Lei antifumo e não adianta reclamar

Os fumantes se mobilizaram da noite de ontem para esta manhã e enviaram uma centena de mensagens a jornalistas – para este que lhe escreve, inclusive – criticando a lei anti-fumo que entrou em vigor, nesta sexta-feira. A caixa de correio de ‘milton@cbn.com.br’ acordou cheia de reclamações de ouvintes-internautas-fumantes contra o que consideram ser “brutalidade” do Estado, entre outras expressões que surgiram por aqui.

A discussão é válida, a polêmica existe e há argumentos em favor de todos os lados. Mas a reclamação chega tarde, deveria ter ocorrido durante a votação do projeto de lei do Executivo na Assembleia Legislativa. O governador José Serra, patrocinador da ideia, enviou o projeto para lá, as comissões trataram do assunto e aprovaram, foi para o plenário da Casa e os deputados estaduais, após duas votações, aceitaram. No Palácio dos Bandeirantes, a lei foi sancionada, é lógico.

Apesar de todo este trâmite poucos cidadãos se mobilizaram para debater o tema na Assembleia Legislativa. O lobby dos fumantes ficou por conta dos donos de bares e restaurantes que temem prejuízo com a perda de clientes – coisa que não acredito que aconteça, como não aconteceu em cidades como Nova York.

Que sirva de lição para todos nós. Se queremos discutir os temas que podem mexer nos nossos hábitos ou na nossa qualidade de vida, que estejamos mobilizados na hora e no local certos.

11 comentários sobre “Lei antifumo e não adianta reclamar

  1. SOBRE A “DITA” LEI CIDADE LIMPA

    MILTON, como fica a explicação da Dita lei Cidade Limpa??? Agora o Kassab anuncia que ira liberar 9.800 pontos de publicidade na cidade de SP… Na verdade, todo o projeto Cidade Limpa nada mais foi do que uma grande venda do Governador Jose Serra… o mesmo vendeu a cidade para grandes multi nacionais do mobiliario urbano… em troca de ajuda para sua campanha, limpou a cidade toda, prejudicando empresarios brasileiros, aumentou o valor medio da venda, e agora repassara este enorme negocio a uma de suas multis… Isso nao e de hoje… nossa amiga Marta ja havia feito isso, lembram-se de seu marido Favre??? Mas ai, foi descarado demais… o kassab nessa historia, apenas um laranja.
    E digo mais… sabe quem vai levar isso??? Algum conscorcio tipo o que explora os relogios hoje… e uma empresa nacional, cujo socia e nada mais nada menos do que o influente Nelson Biondi… ele e sua filha Ana Celia atuam no negocio, formam um grande teatro para que a empresa francesa, aquela do Favre, JC Decaux, explore a propaganda… espero que a populacao que nao e trouxa bata forte nessa grande palhacada… o que e nosso deve ficar aqui!!!

  2. Olá muito bom dia, foi justamente isso que eu escrevi no Twitter ontem, o brasileiro só se preocupa com a maré, quando ela chega perto do seu guarda sol, enquanto não chega, ele se diverte com os outros recolhendo suas coisas pra agua do mar não carregar….

    Esse exemplo da lei pode ser usado como exemplo para todas as questões que são discutidas no meio politico.

