Insensatez e demagogia

 

Por Carlos Magno Gibrail

estacionar

É melhor ser proibido de estacionar hoje do que ser obrigado a estacionar amanhã. Por total falta de espaço.

É proibido estacionar!

Em um ano esta deverá ser a realidade para a capital paulistana, se vingar o plano do secretário de transportes Alexandre de Moraes, reservando as ruas do centro expandido apenas para passagem, divulgado em manchete pela Folha há 10 dias.

Pelo proposto serão criadas 32.000 vagas de garagem em prédios e os caminhões e motos terão restrições de locomoção. Horários e locais serão revistos.

Essa política de exceções tendo em vista o crescente número de veículos que são introduzidos diariamente na cidade é absolutamente lógica. Entretanto, a população, já vitimada pela síndrome de Estocolmo, de acordo com recente pesquisa, que detectou boa parte dos paulistanos acomodados com o congestionamento, demonstra também um horror ao pedágio urbano. E a qualquer medida restritiva ao tráfego e circulação de automóveis. Síndrome e miopia que isoladas já seriam graves, mas juntas e somadas podem gerar um caos.

Moraes e Kassab sabem disso tudo. E, embora os técnicos como José Bento Ferreira da USP e Adalberto Felício Maluf Filho da Fundação Clinton apóiem as restrições, a precaução é tanta que há medo até de usar corretamente a palavra restrição.

O Secretário Moraes insiste que as mudanças são re-ordenamentos ou re-organizações, mas não são restrições.

Nem a imprensa escapa, pois a Ombudsman da Folha, Suzana Singer, domingo, puxou a orelha do seu jornal por ter dado manchete de primeira página à declaração do Secretário de Transportes quando anunciou a cobrança de estacionamento nas futuras garagens do centro expandido. Acatando críticas de leitores, ressaltou ainda que o jornal abriu pouco espaço ao desmentido da Prefeitura, que afirmava que vagas nas ruas continuariam. Como se o desmentido de Kassab fosse diferente do surrado expediente de culpar sempre a imprensa. De manipulação, de invenção, de intromissão, quando não de omissão.

Omissão que talvez ocorresse não fosse o diálogo de Gilberto Dimenstein na CBN com Mílton Jung quando, ao analisar reportagem do Estado sobre a ineficácia das obras recentes na Marginal, chamaram a atenção ao dinheiro desperdiçado em obras viárias, enquanto não se tem coragem de adotar o pedágio urbano.

Com o medo do pedágio urbano, esta proposta de cobrança de estacionamento por garagens privadas é no mínimo insensata, pois a solução é taxar os carros e reverter este capital para a construção de melhorias no transporte coletivo. Nunca deixar esta atividade para a iniciativa privada.
Como vemos a solução é simples. Basta usar as palavras certas.

Restringir os veículos: carros, caminhões, motos e priorizar os pedestres: ônibus, trens, metrô, bicicletas.
A dificuldade certamente é a eleição, ou o eleitor, que soubemos recentemente além da síndrome de Estocolmo e do trauma ao pedágio ainda está dividido entre voto obrigatório e voto facultativo.

Certamente os paulistanos deverão ter o trânsito merecido.

Carlos Magno Gibrail é doutor em marketing de moda e escreve às quartas no Blog do Mílton Jung

31 comentários sobre “Insensatez e demagogia

  1. Depois de investir uma dinheirama em novas pistas para carros (Marginais) e muito pouco em transporte público, restringir ônibus fretados e incentivar e propagandear o uso de táxi, a prefeitura de Sampa (Gotham City?) fala em restrições a carros.
    Ponham ônibus nas ruas! Façam corredores para os mesmos! Todo mundo sabe que isso é necessário e muito mais barato e eficiente do que criar alternativas para os carros. Por que a prefeitura não quer fazer isso?
    Não. Provavelmente, serão estacionamentos terceirizados, com algum amiguinho lucrando alto sobre o sofrimento do paulistano. Só pra variar.
    Abraços,
    Grilo D

