Querem abrir caminho no Rodoanel

Um grupo de empresários e comerciantes da região sul de São Paulo tenta mobilizar os moradores para pressionar o Governo do Estado a abrir uma via de acesso para o trecho sul do Rodoanel Mário Covas, que deve ser entregue em março de 2010. A ideia é ligar a avenida Teotônio Vilela a rodovia “para tirar a zona sul do isolamento”, disse o presidente da Associação Empresarial da Região Sul, Ronaldo do Prado Farias, ao CBN SP.

O Governo estaria impedido de abrir qualquer acesso ao trecho sul do Rodoanel devido as restrições impostas durante o licenciamento ambiental. Foi o que explicou o secretário dos Transportes do Estado de São Paulo Mauro Arce, que não enxerga qualquer possibilidade de o projeto original ser modificado. Nem mesmo a proposta de construção de uma marginal ao Rodoanel seria viável, disse ao CBN SP.

Acompanha a discussão:

Ouça a entrevista com Ronaldo Prado Farias, da AESUL

Ouça a entrevista com o secretário de Transportes do Estado de SP Mauro Arce

A manifestação dos empresários da Região Sul de São Paulo será dia 19 de setembro, sábado, às 10 da manhã, no Largo do Rio Bonito, no cruzamento das Avenidas Robert Kennedy e Senador Teotônio. Um abaixo-assinado estará à disposição de quem apoia a ideia de abertura deste acesso.

48 comentários sobre “Querem abrir caminho no Rodoanel

  1. O Governo , Imprensa e a população em geral precisam entender que não é justo o extremo sul de São Paulo ficar ilhado, sem desenvolvimento e condições dignas aos seus moradores. Convido todos a transitar de Parelheiros e Capela do Socorro ao centro da cidade, principalmente no horário de pico. É um calvário. Pessoas horas e horas tantos nos carros como nos ônibus. Ficar só com o ônus de ter as represas billings e Guarapiranga têm sido insustentável e um afronto a vida com dignidade.
    Não haverá impacto ambiental, ao contrário, a população de mais de um milhão ao ter acesso ao Rodoanel iria reduzir a emissão de poluente, pois não terai que andar 30Km para acessar a cidade e diminuiria o trânsito obviamente pois reduziria o trajeto.

  2. É irracional proibir o acesso ao Rodoanel. A obra está feita! O acesso vai é melhorar o trânsito para quem vive no extremo sul. Afinal, quem está em outra parte da cidade tem outras opções de acessar o Rodoanel ou as demais rodovias por ele interligadas. Impacto ambiental ocorre, infelizmente, há décadas – sem Rodoanel! Há vários exemplos no mundo de rodovias que cortam áreas de proteção ambiental. Ah, se para preservar bastasse proibir com barreiras de concreto, pretensos ecologistas concretariam o Planeta!

  3. A mais de 30 anos que esta Região não recebe recursos do Estado com a justificativa de que com a facilidade de acesso adensaria por demais. O tempo mostrou que desde a promulgação da antiga Lei 1172/76 que nasceu cheia de boa vontade de proteger, restringiu tanto que a Terra muito se desvalorizou, facilitando assim, invasões, loteamentos clandestinos..etc…É Chegada a Hora do restante da Metrópole olhar para esta Região que fornece 30% da água potável e nos compensar com Infra-Estrutura adequada pelos 70% de preservação que encontra-se a Bacia do Guarapiranga.
    Com a nova Lei Específicca da Bacia Guarapiranga 12.233/06, torna-se possivel recuperarmos um pouco nossas empresas(empregos) perdidas(os) nas últimas décadas, deixando de ser (Embu-Guaçu, Parelheiros e Parte da Capela do Socorro) apenas cidade dormitório, evitando assim tantas viagens e consequentemente menos poluição.
    Precisamos URGEEEENTE de investimentos em Infra-Estrutura Viária, já que a abertura do Rodoanel nos parece um Sonho Distante.
    Engº Valderci Malagosini
    Foi Secretário de Obras e Planejamento de Embu-Guaçu, Foi Membro Titular do Sub-Comite Cotia Guarapiranga ,
    Foi Membro Titular do Comite de Bacias do Alto Tiete e
    Foi Presidente da AESUL (ASS0C. EMPRESARIAL DA REGIÃO SUL)

  4. Olá Milton Jung, gostaria também de deixar um comentário a respeito da abandonadíssima Parelheiros, vocês deveriam dar uma voltinha por aqui, para ver o que é abandono na Grande São Paulo, aqui é uma região sem lei, terceiro mundo mesmo, aqueles que tem um pouco mais, são multados, outro dia por exemplo levei uma multa por estar sem cinto, numa rua de terra pela polícia militar, cheia de buracos onde não se anda mais que 20 km´s/h, passei a tirar um monte de fotos de irregularidades que acontecem no transito, na cara da polícia, mas não fazem nada, só multam mesmo que tem mais, acho até que existe uma ordem neste sentido, que deveria ser investigado.
    Bem, qdo ao assunto Rodoanel, também acho que deveria ter acesso, pois a zona sul, região de Interlagos, cidade Dutra, se quizerem pegar uma Anchieta/Imigrantes devem pegar a 23 de Maio e subir pela av. dos Bandeirantes ou passar por dentro de Diadema, se alguem deseja pegar a Anhanguera/Rod. Bandeirantes, tem de pegar a Marginal Pinheiros toda e uma parte da Marginal Tiete, se quizer pegar a Dutra/Airton Senna então nem se fale, vocês sabem muito bem como é horrível e caótico o transito em SP, antigamente levava 20 minutos para chegar no Brooklin, ontem dia 14/09 levei 2 horas em meia, aí eu pergunto, qual a finalidade do Rodoanel, não é desafogar o transito em SP ????
    Porque então não fazer uma saída p/a pobre zona sul, porque, se já existem excessões, por exemplo tem uma saída para Osasco antes da Rod. Castelo Branco
    Um outro aspecto não está sendo analisado, pelo menos eu não ví comentário a respeito, de Embú das Artes, BR116 até a Imigrantes, pelo que me consta serão 32 km, imaginem um acidente no meio deste percurso, onde não tem nenhuma saída de emergência, particularmente acho um perigo isso, alias poderia até ser um ótimo argumento para fazer uma saída p/a zona sul,
    abraço a todos e posso dizer que sou fã da CBN,
    Elard Biskamp.

