Por Carlos Magno Gibrail
A FIFA, fazendo jus às mais errôneas tipologias de gestão, que a caracteriza, ignora também a Lei de Pareto. Ou, mais grave ainda, aplica-a da forma não indicada. Cuida dos 20% que poderão no máximo solucionar 80% das questões não cruciais à execução da Copa 14 no Brasil. Ao invés de tratar dos 20% que resolveriam 80% das operações mais significativas para um evento bem organizado: Infra-estrutura e estádios inexistentes.
Enquanto foca atenção no estádio do Morumbi, que é dentre os indicados o que menos deveria preocupá-la, pois já existe e o investimento a ser feito será privado, ignora a capacidade urbana das cidades, sem a qual os consumidores nem chegarão para assistir ao espetáculo.
Cabe então à imprensa o alerta, que já começou. A revista Veja de 4 de abril elencou vários tópicos à Infraero com críticas severas , ao que a Infraero contrapôs, alegando ainda que tinha encaminhado dados solicitados pela revista , e que não foram considerados na análise.
Para Veja: Guarulhos, Brasília, Salvador estão com pátios saturados – as companhias aéreas estão anunciando bilhões em investimentos sem contrapartida da Infraero – o que está ruim vai piorar – há corrupção na Infraero – o número de passageiros está dobrando nos principais aeroportos – nos horários de pico é o caos – em Seul com 30 milhões de passageiros/ano há 120 guichês de atendimento da polícia, em Cumbica para 21 milhões de passageiros/ano há 21 guichês – nas salas de embarque a recomendação é ter 1m2 por pessoa, em Congonhas, Confins, Porto Alegre , Brasília e Fortaleza não é o que acontece.
Para a Infraero: Guarulhos, Brasília, Salvador estão com pátios saturados apenas nos picos e as companhias podiam estender os horários – a Infraero vai investir 7 bilhões até a Copa – não haverá caos se considerar os investimentos e a melhoria dos sistemas – a corrupção está sendo combatida – as ampliações atenderão a demanda – pela otimização sugerida pela IATA não há como ter capacidade para o pico e ficar com o aeroporto vazio fora dele – haverá aumento dos guichês da policia federal de 21 para 29 – as causas para as salas de embarque não apresentarem espaços mínimos de 1m2/pessoa deve-se normalmente a condições climáticas e atrasos de vôos, independentemente da atribuição da Infraero.
Acrescentemos a informação publicada na Folha de domingo que Cumbica no primeiro bimestre apresentou aumento de 50% comparativo a 2007. Chegamos a uma situação de risco, se mantida a tendência. Considerou-se o ponto de partida de 20,5milhões de passageiros/ano 2010 para estabelecer a capacidade instalada para 2014 de 30,5 milhões de passageiros para uma estimativa de 29,5 milhões de passageiros. Ora, se em 3 anos, com crise financeira mundial no meio, chegou-se a 50%, em 2014 o fluxo será maior.
Fica evidente que aspectos como os dos aeroportos, que envolvem Governo, Infraero e companhias aéreas que não se entendem, além de variáveis mercadológicas e econômicas, são complexos e merecedores de um acompanhamento amplo e permanente, administrativo e técnico.
Mais uma vez concluímos que o futebol, embora sendo o artigo esportivo mais popular do mundo, continua a demonstrar que as empresas que o oferecem não obedecem as melhores práticas de administração. Quer se trate de organização, de finanças, de operação ou de marketing.
Os sistemas sucessórios são ditatoriais com as piores maneiras de manutenção do poder. As tecnologias são rechaçadas com intenção de manter sob controle o incontrolável, ficando com o poder sob a arbitragem humana.
É por isso que a categoria futebol, mesmo sendo esporte líder mundial e as empresas que o representam tendo marcas de massa, consumidores fidelizados e apaixonados (sonho de qualquer executivo do mundo dos negócios), não tem nenhuma organização no ranking das maiores companhias do planeta.
Carlos Magno Gibrail, doutor em marketing de moda e escritor do Blog do Mílton Jung às quartas-feiras, está publicado hoje devido ao feriado de 21 de abril.

Carlos
Como sempre e costume tipico do brasileiro, a regra é ´deixar tudo para a última hora.
Se deixarem obviamente, se não houverem “outros interesses” na frente.
E assim vão-se empurrando “as aeronaves” com a barriga ao invés de utilizar um trator push back.
Parece que os atuais governos “fazem de tudo para aparecerem”, para mostar trabalho, desempenho, realizações, performances.
Mas governar sobre todos os aspectos aí meu caro, é outra historia.
A exemplo da nossa caótica aviação.
Jatos atuais voam na velocidade mach proximo aos 0.90 acima dos 35000 pés de altitude e os nossos tecnocratas, burrocratas, politicos ainda estão voando em monomotores, a pistão,em knots.
Não mais que 150 knots e voando numa altitude, no máximo 5000 pés, balançando, sacudindo “os passageiros” voando entre nuvens, camadas, correntes.