  2. Bem, isso já era esperado pois uma ves que os politicos independente dos seus partidos , não respeitam ou melhor não dão a mínima para a melhoria de vida do eleitorado ou dos cidadãos brasileiros , digo isso pois , São Paulo é o que podemos chamar de um emaranhado e acumulo de hipocrisia,já que todos reclamam do transito , mas nosso estado não fornece transporte publico adequado para combater o transito , e quando isso é questionado a resposta do poder publico é sempre assim “isso não é verdade foram investidos tantos milhões em transporte publico” porem se você observar esse investimento não dão em nada, se ele é super faturado e feito de maneira tosca, pois os técnicos ,peritos ou especialistas (“que se gabam de suas posições”) , não observam que não adianta eu aumentar 10 km de pista , restringir ônibus em tal local e agora restringir os estacionamentos no transito , quando não há uma alternativa que o cidadão possa tomar.
    bem esse é um comentário de alguém sem gabarito , sem poder , e sem esperança, ou seja a grande maioria da população paulista e talvez brasileira

  3. Em quanto perdurar o lobby formado pela prefeitura+incorporadoras+construtoras+montadoras de veiculos+governo=outros interessados, do estado, teremos que ficar na espera ate aparecer algum politico realmente competende, com bom senso, para pelo menos de alguma forma tentar suavisar o sofrimento do eleitor, cidadão paulistano e paulista, em termos de qualidade de vida.
    SÃO PAULO NA UTI!

  4. CArlos, Milhões foram gastos nas Marginais Tietê e Pinheiros e o transporte público não foi benefeciado em nada. Não há sequer um corredor de ônibus. Ou seja, os carros e caminhões ganharam pistas adicionais para trafegar e o transporte público nada. Na hora que o bicho pega na marginal tanto carros, caminhões e até ônibus transportando os trabalhadores ficam presos no trânsito. Se tivesse corredor exclusivo, o transporte ganharia muito mais pasageiros e muitos carros deixariam de circular. Acho que algumas ruas principalmente onde passam os ônibus deveriam ser proibidos estacionar dos dois lados. O cidadão que quer ir na Av. Paulista de carro já sabe que terá que estacionar distante da Avenida ou pagar estacionamento. Oras, o cidadão decide se vai de carro, metrô ou ônibus. Ele tem a escolha. Acho melhor que o pedágio urbano. Outras ruas poderiam passar por essa restrição. Exemplo: Avenida Mateio Bei (São Mateus), tem horas que o trânsito trava porque todo mundo quer “mordomia”. O cara não tem coragem de estacionar o carro dele a três ou quatro quarteiros para frente ou para trás ou nas quebradas. Ele que estacionar no máximo a meio quarteirão de onde ele vai. Matei Bei deveria sofrer restrição. A pista não é larga e carros estacionados dos dois lados deixa pouca fluidez para os carros em movimento. O Trânsito ganharia fluidez e o motorista teria várias alternativas para guardar o carro. Poderia guardar o carro nas rua paralelas a Matei Bei. TEm várias avenidas que se vc restringir o estacionamento o motorista terá outras alternativas para deixar o carro a três ou seis quarteirões para frente ou para trás, nas ruas paralelas ou transversais. Outra alternativa. Restringe algumas ruas igual ao horário do rodízio: Rua tal: só pode deixar o carro estacionado das 10hs às 17hs. O que o morador de Sp tem que entender é que rua é para o carro circular e não o carro ficar parado das 7hs da manha as 18hs. Ou seja vc sacrifica milhares de motoristas de carros com 3 ou 4 passageiros e sacrifica vários ônibus com 50 passageiros para beneficiar 1 motorista de carro, que de repende poderia estacionar o seu carro na rua de trás ou nas quebradas como se dizem por aí.

  5. Gostaria muito de link p/ler o “diálogo Jung-Dimenstein” mencionado.
    Entendo que os 1,4bilhão gastos na Marg.Tietê foram lamentáveis, inclusive na forma. Faltou competência administrativa e política para tocar o Rodoanel Norte e cumprir mais etapas do Metrô, como por exemplo, o inter-terminais Barra Funda-Tietê dos PITU: justamente desafogaria a Marg.Tietê no seu pior trecho.

  6. Grilo D, comentário 1.
    Tenho a impressão que as medidas tomadas ora são para não afrontar os eleitores, ora para agradar os patrocinadores das campanhas eleitorais.
    Incorporadoras, construtoras,industria automobilistica e respeito aos traumas dos eleitores como o caso do pedágio urbano.
    E assim se toca o governo municipal.
    O sistema tem sido universal, isto é, depende de partido politico. Quem está no poder segue a mesma cartilha.