  5. Eu nasci nesta região e posso lhe afirmar que no minimo 85% da população local é a favor deste acesso. É um absurdo os moradores desta região ficar horas e horas no trânsito de SP. Se qualquer morador precisar ir até o ABC terá que ficar no mínimo 01hora no trânsito, se precisar ir para o aeroporto Internacional de Guarulhos / Rodoviaria do Tiete nem se fala. Concordo que não é simplesmente dar o acesso ao local e pronto, porém não podemos concordar com a justificativa do Estado em dizer que não vai liberar o acesso por causa da ocupação desordenada (para isso é só fazer valer a lei), daqui a pouco não iremos poder sair nas ruas por causa da violência (para isso existe a polícia). Ou seja, libera o acesso e coloca as prefeituras para fiscalizar de maneira ernégica.

    Obrigado.

  6. Olá,

    Eu moro e trabalho em uma instituição financeira na região da capela do socorro há 28 anos e 10 anos respectivamente. Devido a minha ocupação profissional conheço diversas pessoas, entre elas moradores e empresários. Posso dizer ao poder público que esta região é extremamente carente de benfeitorias e que a sua população já vem sofrendo muito com esses descasos. Faço um desafio publicamente ao Estado de SP, coloque uma enquete sobre o assunto (você é a favor ou contra o acesso ao rodoanel na região da capela do socorro?) , tenho convicção que o resultado será de goleada. Vamos nos mobilizar e colocar um basta em horas e horas de trânsito.

    Abçs

  7. Este acesso ao Rodoanel será muito importante a todos os moradores do extremo sul, além de facilitar a logística de transporte de grandes empresas situadas na Av. Nações Unidas e redondezas, que contribuem com impostos para todo o pais e geram muitos empregos e oportunidades em nossa região.
    1º Secretario da Associação Empresarial da Região Sul

  8. O desenvolvimento regional é única solução para o transito caótico desta cidade onde pessoas se deslocam vários kms para trabalhar, estudar e se divertir. É um absurdo vermos uma obra desta magnitude sendo feita em nosso quintal e sermos proibidos de ter o acesso. O que poderia ser um marco para a transformação de uma comunidade com mais de 1 milhão de habitantes, agora é nada mais que isolamento…nos afastando do sonho de termos empreendimentos, comércio e iniciativas com a vocação desta magnifica região, gerando emprego e renda próximo a casa do cidadão. Vamos continuar sendo conhecidos por morar numa região – onde o vento faz a curva.

    RODOANEL- Nosso futuro vizinho inacessível!

    Vítor Cavalcanti de Arruda
    Revista Companysul

  9. Olá senhores. Lendo os comentários dos amigos, percebe termos as mesmas opiniões sobre este inacessível acesso ao Rodoanel. Tenho a impressão que nossos governantes têm uma excelente estratégia em isolar boa parte de nosso tão comentado EXTREMO SUL DE SÃO PAULO, pois, algumas coisas são fatos, quanto maior isolamento, menos acesso as atividades em geral e mais ignorante o povo fica e conseqüentemente os governantes conseguem ludibriar com mais facilidade este povo para angariar votos para se elegerem e com isso fazer obras apenas para arrecadar recursos para seu bem estar e de seus familiares que conhecem estes extremos por fotos e da vista aérea pelo google maps. Está mais do que provado que vários fatores são contras e milhares a favor de um magnífico acesso ao Rodoánel de um povo que pode ser chamado de quase índio devido o isolamento. Não temos hospitais decentes nestes trechos, escolas particulares e outros mínimos recursos que em qualquer lugar da Zona Sul de SP desfruta, porém, o nosso IPTU de cada ano pagamos SIM SENHOR e garanto que nós do extremo VELHO OESTE temos um percentual de arrecadação positivo. Poderia dizer 1 Milhão de isolamentos que passamos, desde acesso ao trabalho como as necessidade de sobrevivência e educação, mas o fato é que PRECISAMOS DE UM MÍNIMO DE ATENÇÃO E OPORTUNIDADE PARA SERMOS MORADORES DE SÃO PAULO E NÃO MAIS DO VELHO OESTE. Este acesso não é um favor mas sim obrigação com um povo tão sofrido.

