagem.

  3. Beto, bastante abrangente o seu comentário, vindo enriquecer o debate e a matéria exposta.
    A democratização é um dos mais importantes aspectos. Quem tem o hábito de escrever para as colunas dos leitores na midia impressa sabe que raramente ou nunca as correspondências são publicadas. Principalmente se estiverem contradizendo a linha do veículo.
    Esperamos que haja convergência de conteúdo e midia, assim como também continuidade após a eleição.
    Pelo projeto, a internet terá o mesmo contexto juridico que é aplicado para a midia convencional.

    Abraço

  4. Milton, tenho a impressão que McLuhan quis chamar a atenção para o fato do MEIO SER A MENSAGEM quando é usado de forma adequada. Ou seja, o Twitter é a mensagem quando estiver carregado de conteúdo compatível com o meio Twitter.
    O blog do Milton Jung é a mensagem. Não é?

  5. Claudio Vieira, você deve ter notado que o numero de comentários é o menor dos ultimos tempos. Inicialmente pensei que o tema não tivesse gerado tanto interesse. Talvez as férias.
    Parece que hoje está realmente havendo dificuldade para envio de comentários.
    Tenho tido a necessidade de voltar pelo menos 2 vezes por causa da senha.
    Gostaria bastante de saber sua opinião sobre o VOTO NA REDE

    Abraço

  6. Boa tarde Professor.
    Vejo com muito bons olhos a mudança de comportamento que a internet vem provocando em nossa sociedade, mas quando olho para o conteúdo da internet, vejo na verdade os indivíduos que os produzem. O meio não é mais do que são os seus usuários. Não se pode afirmar que o meio seja a mensagem sem se esperar que as pessoas por detrás deste produzam algo; tenham algo a dizer.
    No caso de políticos e do uso deste meio em campanhas, o que vai acontecer na verdade é que o que eles têm a propagandear vai resultar em uma resposta mais imediata e mais contundente do público e isso possibilitará pela primeira vez um diálogo ao invés dos enfadonhos monólogos de sempre.
    A única maneira de enxergar a reticência do estado em aceitar isso talvez seja por medo de finalmente terem, seus integrantes, que admitir que o povo é quem tem o controle e que já não é mais possível furtar-se a obrigação de arcar com a responsabilidade de governar e de fazer oposição, sob pena de não terem votos o suficiente continuarem no poder.
    Vou corroborar a pergunta do Beto no comentário 1 e acrescentar que seria mais interessante se a campanha de blogs e outras ferramentas usadas por eleitos e candidatos estivessem, como estes, atrelados aos sites dos partidos a que eles estão filiados. Para evitar que fossem alterados ou se esvaziassem quando as mentiras de sempre e o confrontamento com a opinião pública os impedisse de continuar sob as luzes da democracia.

  7. Efetivamente estamos com problemas operacionais.
    O meio está dificultando a mensagem. Ou, o meio está transmitindo a mensagem de que tem similaridade com outros meios, na medida em que aumentando os controles aumentam as chances de dificultar a operação.
    Os reconhecimentos de firma se equivalem aos códigos de segurança e as senhas da internet.
    Ontem, no caderno de informática da Folha havia a informação de que as senhas longas e complexas facilitam os rackers.

  8. Beto, uma das vantagens é que o candidato inteligente poderá sentir a real posição do eleitor quanto a imagem do próprio candidato. Com isso virá a possibilidade de mudar para melhorar o seu posicionamento no quadro eleitoral.
    Então poderá seguir permanentemente corrigindo e enriquecendo seus pontos de vista.
    É a interatividade. É o eleitor se transformando em locutor e autor.

  9. Sergio Mendes,
    Começando pelo fim de seu comentário, acredito que os sites deverão ser a base melhor para a utilização de todo o arsenal de recursos eletrônicos, como você e o Beto colocaram.
    Quanto a interatividade, nada a acrescentar, pois é um dos itens mais positivos e agente fundamental da mudança que se espera.
    Outra questão é a possibilidade da arrecadação de fundos, que pode se tornar o principal agente de mudanças,
    inserindo um novo tipo de politico, vindo de segmentos da população que antes não se interessavam pela politica.
    O conteúdo servirá para identificar o perfil do candidato e do eleitor. Ficará á mostra. Ficará escancarado. Ficará nú. Muito fácil para a leitura real de quem efetivamente é, tanto candidato quanto eleitor.
    Processo total de desmistificação.

  10. Carlos,

    Em um desses programas de TV dedicados a donas de casa, a experiente apresentadora se indignou com a declaração de um ex famoso publicitário: “A idade do telespectador é de 7 anos”. Quem tem o hábito de assistir as propagandas políticas na TV, não erra em pensar que, os “marketeiros” pensam da mesma forma.

    Qual será a idade do eleitor internauta?

    Quem irá interagir com o eleitor? O candidato, o marketeiro ou o assessor?