  7. Daniel Lescano,comentário 4.
    A primeira coisa a fazer é usar as palavras certas, pois como você bem sugere, há necessidade de restringir e de re-ordenar, além de cobrar pedágio urbano para diminuir o tráfego e aumentar o caixa.
    Não estou entendendo de que data são os dados dos comerciais agora veiculados pela televisão sobre a melhoria dos indíces de congestionamentos, pois não batem com os atuais, de acordo com matéria publicada recentemente pelo jornao O Estado de São Paulo

  8. Luiz Vilela,comentário 6.
    Muito boa a sua solicitação, já atendida pelo Milton Jung.
    Gostaria de observar que o fenômeno DEMANDA REPRIMIDA é parte referencial de estudo econômico. Lecionado regularmente nas Faculdades de Economia. É surpreendente que matéria tão corriqueira seja esquecida na aplicação de obras tão importantes sob aspecto operacional e financeiro.
    Quanto à gravação anexada chamou-me a atenção o comentário exibido de um ouvinte que contradiz Dimenstein acusando-o de ignorar medidas similares em outras cidades. O que demonstra grande desconhecimento do leitor,pois. Londres, para citar apenas a mais importante, haja visto seu pioneirismo é usuária de pedágio , E, como exemplo de restrição pelo preço do estacionamento é só ir de carro a Manhattan.

  9. Olá mestre Carlos Magno,

    Essas elocubrações me lembram muito aquela piada do cachorro que caiu do caminhão de mudanças: não sabe para onde ir, oquê fazer e ao invés de ir para a calçada ainda permanece no meio da rua correndo o risco de ser atropelado. No caso -deles- pelas próprias ações!

    A demanda reprimida muito bem colocada pelo senhor em alguns de seus artigos/comentários está registrado para quem quiser ler.

    Já o senhor sabe tudo e polivalente secretário Alexandre de Moraes passa por falastrão porque quer. Óbvio que ele sabe que o pedágio urbano é a única alternativa para o centro da cidade. Está batendo na porta do gabinete dele! Atenda.

    Quanto ao restante da cidade o senhor deu a receita do bolo:
    Restringir os veículos: carros, caminhões, motos e priorizar os pedestres: ônibus, trens, metrô, bicicletas.

    Quanto ao voto: Deve ser Facultativo, minha opinião!

  10. Cláudio Vieira,comentário 12
    É de se admirar constatar que houve empate na pesquisa sobre o voto facultativo ou obrigatório.
    Não dá para entender que as pessoas prefiram o coercitivo ao cognitivo, o democrático ao autocrático, a liberdade à coerção.
    Isto lembra os tempos de escola quando alguns professores chegavam à prova final e deixava a critério do aluno a escolha da matéria do exame. E alguns reclamavam.
    Quanto ao trânsito de SP a população também está preferindo o sonho à realidade. É como dizem os psicólogos uma racionalização, isto é , pura enganação própria.
    Grande abraço

  11. Mestre Carlos Magno,

    Também queria entender essa pesquisa. O senhor soube como ela foi feita? Não me lembro de ter lido os dados.

    Já ouvi gente dizendo que o voto deve ser obrigatório para o POVO sentir na pele como vota mal. Cada uma que eu tenho que escutar! Não dá nem para discutir.

    Imagino que muita gente interessada no voto de cabresto deva ter respondido essa pesquisa!

    Com relação ao trânsito não vejo gente com vontade política e competência para mudar isso à curto prazo.

    Não tem problema, a gente continua aqui batendo em pedra dura até que isso mude!

  12. Cláudio Vieira,comentário 14
    A pesquisa é do DATA FOLHA :
    Segue :

    Cresce apoio ao voto facultativo no país

    Hoje 48% são a favor e 48% são contra a obrigatoriedade, diz Datafolha; diferença era de dez pontos em 2008

    Fabiano Santos, do Iuperj, defende modelo atual; David Fleischer, da UnB, é favorável ao voto facultativo

    UIRÁ MACHADO
    DE SÃO PAULO

    O voto obrigatório divide o eleitorado brasileiro. Segundo pesquisa Datafolha, 48% dos entrevistados são favoráveis e 48% são contrários à obrigatoriedade de votar.
    Os números da pesquisa, realizada entre os dias 20 e 21 de maio, mostram mudança de direção na rota crescente de apoio ao voto obrigatório. O levantamento anterior, de dezembro de 2008, registrara o recorde de 53% de eleitores favoráveis à obrigatoriedade e 43% contrários a ela.
    Estabelecida no artigo 14 da Constituição Federal, a obrigação atinge os brasileiros alfabetizados que têm entre 18 e 70 anos de idade. Para os analfabetos, os maiores de 70 e os que têm entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo.
    Segundo relatório do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral, com sede na Suécia, apenas 30 países mantêm hoje em dia voto obrigatório nas eleições nacionais.
    Se o voto não fosse obrigatório no Brasil, 55% dos entrevistados afirmam que votariam, contra 44% que optariam por não votar.
    Os mais ricos (62% acima de dez salários mínimos e 66% entre cinco e dez) e os mais escolarizados (65%) são os que mais iriam às urnas se o voto fosse facultativo, e os mais pobres (52%) e os menos escolarizados (52%) são os que menos votariam.
    Por outro lado, os mais ricos (59%) e os mais escolarizados (59%) são os mais favoráveis ao voto facultativo, e os mais pobres (52%) e os menos escolarizados (52%) são os mais favoráveis à obrigatoriedade de votar.
    CONTINUA …