  10. Sugiro observar as obras do Rodoanel através das imagens de satélite disponíveis na Internet, para se constatar que o impacto ambiental já foi causado com a sua construção. O acesso a que somos favoráveis aqui no extremo Sul, não aumentaria a sua extenção. Vale lembrar que o Rodoanel passa exatamente em cima da antiga Estrada de Parelheiros, continuação da Av. Sen. Teotonio Vilela, que liga a região da Capela do Socorro (+ de 1 milhão de habitantes), à Parelheiros (+ de 200 mil habitantes), e que o exato local já é adensado, portanto não se tratariam de novas investidas contra o meio ambiente. O trafego a que nos referimos não é apenas de automóveis, mais também inclua-se o transporte pesado e com o alívio do trânsito na cidade de São Paulo em tempo de percurso, contabelize-se o ganho ambiental com o alívio da carga de poluentes na atmosfera e economia de combustíveis. Vale lembrar aos ambientalistas mais ortodoxos, que a DERSA em algumas espécies de árvores que suprimiu, plantou até 11 novas árvores. Aqui em Embu-Guaçu, também somo favoráveis.

  11. Como urbanista e ambientalista (vejam que não são áreas antagônicas), sou contra esse acesso. Em primeiro lugar, não sou a favor do Rodoanel. Sei que o trânsito, principalmente de carga, irá diminuir dentro do centro expandido da cidade, mas até quando? Lembrem-se: quanto mais ruas, avenidas, vias, etc são construídas, maior é o trânsito! A cada mês vemos o recorde de vias congestionadas ser batido. Não vou nem entrar no assunto da ampliação da Marginal… Voltando ao Rodoanel: além de ser uma medida PALEATIVA de trânsito, o meio ambiente JÁ ESTÁ ATACADO. Primeiro pela construção e depois, quando for utilizada, todos os poluentes que estão concentrados no centro, se espalhará para áreas verdes e áreas de manancial, poluindo ambiente e causando doenças na população regional.
    Quanto ao acesso à avenida Teotônio Vilela, irá AUMENTAR EM MUITO o adensamento e loteamentos irregulares pela “pseudofacilidade” de acesso ao centro. Isso vai além da questão de legislação (vejam que existem leis datadas da década de 70 que já proibiam a ocupação atual da área mas nem por isso foram respeitadas), pois a população residente não pode ser retirada de lá pela força (ou vocês acham que não é um problema “arrancar” o trabalhador e sua família da casa onde demorou anos para pagar dizendo ” o senhor não pode mais morar ai!”).
    A região de Perus, noroeste da cidade, é cortada pelo Rodoanel e não tem acesso direto ao mesmo. Assim como a Zona Sul, lá existe um dos serviços essenciais da cidade, o aterro sanitário Bandeirantes. “Ai, credo!”… Imagine São Paulo sem isso! O bairro também é esquecido pelo poder público, assim como Parelheiros, mas ai vem a “boa” noticia: MESMO SEM O ACESSO DIRETO ao Rodoanel, o bairro está se desenvolvendo, com a instalação de empresas (principalmente de logistica), que deverão circular até um acesso (regulamentado) ao Rodoanel.
    Devemos lutar pelo maior investimento, mais ações do poder público na Zona Sul, melhorias (ou criação) do transporte público, mas o acesso ao Rodoanel, na minha opinião, não irá ajudar em nada, muito pelo contrário.

  12. Acredito, estar havendo uma inversao total de valores,
    observo que o acesso, evidentemente ira trazer a protecao ambiental, com a melhoria do transito, sobre a ocupacao desordenada, inicialmente acredito tratar-se, de materia de fiscalizacao, o que naturalmente ocorre, com maior rigor em regioes com maior progresso, PRECISAMOS DE ACESSO, por melhoria do meio ambiente, maior rigor nas ocupacoes, e tbem melhores condicoes sociais aos moradores desta regiao.

  13. Bom dia!

    Eu sou totalmente a favor ao acesso do rodoanel nesta região por todos os motivos já mencionado neste blog. Mas o meu comentário é sobre a pavimentação da estrada do jaceguava. O Governo diz que esta área é de proteção ambiental e por isso não poderar ser totalmente pavimentada. Trânsito nesta estrada com uma certa frequencia e fica visível que o Bairro do Jaceguava serve de depósito de entulhos para “empresarios” que visam o lucro a qualquer custo, tais entulhos são literalmente jogados a revelia nesta via. Cadê os ambientalistas, as prefeituras, o Estado?. Ou seja, a pavimentação degrada o meio ambiente, mas e os entulhos????

    Obrigado.

  14. É extramamente importante a iniciativa da AESUL de encabeçar essa luta para que os moradores do extremo Sul tenham acesso ao Rodoanel. Vivemos em uma região que foi esquecida durante anos e os moradores sofreram muito com isso. Hoje, temos que atravessar todo o trânsito da cidade para chegar na Imigrantes pela Avenida dos Bandeirantes, cruzar principalmente a região do Aeroporto de Congonhas que tem um trânsito extremamente carregado. É certo que com o acesso ao Rodoanel o trânsito será desafogado nesta região e consequentemente trará desenvolvimento.

  15. Que ninguém se engane, o acesso ao Rodoanel não é a solução para o abandono que sofremos. Saúde, segurança, saneamento, educação, cultura, nada disto o acesso ao Rodoanel vai trazer. O que já é ruim vai piorar: mais gente vai vir morar aqui, o trânsito da marginal Pinheiros vai começar a passar por aqui, da Robert Kennedy, da Rio Bonito. Vai ser muito bom para as companhias da transporte, mas não para o resto.
    Que ninguém se iluda, a solução para transporte aqui é transporte público, como é para o resto da cidade. São Paulo é o caos exatamente por causa deste tipo de remendo que está se fazendo, se projeta uma coisa, e depois se dá um jeitinho para mudar o que foi planejado. E fica a pergunta, quando a Guarapiranga e a Billings estiverem poluídas vamos beber o que? Óleo diesel?