Aí fica dificil acompanhar os jatos e as ávidas, ágeis cias aéreas.
Podem estar certos de uma coisa amigos:
Se aqui embaixo “a coisa está pra lá de feia”, a estrutura aeroportuária, em fevereiro deste ano tivemos um aumento no tráfego aéreo e voos comerciais no Brasil na ordem de 43% em relação a fevereiro de 2009. lá em cima não esta muito diferente.
Se atualmente vivemos o caos aéreo, podem estar certo que para os proximos meses e anos vai piorar e muito.
Agora o contracenso.
A ANAC pretende reduzir o numero de pousos e decolagens nos maiores e mais movimentados aerodromos.
Sendo que o correto seria reavaliar o atual sistema e agilizar.
Novas e mais modernas aeronaves estão chegando, novas cias aéreas estão sendo constituidas e iniciandoi operações justamente nestes aerodromos que poderão ter o numero de pousos e decolagens reduzidos.
Um puxa e outro segura.
Cias aéreas X burocracia, falta de planejamento e de gente realmente conhecedora em aviação.
Lembro de um governo que nomeou se não me falhe a memoria um médico como ministro da agricultura.
Basta somente ouvirem as comunicações entre controladores de voo e tripulações nas aeronaves nos horarios de pico
Planejamento governamental praticamente inexiste, e se realizado é por força da população que esta exausta.
Confusão em cima de confusão, a serem resolvidas em quatro anos. Será que conseguimos? Sair e chegar aos aeroportos, hotéis e estádios como será? Tb. Teremos uma greve trabalhista às vésperas da Copa? Os policiais tb terão que fazer regime? E nossas mulatas, como estão se preparando? ZIRIGUIDUM!
Além do Avião, Alberto Santos Dumont inventou o relógio de pulso, e mesmo assim, estamos sempre atrasados. Criou a famosa escada, e mesmo assim, nossos tropeços são previsíveis. O 14 Bis seria uma premonição de 2014 sem Bis. O que dizem os numerólogos?
Como Brasileiro é bem criativo, de um jeito ou de outro, tudo sairá nos conformes. Pagar a conta, será uma outra discussão.
Aguardo seu texto do segundo semestre de 2014. Sobre o rombo da Copa, é claro!
Sr. Carlos Magno,
realmente é impressionante a visão míope da FIFA/CBF e dos governantes brasileiros sobre os preparativos e investimentos para a COPA, não vejo ninguém, destas referidas instituições, se preocupando ou se pronunciando sobre infra-estrutura, só sabem falar de estádios, a bola da vez eh o Morumbi, como quase todos precisaram de investimentos públicos, depois que passar o alarde com o estadio de SP, vão se lembrar do de Brasili, Belo Horizonte e assim por diante.
Além de transportar toda esta massa de pessoas estimada para este evento, onde vamos hospedá-los? Como e onde vamos alimentá-los? Como um individuo vai sar de seu hotel/casa até uma das arenas? Alguém já pensou alguma solução viável e satisfatória sobre a mobilidade urbana? Se São Paulo pára com sua própria população como vai ser com milhares de visitantes?
Realmente é impressionante a irresponsabilidade e o descaso, é tanta irresponsabilidade que fica difícil de acreditar que não seja proposital e se é proposital é porque alguma coisa não nos contaram….. me parece que o pessoal do futebol conseguiu criar algo mais obscuro que a politica….
Em julho vai fazer 3 anos do acidente em Congonhas, cadê o trem expresso, o 3º aeroporto, a 3ª pista de Cumbica, etc…?
Acho que a esperança dos cartolas, políticos e outros envolvidos é que o Brasil seja campeão, aí todo esse transtorno será atenuado ou esquecido com a festa do ôba-ôba.
Me engana que eu gosto…
Armando Italo, neste caso tudo indica que a demora é para abrir excessões quando estiver no limite do prazo.Quanto
à eficiència, o setor aéreo não é dos melhores.
Beto, temos aqui uma mistura explosiva.
Existem setores que apresentam caracteristicas similares. Neste caso, as companhias aéreas, o futebol e os politicos fazem um “blend” infernal.
Acrescente-se a Infraero e a Anatel.
É para assustar o BAT MAN. Vamos chamá-lo?
É só falar com o Heródoto.
Renato, neste caso São Paulo ainda tem numeros cosmopolitas, entretanto Rio, Brasilia começam a assustar. Belo Horizonte chega a ser patética a sua candidatura para abrir a Copa. Tem 8000 quartos .
Ao invés de terem construído o eleffante branco, Aeroporto de Cumbica, num local inadequado, distante da cidade de São Paulo, acesso dificil, principalmente nos dias atuais.
Se tivessem usado o bom senso, respeito a população, deixassem os seus proprios interesses de lado, e voltassem suas atenções a Viracopos, situado num local com clima privilegiado, aerodromo seguro, passageiros, tripulantes, funcionarios, não estaríamo pagando esta conta extremamente alta atualmente.