    A opinião do eleitor internauta tb será flutuante?

    abraços

  11. Boa tarde, mestre!

    História da vida real e da Web.
    Aconteceu comigo, uma coisa bem engraçada dia desses, via internet.

    Eu li no Twitter que um certo vereador, visitaria alguns Parques na minha região. Não perdi tempo, postei para ele que um parque aqui no meu bairro estava sem fiscalização Policial ou da GCM na visão dos moradores.

    Ele muito educado me mandou via DM (Sigilo) que mandasse um e-mail para ele, naquele da Câmara Municipal, para se interar da história melhor.
    Pois bem mandei eu contei detalhes da situação no seu e-mail de funcionário público e fiquei aguardando o seu retorno.

    Passado um dia do envio cruzei por ele no Twitter de novo e não podia perder a chance de perguntar como cidadão e eleitor ancioso se ele havia recebido meu e-mail.

    Resposta do Vereador:
    – Vou respondê-lo.

    Achei que estava fria a resposta mas como lá podemos colocar somente 140 caracteres eu entendi sua preocupação.

    Respondi para ele:
    – Desde já obrigado, fico no aguardo!
    Acho que nem deu tempo dele ler esse último recado.

    Não é que chegou outra mensagem via DM de novo, só que dessa vez não entendi nada, era assim:
    – Vou processá-lo sempre que fizer isso. É Inconstitucional.

    Fiquei pasmo e sem ação pois aquele vereador é bem educado, bem visto pelas pessoas e tem bom trânsito com o cidadão.
    Fui dormir preocupado pois poderia me processar!

    No outro dia com mais calma fui ler a mensagem de novo, podia ter sonhado. Era aquilo mesmo que tinha lido, não tinha sonhado.
    Resumo da ópera, ele não gostou de ser indagado através do Twitter sobre o recebimento do meu e-mail.

    Na frente de outros cidadãos do Twitter é proibido indagar, inquerir, perguntar mesmo. Penso eu que ele se sentiu cobrado via internet. Deve ter achado um abuso da minha parte aquele questionamento.

    Detalhe ele não almoça comigo, não tenho o celular dele e não quero seu MSN eu usei uma ferramenta pública e fiz uma pergunta para uma pessoa pública, sobre um assunto público.

    Resolvi mandar outro e-mail passando meus telefones, e-mails, quem eu era como cidadão e eleitor.
    Também disse a ele que era Integrante da Associação do meu Bairro e do Adote um Vereador.

    Estou aguardando seu contato ou que ele use das suas prerrogativas de cidadão e venha me processar.

    TEM COISAS QUE SOMENTE A INTERNET FAZ COM VOCÊ!
    SEJA BEM VINDA PARA SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    CLAUDIO VIEIRA( ADOTE UM VEREADOR/SP)

    EM TEMPO:
    Salvei a conversa no meu computador e na Internet para provar a conversa com ele. Graças à ela.

  12. Meu DEUS! Já estava me esquecendo de falar do artigo meu mestre!

    Detalhe o Milton, Beto, Sérgio, Armando me colaram nos comentários mas foram perfeitos como eu jamais seria. (Risos) Sem processos por favor é brincadeira sobre a cola.

    Minha gente! Como dizia “o caçador de maracujá ” está frase é de alguém do meio político e não me lembro agora.
    Depois darei os créditos se eu lembrar.

    “MESTRE ELES AINDA NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA A INTERNET E CONCORDO COM O SENHOR. SE FIZEREM A IMAGEM E SEMELHANÇA DO OBAMA VÃO SE DAR MAL.”

    Alguns somente “propagandeiam” (será que isto existe essa palavra?) Não respondem os questionamentos do cidadão. Se fingem de morto. Não entram em debates públicos para não falar bobagens como eu falo. Não emitem opiniões.
    Verdade seja dita, um zero à esquerda, jamais à direita!

    Enfim vou encurtar dizendo:
    – Quem for despreparado não entre na Internet para se aproximar do cidadão, senão a máscara vai cair.

    Aviso de um eleitor e cidadão aos anencéfalos!

    Claudio Vieira.

    PS: Não estou chamando o vereador do meu post acima de anencéfalo senão lá vem outro processo!

  13. Beto, continuando a responder as suas questões.
    Essa idade de 7anos é mental ou fisiológica?Entendi como mental. Na internet a configuração é conhecida e a composição é mais jovem do que a amostra da população.
    A interação acredito que será acentuada do eleitor e do pessoal de marketing.Tenho uma experiência que não vale para antever futuro mas fica como registro. Em toda eleição para governador sempre faço a pergunta aos partidos para saber qual a atitude em relação ao Palácio dos Bandeirantes. Se fica ou se muda a sede do Governo.Só obtive resposta do Maluf e do Genoino.
    Como palpite acredito em mudança radical nas eleições em função da internet e da contribuição financeira.