  16. Essa importante e democratica discussão sobre rodoanel X acessos, é uma faca de dois gumes conforme posicionamentos dos demais participantes deste artigo
    Deve ser sim abordada de forma mais frequente este impasse, ou impasses.
    Mas no Brasil meus amigos a “coisa” funciona ssim mesmo:
    Ou seja, na visão politica e urbanistica dos tecnocratas que “dirigem o país”.
    Fazemos o que bem entendemos e depois a população que se vire para pelo menos tentar resolver os problemas causados pelas grandes e faraônicas obras
    Seguindo o lema brasileiro:
    Em beneficio de alguns, prejudica-se a muitos.
    E assim Sáo Paulo se tornou uma das cidades mais caóticas e insuportável para um ser humano tentar sobreviver com o minimo de dignidade do planeta.
    Nada a ver com o Rodoanel
    Vejam por exemplo o que acontece com o corredor nove de julho que foi “revitalizado” na gestão da Sra Marta Suplicy.
    O trecho que fica entre a Praça Don Gastão Liberal no Itaim Bibi ate a Avenida dos Bandeirantes, está literalmente esquecido,
    abandonado, sujo, perigoso tanto para pedestres quanto para automoveis.
    E ate agora ninguem da prefeitura se manifestou

  17. É Milton, nem vou perder meu tempo defendendo um acesso ou não a uma via, isso só me lembra do direito de ir e vir que é cerceado de milhares de pessoas em pé dentro de coletivos bloqueado pelos automóveis em diversas regiões de São Paulo.

    Bem sobre o olhar do poder público para e periferia, é simples entender, porque tratar todos como iguais? Afinal os moradores da Zona Oeste (Alphaville), precisam muito mais desse atalho até a praia, do que o morador do Jardim Ângela, Capão Redondo ou Parelheiros!

    É só observar o traçado, o quanto esforço para passar na porta de casa de uns, e a distancia aberta dentro da mata para afastar-se de outros!

  18. A conta nunca fecha! Entra ano e sai ano, e a gente segue no mesmo ramerrão! (aprendi de FHC, ramerrão = lenga-alenga enfadonho.) vejamos:

    Ônibus: lotado atrasado e aos quebrados, passagem cara demais e vai subir.

    Metrô: apenas alguns metros por ano de administração de um único partido, e boa parte disso ainda no porvir…

    Carros: estes gozam de pleno conforto e de investimentos cada vez mais vultosos, mas apesar disso, o trânsito é um caos!

    Bicicletas: deveriam depender muito mais do povo que vai ter que esforçar-se mais, mas depende mesmo é do poder público, que segue propagandeando uma…cliclo-faixa de fim de semana. Pura diversão!

    O rodoanel: vai esfregar a modernidade na cara do povão que não terá seu direito de ir e vir facilitado em nem um minutinho sequer. E mesmo se tivesse, o rodoanel cobra pedágio. Tem que pagar pra usar.
    O detalhe e que a gente também colabora com a construção…
    Isto é o governo o de São Paulo. Trabalho e desenvolvimento, do jeito que dá e onde for mais visível.
    Guenta coração!

  19. Entendo que o Rodoanel seja classificado como uma rodovia que somente interliga rodovias, pois então, o nome original da avenida é Estrada de Parelheiros.
    Em questão ambiental, o volume de gases emitidos por um veículo para se sair da região e ir até a rodovia mais próxima, sem usar o rodoanel, já justifica a ligação direta da região com o Rodoanel

  20. A primeira pergunta a se fazer é a quem beneficia o acesso ao RODOANEL? Empresas de logistica? Especuladores imobiliarios? Certamente ´é uma visão individualista sem inbteresse ao bem comum. Beneficiaria grupos economicos que querem ver Parelheiros cheio de loteamentos, vender material de construção nas áreas de manaciais. Que importa a água de onde vem. Que importa déficit de 50% de água? É para passear no litoral? Se tiver alça toda a zona sul congestionará o acesso a Parelheiros para os moradores que voltam do trabalho ai sim ficarão não ilhados e afogados em CO2. O quem que discutir não são interesses mesquinhos de quem quer “abrir caminho a ferro e fogo”, mnas discutir QUAL É A VOCAÇÃO E O PROJETO DE PARELHEIROS NO CONJUNTO DA CIDADE.

  21. Sou moradora da região e faço parte de uma associação que visa não só promover a cultura, mas proteger o meio ambiente nessa região tão rica.

    Não existe isso de abrir acesso no trecho sul para melhorar o trânsito e o desenvolvimento da região, não mesmo!

    Isso é discurso de gente interessada em dinheiro e promover seu negócio, sim, discurso demagógico e interesseiro!!

    E os animais? o verde? a ocupação irregular que irá se formar concerteza? e a sujeira, o barulho?

    As pessoas estranhas que não conhecem a riqueza da região irão se apropriar de devastar, sujar, construir e ganhar dinheiro para fins pessoais e não pensando no real desenvolvimento da população local.

    E a vida pacata da população?

    Diga não ao acesso do trecho sul do rodoanel, isso é um absurdo!!

    Mariana Belmont
    JECA – Jovens Empreendedores Colônia Alemã

  22. Vejo que o debate apresenta pontos importantes sobre o benefício ou não com o acesso ao Rodoanel, mas também vejo que algumas opiniões “contrarias” ao acesso são de pessoas que apresentam argumentos infundados, chegou-se até a dizer “é os bichos…as arvores…?” Ora ora , quem em sã consciência pode imaginar que o acesso irá prejudicar o Meio Ambiente? Isso é real.
    Vejo com tristeza o comentário do Walter Tesch, que foi subprefeito de Parelheiros e nem mora aqui, mora lá em Pinheiros, assim fica fácil porque lá em Pinheiros tem acesso, tem desenvolvimento. Confiando no bom senso do Walter sei que ele irá pensar melhor, pois é uma pessoa de bem.
    O acesso é muito importante.