    Abraço,

  3. Bom dia
    Nao sou fumante- Digo logo para deixar bem claro.
    Estou abismada com a postura do governo serra( e sempre votei nele) com essa historia do cigarro.
    O dinheiro que vem gastando com a mídia, devido a um problema de odio pessoal do Governador contra o cigarro.
    Fico me perguntando: com todo esse dinheiro que está gastando, o espaco que a midia está dando a`esse assunto, qtos outros problemas mais emergenciais temos para informar, educar e sanar?
    Por exemplo as criancas e o crak em qualquer esquina, criancas largadas pelas calcadas, a violencia com assaltos rotineiros sem o menor medo de punicao e as vidas que se perde por incopetencia da Secretaria de Seguranca?.
    Fico me perguntando quanto mal faz a saude , tanto para as dos fumantes como para os nao fumantes, essa vergonha que assistimos todos os dias em todas as esferas governamentais?.
    Vivemos em um País sem Educacao,sem cultura e sem Saude. A Saude entao… sem vacinas , por exemplo a Tetra valente, o desgoverno do Governo no controle da Gripe Suina.
    Td neste País, assim como em Sao Paulo nao funciona a contento e o Serra acredita estar no primeiro mundo
    E os caminhoes??? o que eles poluem??? os carros velhos que nao vao passar pela inspecao??? o que o Governo Serra está fazendo para que nao recebamos essa policao que é infinitamente mais prejudicial que o cigarro.
    Isso é hicrosia do Governo Serra…. é mais facil impor atraves de uma lei do que conscientizar e educar.
    Essa faceta do Serra foi uma surpresa para mim , que sou sua eleitora há anos… tem um cheirinho de ditadura …
    Estou decepcionada, inclusive com a mídia.
    Ellen

  4. Ola Ellen
    Sabe porque tanto estardalhaço, diga-se lei antifumo?
    Porque da ibope ao Governador e seus asseclas e assim as agencias de publicidade selecionadas através de licitações pelo estado faturam e muito bem.
    Pode reparar uma coisa
    Um ano antes das eleições como surgem grandes rojetos, leis, etc “em beneficio do povo”
    Mas essa perseguição aos fumantes do jeito que o Governador faz realmente é para parar um pouco para pensar
    Chega a ser doentia mesmo!
    Quanto ao resto que vc disse acima, saude publica, transportes etc
    Ahhhhhhhhhhhhh
    Que tal deixar para o proximo governador, prefeito.

  5. A favor ou contra, o importante debate ficou por conta de um ou dois. E dos que vi manifestarem-se, todos, encontrei aqui neste blog.
    Nós mesmos permitimos que o sagrado direito de se comercializarem armas fosse preservado e proibimos com nosso silêncio, que se fumasse em lugares abertos!
    Desta vez passou-se bem perto da privacidade de nossas casas. Mas os fiscais vão sim, deixar de olhar as escolas e os livros para caçarem cinzeiros em bares e condomínios!
    Foi o nosso silêncio que assim o permitiu. Venderam o benefício de extirpar-se o fumo de lugar fechado, pelo absurdo de se permitir que cidadãos sejam constrangidos em lugares abertos e de uso público ou privado!
    O crime foi que nós compramos mais esta mentira.
    E agora segundo a lei, fumar é proibido e ponto! Tudo em nome do bom senso, claro.
    De agora em diante, quem tiver ouvidos para ouvir… Que ouça!
    Depois não vai adiantar chorar.

  6. enquanto o governador se preocupa tanto com essa lei antifumo imbecil, os hospitais de são paulo, não têm tamiflu pra medicar os pacientes internados. eu trabalho num hospital do estado e estou presenciando a morte de pessoas(inclusive um menino de l3 anos), por falta da medicação dada na hora certa.

  7. Nem me fale sobre hospitais pubico, sus, etc.
    Sei o que passei junto a outros infelizes, dependentes dos hospitais publicos de São Paulo, tivemos que passar quando minha mãe aos 93 anos gravemente enferma
    Só para ter uma ideia:
    A minha mãe por falta de lugar, espaço, equipamento, pessoal, etc ficou tomando soro sentada numa cadeira de plastico no PS do HSP por horas a fio, junto a demais pacientes acometidos com toda a sorte de doenças inclusives infecciosas.
    Foi uma briga dos tempos da idade media que tive que travar neste hospital a até finalmente conseguir colocar minha mãe numa precaria, imunda, maca no corredor do PS, ao lado do expurgo também junto a outros doentes graves.
    Depois de dias, horas minha mãe foi para a cirurgia de foi parar num salão no terreo numa cama junto a outros proximos a 50 pacientes.
    Essa via crucis levou quase um ano ate o falecimento da minha mãe por causa das complicações da sua doença, idade, etc.
    Não responsabilizo os abnegados medicos, estudantes, enfermeiros deste hospital publico federal, e sim os masters que dirigem esta casa de saude, governo, que não dão a minima para o que acontece.
    Falta tudo!
    De remedios, essoal, equipamentos, leitos, macas, material cirurgico, etc etc etc etc
    Um dia perguntei a um dos funcionarios sobre o porque de tantos desmandos naquele hospital, etc
    Ele foi taxativo em dizer que a falta de verba a tenção das autoridades da saude são uma das causas do caos.