  14. Claudio Vieira, ainda em relação a processo, acredito que também os juizes terão que se atualizar. Veja que por muito menos João Paulo Capanema de Souza, do 24o Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro, proibiu o colunista José Simão da Folha a mencionar a atriz Juliana Paes .
    Não preciso citar que cercear a imprensa é contra a CONSTITUIÇÃO.
    Ou preciso?
    Maiores detalhes é só ler o editorial da Folha de hoje, sábado,18 de julho.

  15. Claudio Vieira, com 22, na eleição para prefeito me dirigi a todos ou a quase todos os partidos antes de escrever sobre o tema.
    Não recebi resposta de nenhum partido. Nem dos grandes, que esperava receber pois deveriam ter estrutura para tal. Nem dos pequenos, que esperava receber pois não deveriam ter muitas solicitações.
    Resumo da questão, ninguém deu importância para o meio. Certamente desconsideraram a internet.
    Nem meio nem mensagem. Só aquela baixaria na televisão. Insultos e mais insultos.
    A Fazenda da Record, dá audiência quando o tema é sensual e baixa a audiência quando é briga.
    Será que esses politicos vão aprender?

  16. Bom dai amigos

    Eis-me de volta numa nova tentativa de postar.
    Vamos mlá então:

    "Os donos do "pudê" quando se snetem ameaçãdos, cercados, inquiridos, etc de pronto revidam ameaçando a todos com processos, etc.

    algo deve ser feito urgente, com essa turma que temos no pudê o pais vai entrar em stall e sem chance de recuperação.

    Onde está a democracia veemente pregada nos tempos dos caras pintadas pelos mesmos que estão agora no pudê?

    a imprensa está sendo constantemente vigiada como se fosse um spyware instalado "as escondidas" em nossos pcs.

    Liga não claudio, se o tal nao te processar , como comentou o Mestre Carlos Publique o seu nome.

    Ja vi vereadores tirando verdadeiro sarro, fazendo pouco caso de funcionarios publicos reinvidicando seus direitos constitucionais, legais.

    TTinha um vereador gordo, baixinho voz empostada ao meu lado e ficava hironizado pelos cantos da boca os que estavam la para reinvidicar os seus direitos.

    E falava para o colega ao lado:
    -Olha que bonitinhos os funcionarios ehehehehe

    é assim que o povo está sendo tratado pelas njossas otoridades.

    Parece quemVoltamos a idade media, nos tempos da inquisição.

    O que faz politico fugir é a internet.
    fogem como o diabo foge da cruz.
    Mas ainda temos poucos confiáveis, um deles conheço pessoalmante.

    Bom domingo a todos

  17. Amigos,

    Estive desconectado desde terça à noite, quando publiquei o texto do Carlos. Somente neste domingo soube que houve problemas na postagem de comentários. Caso isto permaneça, me avisem. De qualquer forma chamarei atenção da turma da internet pois a Globo.com fez mudanças na plataforma do blog e gerou alguns problemas que estão sendo resolvidos aos poucos.

  18. Carlos e Milton,

    Me desculpem a audácia do pedido: Tenho certeza que, este artigo é de interesse geral. Gostaria muito que o mesmo fosse repetido com chamadas no ar pelo Milton. Seria bacana saber a opinião das pessoas não acostumadas a visitar este BLOG.

    Abraços

  19. Olá Armando,

    Sorte sua conhecer políticos confiáveis.

    Nessas horas, sinto inveja do Cazuza: Os herois dele, morreram de overdose. Ja os meus, hj fazem cursinho para entender de vinhos e charutos.

    Abraços

  20. A Fazenda da Record, os BBBs
    Mas na minha sicera opinião, tais programas nada mais são que cultura inútil.
    Ademais, me desculpem a minha sinceridade de preferencias televisivas por favor
    No coments ok
    Bom domingo a todos

    Oi Milton o "bixo" pegou feio aqui no blog.
    AS ferias estão acabandooooooooo rs rs rs
    Abração
    Armando Italo

  21. Beto,com.33
    Na minha opinião você está com um caso interessante em mãos.
    Dê continuidade da melhor forma possível.
    Espere o retorno do Milton.
    É um preparativo para a interatividade futura quando vierem as eleições.
    Estou apostando na renovação.

  22. Amigos do Blog boa tarde!

    Bom o blog já está melhor agora e estamos conseguindo postar tranquilamente.
    Graças ao pessoal de TI que estavam queimando os neurônios para resolver os bugs.

    Carlos esse assunto é muito fértil mesmo “Voto na Rede”como citou o Beto.
    Quem leu meu relato no 20 percebe isso na hora!

    Vou mandar um e-mail para a Fabíola que está no comando da nave mãe e pedir à ela que faça isso por nós pobres mortais. Risos.

    Quanto ao mestre Jung fiquei preocupado com seu sumiço.
    Nem sinal de fumaça ele fazia. Cheguei a pensar que como estava em alto mar e como existem países melhores para se viver pensei que tinha nos abandonado.
    Fiquei mais tranquilo agora!

    Abraços ao Armando, Beto, Milton e Carlos.
    Até mais tarde vou terminar umas dentaduras agora!

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