  23. Olá Milton Jung, agradeço o espaço aberto para nós moradores do extremo Sul de São Paulo. Concordo com todos quando se fala em economizar de tempo e redução de emissão de poluentes. Eu mesmo sempre trabalhei em outras regiões da grande São Paulo e por vários anos senti na pele este transtorno.
    Milton, ficaríamos muito felizes se a CBN estivesse presente na nossa manifestação “ACESSA ZONA SUL”.
    Maiores informações, visite nosso Portal: http://www.aesul.com.br
    PARTICIPE!
    Forte abraço a todos
    Roberto Albano

  24. Para responder aos ditos “argumentos infundados” nada melhor do que os os fatos.

    No mais é inacraditável que no caos do transporte urbano que vivemos hoje, mas uma vez se fale em abrir espaço para carros para economizar tempo. Ou este pessoal da AESUL vive na lua, ou as intenções são outras. (Sobre isso é esclarecedor o cometário do Walter Tesch.)

    Para lembrar, uma das principais dificuldades para a se conseguir aprovar o trecho sul do rodoanel foi criar um jeito para que ele não estimulasse a ocupação da área. O tal acesso vai exatamente contra isto.

    O que a AESUL chama de desenvolvimento para mais de 5 milhões de habitantes é a DESTRUIÇÃO da sua água. É o verdadeiro canto da sereia!

    E como prometido, os fatos:

    O área atingida pelo Trecho Sul do Rodoanel abastece com água 5 milhões de pessoas. Estas águas que já apresentam altos índices de poluição. Por isso o custo de tratamento desta água é altíssimo e não é suficiente para evitar o mal-gosto e o mal-cheiro da água que sai da torneira.

    Metade dos metade dos habitantes da região, em 2000, tinha algum sistema de coleta de esgotos. E a maioria do esgoto coletado continua sendo despejada na represa.

    Na Guarapiranga, a área impactada pelo Rodoanel é três vezes sua área total e 12% de sua bacia hidrográfica, a região das nascentes, córregos, riachos e rios que alimentam a represa.

    A Guarapiranga abastece toda a zona sudoeste da capital, incluindo bairros como Morumbi, Butantã e Santo Amaro.

    Entre 1991 e 2000, a população que vive em torno represa aumentou em quase 40% e já ultrapassou a marca de 800 mil pessoas.

    O licensiamento ambiental começou em 2001 e a primeira licença só saiu em 24 de fevereiro de 2006. Demourou por casua da discussão do alto impacto ambiental. Particparam das discussões a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB); o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); a Empresa de Planejamento Metropolitano do Estado de São Paulo (EMPLASA); o Instituto de Botânica (IBt); o Ministério Público Estadual; o Ministério Público Federal, entre outros.

    Quem quiser se informar melhor clique no link abaixo. Ele é o resulta da busca no google para Rodoanel Trecho Sul.

    <http://www.google.com/search?rls=pt&q=rodoanel+%22impacto+ambiental%22&ie=UTF-8&oe=UTF-8&gt;

    Boa leitura!

  25. Boa tarde Milton,
    Sou a favor da construção da via de acesso para Rodoanel devido nossa região ter inúmeras dificuldades divido ao descaso do poder público,
    Se perguntarmos a um trabalhador o quanto tempo ele passa dentro de um transporte público todos ficaremos boqueabertos com sua resposta, pois a grande maioria passa por volta de 4 a 5 horas dentro de um coletivo Sr. Milton. A Região de Parelheiros é um bairro dormitório, aqui as pessoas não conhecem o seu bairro, não sentem o valor de ser morador do bairro de Parelheiros, aqui em nossa região temos o menos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do munícipio pois não temos DESENVOLVIMENTO.
    Hoje a pequena chance do desenvolvimento existe, a alça do Rodoanel e mais uma vez a região de Parelheiros não se benificiará dessa obra pública.
    Não queremos que a espelução imobiliaria, empresas derramando esgotos industriais em nossos corregos, nascentes e que invadam essa região de forma desordenada, cabe ao poder público conter, fiscalizar e impor leis que beneficiam os moradores e empresários da região. Enxergo com o acesso do Rodoanel a melhoria principalmente do Turismo de uso ustentável, criando empregos, abrindo novas oportunidades para que as pessoas conhecam de verdade nossa região.
    Sou morador do bairro de Colônia a 30 anos, meu pai a 57 e minha família a 180 anos, morando só aqui na região de Parelheiros onde conhecemos muito bem.
    Sempre nos deparamos com a seguinte pergunta? O por que de não acontecer na região de Parelheiros? O por que tudo nessa área impacta no lado negativo? Pois bem, pois aqui foi alvo de descaso durante anos do poder público. Agora que enxergaram que essa região é vital para São Paulo.

  26. Olá Milton, sou morador da região, estudante de gestão ambiental e sou um dos fundadores da ONG – JECA (Jovens Empreendedores Colônia Alemã).

    Creio que com as obras do rodoanel já esta havendo um grande impacto ambiental e social em nossa região, criando uma alça de acesso o impacto será muito maior, pois nossas vias de acesso ficarão congestionadas e a ocupação irregular que já e um grande problema aumentaria em muito. Na questão ambiental é uma das partes mais sensíveis de nossa região, pois depois de muito tempo a região começou a se desenvolver com a criação de duas áreas de proteção ambiental (APAs) e a proteção das áreas de mananciais.
    Já descobrimos que podemos ser autosustentaveis com turismo, agricultura e cultura local.