  8. É Milton, até que essa lei vem sendo falada há tempos, os contrários já deviam ter tentado se manifestar. Mas os Brasileiros em geral são bem desorganizados e além de correr atrás do pão de cada dia, tem que ficar atento para não deixar os nossos governos fazerem o que bem entenderem, já que eles não são muito afeitos a debater certos assuntos com a população.

    Mesmo quando há o debate, como ocorreu no caso dos fretados, onde todas as pesquisas que acompanhei mostrou que a população era contra essa proibição, como diz um deputado desconhecido “Dane-se a opinião pública”.

    Como no caso da Nova Marginal, fizeram apenas uma audiência pública divulgando apenas no diário Oficial. O interessante é que a lei manda publicar em jornais de grande tiragem, o que não foi feito. Depois de assinado fica mais difícil segurar.

    Agora sobre essa proibição, ontem numa reunião na casa de amigos, um amigo nosso foi num canto fumar. Daí disseram, “pode fumar aqui, a lei só começa amanhã”. Ele respondeu: “Com ou sem lei eu sempre tenho o bom senso de não incomodar ninguém com a minha fumaça”.

    Tá aí né. Se todos tivessem bom senso, nem precisaríamos de leis.

    Abraços

    André Pasqualini

  9. Eu sou completamente a favor a essa lei,sou es fumante e a pesar de não fumar mais acho muito valida essa ideia espero que todos colaborem

  10. A lei em questão a ser implantada dia 07/08/2009 vem no mínimo ferir a lei do livre arbítrio, que diz, trocando em miúdos que cada um é dono do seu nariz. Não sou contra a nova lei, longe disso, apesar de fumante sei dos males que o fumo passivo acarreta e o incômodo que a fumaça do cigarro causa. Mas daí a proibição total de se fumar em lugares públicos, sem dar uma opção aos fumantes é uma arbitrariedade que vai causar, no mínimo, constrangimento em bares restaurantes e afins. A partir desta lei vão se gerar, com certeza, discussões e mal entendidos causando uma série de outros fatos que poderia ser evitados simplesmente restringindo os fumantes à uma área especificada. Vejo esta nova lei com desconfiança e temor que com o tempo fatos piores possam acontecer nos cerceando de liberdades básicas. A história é rica em fatos pequenos que originaram grandes desastres.

    Obrigado

    Eduardo Rodrigues

  11. A lei em questão a ser implantada dia 07/08/2009 vem no mínimo ferir a lei do livre arbítrio, que diz, trocando em miúdos que cada um é dono do seu nariz. Não sou contra a nova lei, longe disso, apesar de fumante sei dos males que o fumo passivo acarreta e o incômodo que a fumaça do cigarro causa, Mas daí a proibição total de se fumar em lugares públicos, sem dar uma opção aos fumantes é uma arbitrariedade que vai causar, no mínimo, constrangimento em bares restaurantes e afins. A partir desta lei vão se gerar, com certeza, discussões e mal entendidos causando uma série de outros fatos que poderia ser evitados simplesmente restringindo os fumantes à uma área especificada. Vejo esta nova lei com desconfiança e temor que com o tempo fatos piores possam acontecer nos cerceando de liberdades básicas, a história é rica em fatos pequenos que originaram grandes desastres.

    Obrigado

    Eduardo Rodrigues

Deixe um comentário