  13. …continuação :

    ESPECIALISTAS
    Para o cientista político Fabiano Santos, professor do Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro) e favorável ao voto obrigatório no Brasil, o Datafolha confirma a teoria.
    “O voto facultativo não é neutro do ponto de vista de quem deixa de votar. São as pessoas menos favorecidas que se afastam das urnas. Há uma exclusão das camadas mais pobres, mas deve haver pluralidade nas eleições.”
    David Fleischer, professor emérito de ciência política da Universidade de Brasília e contrário à obrigatoriedade, discorda dessa tese. Para ele, o voto facultativo pode melhorar a qualidade do pleito.
    “Se não fosse obrigação, o voto seria mais pensado. Hoje em dia, o cidadão que vai às urnas acaba votando em uma pessoa cujas propostas nem conhece. Só vota porque é um dever, e não porque pensou naquele voto.”
    Além disso, diz Fleischer, “é fundamental encarar o voto não como um dever, mas como um direito que o cidadão pode exercer se quiser”.
    Para Santos, porém, “a participação política é tão importante nas democracias que o voto deve, sim, ser visto como um dever”.

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  14. Cláudio Vieira, como podemos verificar a pesquisa indica que o tempo irá pender para o voto facultativo em breve.
    As pessoas mais instruídas optam pela não obrigatoriedade.
    Como a tendencia é aumentar o grau de instrução da população, teremos portanto maioria favorável ao facultativo.
    Quanto ao trânsito não podemos ter esta certeza.

  15. Acho que qualquer tipo de restrição seria bem vinda, se o transporte publico tivesse qualidade e eficiência. Além dos Lobbys e comprometimentos políticos, é difícil tirar do brasileiro o prazer de ter seu automóvel, em um país que, carro popular usado é símbolo de status e, ainda por cima, comprar um confortável modelo, é menos complicado que comprar um apartamento.

    Um bom caminho para o voto facultativo, e o usado pelo Ficha Limpa: O eleitor tem que exigir através de seu poder. Caso contrário, acho difícil!

  16. Olhando para a periferia da zona leste, como bem lembrou o ouvinte Daniel Lescano citando a região de São Mateus, bairro vizinho de Itaquera também apresenta problema semelhante, há muito carro por lá, os motoristas deixam os carros nas ruas e a fluidez é prejudicada, gerando congestionamentos. O transporte por microônibus por sua está cada vez mais saturado, superlotado e desconfortável, o metrô, vendido como uma maravilha de transporte, é lindo na televisão e nos comerciais do governo, porém só quem usa o sistema no horário de pico conhece o infortúnio, o desconforto, a irritação e os atrasos constantes. É gente demais! Aos incomodados como eu, restam-nos reclamar através dos canais de relacionamento disponíveis e receber aquelas respostas padrão e pouco práticas. Ah! E tem o voto obrigatório neste ano, vou me lembrar com carinho dessas deficiências e priorizar as propostas nesta área.

  17. Mestre,

    Bela pesquisa o senhor trouxe para nós! Concordo com o senhor que o voto facultativo ainda vai dominar as opiniões das pessoas.

    Já pensou se as pessoas em sua grande maioria tivessem acesso à internet? Os números certamente seriam outros.

    Com relação ao transporte parece que o supersecretário do ar, terra, fogo e mar, caiu! Tomára que o Simpson -leia-se Kassab- nomeie alguém com maior competência para cuidar da pasta.