    Para que nossa região se desenvolva não precisamos de grandes obras, por isso, eu juntamente com estudantes, moradores, ONGs e todas as pessoas que gostam e reconhecem o valor que temos aqui, vamos nos organizar para que esse interresse empresarial e politico não aconteça.

  27. Entendo ser impossível tal acesso ao Rodoanel, uma vez que uma das condições para o licenciamento e aprovação do Rodoanel é que será uma rodovia blindada, sem acessos que não sejam às rodovias. Entendo que tal pretensão vai muito mais prejudicar que ajudar, vai acabar o que tem de bom e estimular a devastação da Região, com ocupações irregulares, turismo de baixa qualidade, desmatamento, aumento da criinalidade e outras mazelas. O ímpeto de se conseguir acesso mais rápido pode tornar-se um pesadelo. O desenvolvimento da Região há de ser sustentável e deve utilizar outros caminhos mais inteligentes.

  28. Tive sorte de encontrar alguns bons argumentos aqui. Mas confesso que tem uns que arrepiam de tão medíocres ou infundados.

    Melhorar o trânsito onde? Na Teotonio Vilella? Essa avenida vai virar um caos com o acesso!
    Pobre população? Com ou sem alça de acesso eles irão ficar em pé por 4 horas para ir ao trabalho. Nada vai mudar!
    A maioria aprova? A maioria é ludibriada pelo comércio especulativo e pelas podres empresas de turismo que atuam localmente. É fácil ludibriar alguém que sequer vai a praia 1 vez ao ano, alegando a facilidade do acesso com a alça.
    Enfim, utilizam argumentos de caridade, pobres cidadãos, transito, etc pra terem uma laça de acesso para seu bel prazer, seu próprio e egoísta umbigo.
    Transporte público eficiente, trens, metrô que liga à alguma coisa, ciclovias de verdade, e muita cultura, muita informação e muita oportunidade é o que nossa zona sul precisa.
    TEMOS A MENOR FROTA DE VEÍCULOS DA CAPITAL!!!!
    Só a informação e cultura já seriam suficientes para que a população optassem pelo Não a Alça do Rodoanel!!!

    Silvano – Projeto Mais Verde

  29. olá,milton,boa noite,sou morador da região,sou estudante de gestão ambiental.referente ao acesso,vai provocar especulação imobiliaria,
    referente há condominios residençial, refernte há obra do rodoanel, já tivemos uma grande degradação ambiental
    houve uma desonrientação dos animais da nossa fauná,
    muitas nascentes, sofreram agressão,a poluição sonoro e quimica,vai afetar os animais e moradores da região ,este ace
    sso vai provocar um caus nos dois sentidos bairro e centro.
    esta obra do rodoanel foi estremamente importante;para desa
    focar as marginais,o impacto ambiental foi grande,temos que
    cobrar a compensação referente ao desmatamento, são 4milhoes de arvores a serem plantadas,vamos ficar atento e
    fiscalizarmos – se for bem planejado este acesso, fazendo duplicção da av sadamo e outras pode ser posivel . acho necessario que sejá comprado terra area de gradada para reflorestamento

  30. O que eu gostaria de entender são os argumentos de que, com o acesso ao Rodoanel, os moradores terão mais acessibilidade à ‘cidade’. Mas em que isso viabilizaria, se a grande maioria das pessoas trabalham em locais onde não se utilizam o Rodoanel???
    outra coisa, estes argumentos de que os ônibus demoram e são cheios, na verdade então, teríamos que entrar na questão da melhoria do tranporte público e não de um acesso ao Rodoanel.
    As pessoas que tanto batem no peito que querem valorizar a região deveriam pensar em todo o impacto ambiental, onde os animais perdem seu habitat, o local – que é uma ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL – acabe perdendo suas riquezas naturais e aumenta ainda mais o fluxo de carros aumentando não só a poluíção, mas o trânsito local e, principalmente, os acidentes, que vemo muitos, por ser uma estrada perigosa e com residências em volta.

    Acho que devemos analisar impactos e não os lucros que isso trará para a região, que na verdade é a curto prazo, pois a longo prazo é a destruição de toda riqueza verde que ainda temos nessa cidade cinza.

  31. Sou morador da região e sei das muitas nescessidades que ela possui, mas sou contra o acesso por enes motivos que ja foi comentado pela maioria . Devemos sim é cobrar e exigir do poder publico, para que eles atraves de politicas publicas, melhore nosso transporte, traga cultura e lazer. Devemos parar de olhar para o umbigo e com mais inteligencia agirmos para trazer todos os beneicios nescessarios que nossa região precisa.

