Como o seu vereador votou o aumento do IPTU

 

PLENARIO-1-12-2009-RenattodSousa-6440-72A mão forte do prefeito Gilberto Kassab (DEM) pesou mais do que a pressão popular, e o projeto que aumenta em valores consideráveis o IPTU de 2010 do paulistano foi aprovado por 39 votos a 15, e uma ausência. Mesmo assim, após dois dias de intensa negociação, o Executivo aceitou recuar alguns passos para conter a pressão da base governista que temia a reação negativa do eleitor.

O aumento máximo no IPTU do ano que vem foi reduzido para 30% nos imóveis residenciais e 45% nos comerciais (seria de 40% e 60%, respectivamente). O número de isentos também será maior do que o previsto por Kassab: 1,07 milhão. Na negociação com o prefeito, ficou acertado que os reajustes que não foram feitos agora serão parcelados nos próximos anos. No fim das contas, a prefeitura ainda terá R$ 544 milhões a mais no caixa, apenas com o IPTU.

Somente um vereador não esteve presente no plenário para votar: Netinho de Paula (PC do B). Desta vez, não houve abstenção, todos que estiveram no plenário disseram sim ou não para a proposta de aumento do IPTU do prefeito Kassab.

Veja como o seu vereador votou:

A favor

Abou Anni (PV)
Adilson Amadeu (PTB
Adolfo Quintas (PSDB)
Agnaldo Timóteo (PR)
Antonio Carlos Rodrigues (PR)
Atílio Francisco (PRB)
Aurelio Miguel (PR)
Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB)
Carlos Apolinario (DEMOCRATAS)
Claudinho (PSDB)
Claudio Fonseca (PPS)
Dalton Silvano (PSDB)
Domingos Dissei (DEMOCRATAS)
Eliseu Gabriel (PSB)
Floriano Pesaro (PSDB)
Gilson Barreto (PSDB)
Goulart (PMDB)
Jooji Hato (PMDB)
José Olímpio (PP)
José Police Neto (PSDB)
Juscelino Gadelha (PSDB)
Mara Gabrilli (PSDB)
Marcelo Aguiar (PSC)
Marco Aurélio Cunha (DEMOCRATAS)
Marta Costa (DEMOCRATAS)
Milton Ferreira (PPS)
Milton Leite (DEMOCRATAS)
Natalini (PSDB)
Noemi Nonato (PSB)
Paulo Frange (PTB)
Penna (PV)
Quito Formiga (PR)
Ricardo Teixeira (PSDB)
Roberto Tripoli (PV)
Sandra Tadeu (DEMOCRATAS)
Souza Santos (PSDB)
Toninho Paiva (PR)
Ushitaro Kamia (DEMOCRATAS)
Wadih Mutran (PP)

Contra

Alfredinho (PT)
Arselino Tatto (PT)
Celso Jatene (PTB)
Chico Macena (PT)
Claudio Prado (PDT)
Donato (PT)
Francisco Chagas (PT)
Gabriel Chalita (PSB)
Ítalo Cardoso (PT)
Jamil Murad (PC do B)
João Antonio (PT)
José Américo (PT)
José Ferreira (Zelão) (PT)
Juliana Cardoso (PT)
Senival Moura (PT)

19 comentários sobre “Como o seu vereador votou o aumento do IPTU

  1. Impressionante a força do Kassab.realmente não acredito que o psdb e pv votaram em bloco em projeto tão abusivo contra os eleitores de sp. ano que vem é que as pessoas terão a real percepção dessa atitude nefasta dos vereadores.
    sao paulo já é uma cidade muito cara. vai se tornar mais cara ainda. está lotado de imóveis para locação e ano que vem dobrará o numero. é porque já temos muitos encargos. é. mais uma vez um projeto feito as pressas, tendo que ser levado a cabo a toque de caixa para se ARRECADAR MAIS NO MENOR ESPAÇO DE TEMPO. Kassab morreu politicamente. nunca mais será eleito. vai ficar em cargo público só por favor de aliados.