Um trem bala ligando Viracopos a Congonhas, fzendo a "ponte" entre estes aerodromos, projetassem mais uma pista de pouso, paralela a existente ou cruzando, pois espaço é o que não falta, reforma, aumento das áreas de embarque e desembarque, mais áreas para estacionamento de aeronaves, hoje seríamos felizes passageiros como no primeiro mundo.
Mas não!
E assim Cumbica, que era somente base aérea, foi inaugurado para espanto e desencanto de todos.
Viracopos que acabou ficando sem as reformas necessárias, agora paga o preço pela falta de espaço para aeronaves nos pateos, para passageiros, estacionamento deficitário.
Congonhas idem!
E demais importantes aerodrmos espalhados pelo Brasil afora nas mesmas condições.
Para completar.
E ainda a CBF/FIFA que o primeiro jogo da copoa e os demais sejam realizados no Morumbí.
Roberto Tatemoto
Vamos ver se com essa erupção vulcânica deixemos de abrir mão de outros transportes convencionais como o ferroviário , o fluvial e o maritimo.
O trem bala ouço falar há muito tempo, assim como em alternativas fluviais.
De repente resolvem fazer hidroelétrica no coração da floresta amazônica.
Somatórias de absurdos.
O negócio, caro Roberto, é botar a boca no trombone, ou a mão no computador e digitar criticas e sugestões no blog do Milton.
Carlos,
O Batman (Serra), entrou em disputa com a Mulher Maravilha (Dilma). Estamos a mercê dos Charadas! Ou seja, estamos na interrogação.
O Brasil tem também o seu vulcão, extremamente poderoso e capaz de parar totalmente o tráfego aéreo em todo o territorio nacional.

Já anda dando sinais de atividade.
A expectativa sobre a maior atividade do vulcão brasileiro, poderá ocorrer durante a copa do mundo de 2014 a ser realizada no Brasil, todo o trafego aéreo sera interrompido por causa da grande atividade do Vulcão Brasileiro
E ainda para arrazar sem o Morumbi
Boa semana
Beto, e o Pinguim?
Será que não está camuflado?
Armando Italo, este vulcão brasileiro não é similar ao da piada do inferno brasileiro?
Criatividade tupiniquim a serviço da melhor saída em situações de dificuldade.
De outro lado veja que esta situação da erupção estão esquecendo que sempre pode haver um lado bom. Provávelmente teremos desaquecimento global proximamente.
Ola Carlos
Um potente vulcão em erupção, manda para a atmosfera fuligens, gazes tóxicos, verdadeiras nuvens negras.
Se essas nuvens atingirem ficarem muito grandes, irão impedir a radiação solar, a claridade.
Como consequencia o planeta irá sofer um resfriamento.
Concordo com você e será bom que aconteça um pouco de resfriamento, porquê “a coisa aqui em baixo tá um verdadeiro inferno de tão quente”
E a capetaiada do planalto pelo jeito está adorando.
Nem o Batman, Robin, Super Homen, Mulher maravilha poderão dar um jeito.
È Carlos, talvez vc tenha salvo o Charada: Essa confusão deve estar sendo orquestrada pelo Pinguim, que no fundo, a idéia de rebaixar o campo do Morumbi, é mais uma tentativa de encontrar a Bat Caverna.
Não nos esqueçamos do Coringa: Este sim, pode nos surpreender!
Armando Italo,comentário 14
Esta questão do vulcão é coisa séria. Tão séria que é ignorada pela massa.
Por algumas vezes tenho tido a oportunidade de citar o SUPER FREAKONOMICS que cita a INTELLECTUAL VENTURES , comandada pelo gênio da MICROSOFT e outros mais.
Parece que a solução ao aquecimento global é por esta via. Combater o veneno com o próprio veneno.
Quanto à capetada, acho que a capital é Brasilia, mas com filiais de peso em todo o país.
Tive uma aventura na quinta nas margens do Tietê, aguarda maiores informações na próxima quarta.Coisa de INDIANA JONES. E, sem exclusividade. Qualquer um pode ir e de graça. Apenas arrisca a vida.
Beto, comentário 15
Parabéns pelo texto. Excelente
Realmente, este país é uma bagunça. Gastar milhões na construção de outro estádio em SP para abertura da Copa do Mundo é completamente insano.
Claro que não podemos esperar nada melhor quando o Presidente do País movimenta-se politicamente para influenciar a questão.
Ao invés de se preocupar com algo mais importante – transporte público, segurança, austeridade com as despesas públicas – muda o foco para cuidar de contrução de estádio. Cada País tem o governo que merece e, ainda pior, o País vai eleger outra assecla que não sabe nem tem um Plano de Governo. Continuaremos na mesmice destes oito anos onde o governo não teve capacidade de criar nada a não ser novos cargos para inchar a máquina e garantir os votos para outras eleições. Reforma política já !!! Só assim conseguiremos ter um País mais justo e tirar os coronéis que ainda estão neste País e elegem um Presidente sem o mínimo de capacidade.