  32. Sou morador da região minha residência fica bem próxima as obras.Tenho total certeza de que essa “alça” irá beneficiar qualquer pessoa, menos nós que moramos na região, pelo contrário além de aumentar o fluxo de véiculos,o trânsito iria parar.Prejudicando mais nossos trabalhadores e estudantes (visto que uma grande partes estuda fora da região). Sem contar o impacto ambiental que já foi garnde com a construção da obra.a alça de acesso só iria fazer com esse impacto se estendesse e prejudicasse cada vez mais nossa bela região.Acontecendo assim o que acorre em vários lugares. favorecendo poucos e prejudicando muitos…

  33. Eu também adoraria chegar mais rápido ao Litoral, mas este é um motivo pífio para um mal tão grande! E não me venham com justificativas de desenvolvimento! Como já foi dito aqui, este é o canto da sereia! O que precisamos é de transporte público de qualidade!
    Eu trabalho na região, raramente uso transporte coletivo; na semana passada precisei ir ao Centro e fiquei trinta minutos esperando uma lotação pra ir e mais trinta para voltar e ambas justificaram o nome de LOTAÇÃO. Isso pra não comentar o tempo que perdi no trânsito e o quanto passei mal por conta da poluição! Definitivamente não quero respirar fumaça de escapamento!
    E não, ninguém vai me convencer de que uma alça no Rodoanel vai melhorar a vida de quem usa o transporte público diariamente!
    Eu sei o que o \&quot;progresso\&quot; tem feito com Parelheiros nos últimos vinte anos e pode ter certeza de que pouco se aproveita e muito pouco se justifica.

  34. Olá Walter Tesch, você que eu saiba, já esteve na Alemanha, portanto sabe muito bem que a natureza pode conviver pacificamente com a modernidade e você sabe muito bem também que são os orgãos públicos que deixam suas obrigações de lado, acredito que a população não só de Parelheiros como os da região sul Interlagos, cidade Dutra entre outras, tem o mesmo direito aos benefícios que as demais regiões de SP, se a estrada de Parelheiros está uma porcaria e ainda veio a CET para piorar mais ainda, isto não é modernidade, isto é uma tremenda bagunça para que não haja investimentos em nosso região,
    abs.
    Elard.

  35. Eis o que nos espera se esta alça foi construída: “As cidades crescem, em geral, com a abertura de novos loteamentos e o preço da terra aumenta quando ocorre essa passagem do uso rural para o urbano. Na maioria dos casos, a valorização é maior quando o loteamento é irregular e de baixo padrão. Os empreendedores são então beneficiados, enquanto o poder público arca com os custos da urbanização posterior.” O texto completo está no site da Agencia FAPESP

  36. Genial! Engarrafamento garantido nos dois sentidos da Teôtonio. Que tal ampliar o corredor de ônibus pela avenida Interlagos até a estação Jurubatuba da CPTM e ampliar a ponte Jurubatuba sentido centro, que é um baita funil.

  37. EU ACHO QUE ESTE ATO É MASI ABSURDO DO PODEROS ADMINSTRATIVOS DAQUI DA CAPITAL. E TAMBÉM FALTA DE RESPEITO E COMPREENSÃO COM OS MENOS FAVORECIDOS, PENSO EU QUE, TODOS NÓS DEVIAMOS SER MAIS EZIGENTES, POIS É NOSSO DIREITO,PAGAMOS CARO PARA SERMOS TÃO MAU TRATDOS, ESTES ONIBUS CHEIOS E TRANSPORTADOS POR PROFISSIONAIS MAL REMUNERADOS E MAU SELECIONADOS,COLOCANDO TODOS OS DIAS AS NOSSAS VIDAS EM JOGO COMO A DO GARI QUE MORREU ATROPELADO NA CALÇADA, QUEM ERA ESTE PROFISSIONAL? TINHA QUALIFICAÇÃO? E AGORA ESTA FAMILIA? E MAIS TANTAS OUTRAS QUE TODOS OS DIAS FICAM A MERCÊ DESTES IRRESPONSÀVEIS E INECRUPULOSOS ADMINSTRADORES, QUE MAIS DEC]VERIAM ESTAR ERA EM UMA COMPANHIA DE FILMES DE TERROR E NÃO NA NOSSA ADIMINSTRAÇÃO, MAIS PARTE DISSO É DOS ELEITORES QUE VOTAM SEM VER EM QUEM, ENTÃO, FINALIZANDO, QUEREMOS SIM A NOSSA ALÇA AQUI PARA A REGIÃO SUL, NÃO SOMOS MENOS DO OS OUTROS, DEVEMOS FAZER UM GRANDE PROTESTO E PEDIR QUE RESPEITEM A NOSSA VONTADE, POIS TAMBÉM PAGAMOS PARA TERMOS E SERMOS RESPEITADOS. FALEI E ASSINO EM BAIXO.

  38. Milton Jung. Muito positivo este debate. Importante colocar na agenda os desdiobramentos do PARTIDO RODOVIARIO no Brasil e os “inocentes uteis”. Quem sabe, se der tempo, pois estamos vendo na COP 15 como o egoismo é forte, ainda podemos construir uma sociedade mais transparente.

  39. O debate é necessário, e os estudos sobre os impactos e benefícios de uma alça do Rodoanel na ZS de SP é essencial. E o mais importante, as informações devem ser divulgadas, e a decisão imparcial.

    O que não pode haver é uma obra faraônica cruzando os mananciais e seus moradores não terem explicações dos porques do isolamento. Depois do imensurável estrago que a obra já causou… É como um imenso muro de Berlim, que isolou um mundo do outro, brutalmente, no mesmo espaço. Um mundo que já era isolado, destruindo parte de sua riqueza: a biodiversidade e a água.

    É evidente que os impactos serão gritantes, mas os benefício também serão importantes. No entanto, é necessário uma séria mensuração dos impactos e uma justa compensação por eles. E antes disto, verificar se o empreendedor cumpriu com as obrigações da obra inicial: a rodovia. Caso não tenha sido cumprido, demostrará a sua incompetência e não poderá ser poupado.

    Rodrigo Popyguá
    Geógrafo e Ambientalista

  40. Eu sou a favor da alça de acesso do Rodoanel para Parelheiros.
    Atualmente existe um trabalho sendo feito em Parelheiros visando o desenvolvimento do Pólo Ecoturístico da cidade de São Paulo na região.