  2. Ano que vem é a vez da tarifa de ônibus que será reajustada para R$2,80, bem ao contrário do discurso do Kassab que não aumentaria a tarifa; alias ele disse que não aumentaria em 2009,e assim o fez, mas nunca disse sobre 2010

    Sobre a votação aumento do IPTU uma pena, mas foi bom! Pelo menos assim o povão fica sabendo o que é o consórcio Serra/Kassab – e nas eleições a seguir não se deixam levar por conversinhas de metrô aqui ou acolá.

    o meu não, Arselino Tatto (PT) e a base PTista se manteve contra o tempo todo…

    _

  3. Para onde vai todo esse dinheiro que será arrecadado from IPTU?
    Certamente para a cidade de São Paulo é que não vai.
    Prova é que se tudo o que a prefeitura e o governo coram da população a não estaríamos vivendo o CAOS que o estado e a cidade de São Paulo vivem
    Vamos lá então novamente
    Lixo, buracos, saude publica precaríssimia, ensino idem, salarios dos funcionarios publicos muito aquem do desejável, transporte publico horroros0o, metro continua capengando desde a decada de setenta, saneamento basico praticamente foi esquecido, qualidade de vida, literalmente acabou, transito caótico, super adensamento e mais zonas de calor na cidade de São Paulo por causa da liberação geral na construção de predios, favorecendo assim totalmente as incoprporadoras( me disseram recentemente que o prefeito Cassab é corretor de imoveis e faz parte do SECOVI), enchentes sem fim, clubes municipais aandonados, falam medicamentos nos postos de saude e profissionais, favelização e periferia aumentando dia a dia de forma totalmente aleatoria e desregrada, aeroportos abandonados, ferrovias no estado de São Paulo praticamente acabaram emfavorecimento das montadoras de caminhões, a tubulação hidráulica da cidade está podre, o centro de São Paulo idem, bairros também, que mais?
    Será que esses 30 40% que o paulistano, essa estorsão tributária, na minha opinião incostitucional, com a palavra que entende por favor, vai ajudar a acabar com todos esses problemas?
    As proximas eleições estão ai e a mira dos politicos é a presidencia da republica, senado, cargos no primeiro escalão, ministerios etc.
    Eu e que não votarei nos que estão ai e nos que concordaram com esse aumento de IPTU, viu senhor Elizeu Gabriel da Vila Olimpia ex aluno da escola Martim Francisco.
    Quem mancada heim
    O Itaim Bibi inteiro, Vila Olimpia, Vila Nova Conceição e outros bairros certamente lembrarão do senhor nas proximas eleições.
    Pois é:

    Confirma o ditado popular

    “Diga-me com quem anda que te direi quem és”

  4. A aprovação foi bem ao estilo demo-tucano: o caminho do meio foi a solução. Assim, o aumento do IPTU prevaleceu, mas com uma porcentagem menor pra fazer de conta que se importam com o cidadão paulistano.
    E tem mais: no artigo 10 do PL relata o seguinte:”A partir do exercício de 2013, fica o Poder Executivo obrigado a encaminhar (…) ao Poder Legislativo, projeto de lei com proposta de atualização dos valores unitários de metro quadrado de construção e de terreno (…). É a “facada pré-datada” no bolso do paulistano.

  5. Ah… Como os vereadores do PT são bonzinhos ao votarem contra o aumento do IPTU! Vê-se que eles realmente lutam pelo povo paulistano!

    Tenho certeza que votariam da mesma forma caso fossem governo e não oposição.

    Sei… sei…

  6. Mandei e-mail para os vereadores COBRANDO QUAL SERIA A POSIÇÃO DOS MESMOS:
    Aurélio Miguel (falastrão e frustrador de eleitor)
    Carlos apolinário (o vereador dos evangélicos, esse vai pro inferno)
    Police Neto (o chefão)
    NENHUM, NENHUM ,NENHUM RESPONDEU.
    E ainda apresentaram uma emenda pra aumentar o salário do Prefeito.
    E agora?????????

  7. A vereadora para qual eu votei, Mara Gabrilli (PSDB), votou a favor! QUE VERGONHA VEREADORA!!!!

    Eu quero ver que empresa no mundo repassa 30% ou 45% numa tacada só para o seu cliente!

    30% e 45% é um roubo de aumento!!!!

  8. Paulada na cabeça!!!!!!!!
    Os moradores dos bairros Vila Olimpia e Vila Nova Conceição estão perplexos, com o fato do ilustrissimo vereador Elizeu Gabriel que sempre afirmou veementemente que era preocupado com os interesses das comunidades petencentes a estes bairros, para o nosse espanto, acabou por votar a favor do extorssivo aumento do IPTU
    O que tem a dizer o ilustre vereador?
    Estamos aguardando sua manifestação por favor e os demais que votaram afavor “em parceria” com o prefeito Cassab & Serra.
    Armando Italo

  9. Júnior, este ano não houve aumento das passagens de ônibus,mas quem sabe em 2010 eles tirem o atraso…como o aumento do IPTU , depois dizem que não cobram taxa de lixo.

  10. Boa Marcos Paulo Dias, a gente lembra de mandar e-mail pra cobrar mas nunca pra agradecer. Farei o mesmo!! Esopbre o aumento da tarifa do ônibus, lembro bem que na campanha eleitoral o Exmo. prefeito GIlberto Kassab dizia que não aumentaria a tarifa no ano subsequente (2009) mas não falou nada dos outros. Mihna opinião eu ja dei, vamos ver no que dá, né?!

    Abs,
    _

    Edson, em momento algum eu disse que os vereadores do PT são bonzinhos, se entendeu assim é um direito e um problema seu. O que disse é que toda a base Petista votou contra – por um motivo ou outro. E com certeza foi muito melhor ter votado contra do que a favor, como deve ter sido o caso dovereador que você votou.

    _

  11. Noooooooooooossa, Milton, eu votei na Mara gabrilli achando que, por lutar pelos direitos dos cadeirantes e outrs “excluídos”, ela não fazia parte do”esquema”… e agora vejo que ela, Aurélio Miguel, Jooji Hato, Apolinário, Agnajdo Timóteo, o Penna do PV, são todos farinhas do mesmo saco…. que pena, me dói na alma ler o nome dela na lista de quem votou a favor…

  12. essa lista de pessoas desumanas serviu como os responsaveis pelo aumento tanebm de mais desenpregso em são paulo
    mais violencia mais fome e enquanto isso o salarios da diretoria da prefeitura vai nas alturas
    votar nesses vereadores do mal nunca mais
    divulque na tv o nomes desses que votaram a favor

  13. Milton, li os comentários sobre essa matéria e como alguns falam de mim, resolvi deixar um recado também.
    O cidadão pode discordar da maneira como eu votei, mas igualmente precisa conhecer a fundo o projeto que foi aprovado. Eu estudei muito para dar meu voto. Atualização da PGV é necessária. É necessário fazer justiça tributária, por mais que não seja popular. Legislar não é um mar de rosas… Agora o que eu não entendo é dizer que eu faço parte de “algum esquema”. Isso sim não é justo. Trabalho perto de 15 horas por dia, sem finais de semana, sem férias… Não faço parte de nenhum “esquema”. Não carrego dinheiro nas meias, nem na cadeira.

  14. Nobre Vereadora,

    Sua resposta, singela e inexpressiva, diga-se, não esclarece as dúvidas – justas – de seus eleitores. Legislar pode não ser um mar de rosas, mas não a isenta de suas responsabilidades, como, por exemplo, prestar contas à sociedade, indicando os motivos que a levaram a seguir a orientação do partido. Qual a justiça tributária da medida? Não poderia indicar a nobre vereadora, para não ficar apenas no discurso? A propósito, enviei uma mensagem específica, à época dos fatos para maragabrilli@camara.sp.gov.br
    , que sequer foi respondida. Meu voto, nunca mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s