    Existem 3 planejamentos sendo implantados:

    1. Programa de Desenvolvimento Territorial PDT GEOR – Sebrae, AECOTUR e Conselho Gestor da APA Capivari Monos.
    2. Plano de Desenvolvimento Sustentável Regional APA Capivari Monos (PDSR ) – Liga Nacional de Esportes de Aventura e AECOTUR.
    3. Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

    Para que o turismo se potencialize na região precisamos novas vias de acesso ao local, apesar da duplicação da Av. Sadamu Inoue e adequação da área da Praça Central de Parelheiros; todas as ações e planejamentos acima colocados provocarão aumento da quantidade de carros e ônibus na região.
    A Alça de Acesso em Parelheiros, para o turismo, seria um excelente mecanismo para se potencializar esta forma de geração de renda para as comunidades que apresentam os piores índices de desenvolvimento humano da cidade.

    Eu, que sou um dos elaboradores do PDSR, acredito que não podemos deixar é o poder público se ausentar do seu dever de fiscalização da região, visto toda a sua importância para a manutenção da qualidade de vida dos paulistanos.
    Hoje vemos os postos da GCM Ambiental sendo retirados da região e em contra partida a SVMA implantando ações para potencializar a visitação ecoturística em Parelheiros; no meu ponto de vista estas ações da Prefeitura Municipal são antagônicas.

  41. Sou Geógrafo e atuei profissionalmente na Subprefeitura de Parelheiros entre os anos de 2005 e 2009. Neste período pude perceber praticamente o dia-a-dia das transformações sócio-espaciais ocorridas com a construção do Rodoanel Trecho Sul. Participei de reuniões no Conselho Gestor da APA Capivari-Monos, assim como no Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Mar e também nas audiências públicas do Plano Diretor Regional Estratégico. Nestas reuniões pude verificar que sempre fora recorrente o discursso do "isolamento" da população de Parelheiros, de suas demandas por "acesso", seja para fortalecer atividades turisticas, seja por facilitar o comércio de produtos agricolas, ou mesmo para o "melhor" acesso as suas moradias no caminho de volta do trabalho.
    Acredito ser contraditório pensar o acesso ao Rodoanel como "exclusivo" a uma única dessas atividades, pois qualquer motivação para criação de alça de acesso certamente também é usada como argumentação daqueles que de fato investem em construção de loteamentos irregulartes numa preciosa área que abriga o único manancial ainda vivo é "inteiramente" pertencente a maior reserva de água contida na própria metrópole de São Paulo.
    A comunidade de técnicos e gestores públicos não pode simplesmente esqueçer dos próprios documentos que cristalizam posições e conceitos, como no caso do PRE (Plano Regional Estratégico) de Parelheiros, o qual aborda como solução de transporte AO DESENVOLVIMENTO do TURISMO nesta região sendo através da VIA FÉRREA como única alternativa estratégicamente sustentável e já com estrutura existente, mas como em todo país bastante degradada!!!
    Porque não pensamos NESTA alternativa de transporte limpo como solução para não somente uma única DEMANDA, mas SIM para TODAS DEMANDAS SUSTENTÁVEIS!! Os reais problemas de ACESSO da população local de Parelheiros estão muito mais ligados a Saúde, e fundamentalmente à HABITAÇÃO!!!
    Caro Milton!! Parabéns pela possibilidade do espaço de diálogo! Um grande abraço a todos, Otavio

  42. Luis, com todo meu respeito, acho que antagônico é seu argumento para a alça de acesso.
    Primeiro que SVMA, SEBRAE possuem 2 ou 3 moradores da região de todo seu corpo técnico. Gerarão os problemas e estarão longe quando a bomba estourar. Segundo que o turismo da AECOTUR, vai capacitar 150 mil monitores ambientais? Lógico que não. Capacitar meia dúzia de monitores não é demanda de para a mão de obra local. Dizer que o turismo sustentável com a alça seria uma avanço, desde que fiscalizado pelo poder público? Aí é como cutucar um vespeiro, ficar parado e torcer pra não ser picado. Não conseguem fiscalizar nem as meia dúzias de construções ilegais mensais, imagine um estouro de boiada.

  43. Desenvolvimento local que nada, este acesso ao Rodoanel vai servir de acesso para as empresas que estão lá na Ponte do Socorro, Santo Amaro, Robert Kennedy e região para a Régis Bittencourt e o sul do Brasil.

    Isso vai transformar a av. Teotônio Vilela no que foi a Av. Bandeirantes com a diferença que a Bandeirantes tem de 3 a 6 pistas. A Teotônio tem de 1 a 3 é cheias de funis e sem essa maluquice já tem o transito ruim.

    O Rodoanel foi feito para tirar o trafego pesado de caminhões de dentro da cidade. Esta tal alça vai trazer este tráfego para dentro da Cidade Dutra e Parelheiros! Ai, daqui a 10 anos, quando houver o paredão de caminhões na Teotonio o que vamos fazer? Um outro Rodoanel?

    São Paulo é este caos porque se investe bilhões de reais em asfalto para carro andar (veja as novas marginais). Que tal investir bilhões em trens e ônibus? Transporte Coletivo decente é o que precisamos e isso este tal alça e o Rodoanel não dão.

  44. É isso porque.que vc que era contra na época a bolsa de acesso.não estão a fazer nada.hoje a respeito das obras que estão seno feita na região de la para cá assai centro comercial de parelheiros á gora joli e mas uma obra do lado para varias lojas e mas um posto de g.segura

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