  18. Bom Dia Milton e os Caros Colegas Blogueiros,

    Sobre o transportes de SP, vcs falarm tudo e eu assino embaixo. O Sr. Armando Italo diz tudo SP, esta na UTI.
    Porem, eu gostaria de comentar outra situação, a segurança. Ultimamente os meios de comunicações só falam em crimes barbaros com requintes de crueldades. Assistimos os pobres policiais sem condiçoes de trabalho, batendo cabeças em busca de respostas. Os pais das vitimas, lamentado a perda dos seus antes, querendo achar uma resposta, querendo achar algo que amenizasse a sua dor. Do outro lado, esta a população amedrontada, refem dos bandidos que se dar o direito de tirar nossa vida da forma que eles acharem melhor. Levam o nosso bem, dizendo que é deles. Não temos o direito de ir e vir, Perdemos a liberdade até de ficar dentro da nossa casa com uma porta ou janela aberta. E as autoridades do estado? Em silecio total, não aparecem de forma alguma. É ano politico, se aparecerem, podem perderem votos. Quando são intepelados, dizem: são situações pontuais, Por exemplo não tem professor para dar aula de quimica. Tudo bem, o profesor de pedagogia pode dar aula dessa materia. Os bandidos atacaram uma base policial. Tudo bem, é que eles estavam descontente com a PM que matou um traficante da área. Olha os bandidos invadiram varios condominio, casas e levaram tudo, A culpa é do sindico que não cumpre os procedimentos de segurança.
    Só que ai, aparece no programa de televisão o Sr. ex-governador: O Brasil pode mais, eu fiz o genericos, eu fiz tantos KM de metro, eu fiz o mutirão da catara. Ou seja, tudo eu. Meus caros, vamos pensar bem, eu acho que esta na hora de mudar, vamos utilizar da nossa arma poderosa, que é o nosso voto.

    Abr a todos e bom fim de semana com uma vt. do Brasil.

    JSR.

  19. Beto,comentário 18, neste caso das eleições é preciso que a imprensa ajude, pois as questões prioritárias, como saúde,educação, transporte , habitação, têm que ser colocadas aos candidatos. Não se pode entrar no jogo de ataques pessoais que tanto favorece quem não tem programa , ou quem esconde posições para evitar desgastes.

  20. Hilton,comentário 19.
    É o que respondemos ao Beto , precisamos saber questionar os candidatos.
    Arguir firme e não aceitar subterfugios e derivações.
    Agora mesmo Serra está fugindo do tema da abertura da COPA em São Paulo, mesmo vendo que quem está mandando em São Paulo é o Teixeira.A tal ponto que o seu substituto apressou-se em divulgar que obedientemente ao chefão da CBF, já mudou os planos do Metrô.

  21. Cláudio Vieira,comentário 20.
    Além da competência dos Secretários ainda temos a interferência dos interessados em aumentar os congestionamentos, tipo industria de automóveis, industria da construção, etc.
    E, por sinal são grandes patrocinadores no momento das eleições, nas respectivas campanhas.
    Precisamos entrar nos trilhos, real e metaforicamente.

  22. José Sinval,comentário 21.
    Boa interferência . Efetivamente esta linguagem de campanha que considera o eleitor infantil, para não dizer desinformado e idiota, precisa ter um troco. Que na verdade é o voto .
    Hoje felizmente temos os recursos da midia eletrônica, e a midia social é propícia para pressionar a verdade ou para expressar aprovação ou reprovação.

  23. Bom Dia Meus Caros blogueiros e Bom Dia Milton,

    Senhores, vcs assistiram a entrevista do Sr. Serra no programa roda vida? vcs viram como ele se irritou com o Herodoto, quando perguntado sobre os pedagios? Foi simplismente patetica e groseira a sua resposta. Essas grocerias que ele demostra, é justamente como ele é, Ruim como pessoa e como político ou seja, é desequilibrado, não tem condições alguma de ser presidente do nosso pais. Sem falar que é fujão. Na época da ditadura, quando a chapa esquentou, ele deu linha na pipa, não fez como os outros que enfrentaram pau de arara, foram presos, interrogados. Cito como exemplo o grande escritor Graciliano Ramos, o cantor e compositor Geraldo Vandré e muitos outros. Eu acho que até a alma desse senhor tem medo dele.
    Temos que fazer valer o nosso voto.

    Abr,

    JS.

  24. José Sinval Rocha e Silva,comentário 26
    O Heródoto tem se saido muito bem com os candidatos. Eles é que não tido algumas vezes um comportamento satisfatório, principalmente o citado Serra, que desandou com a Miriam Leitão.
    Precisamos realmente aproveitar este momento de campanha para esclarecer coisas publicas, menos do que as pessoais.
    Saude,Educação,Habitação,Transporte é mais importante do que ataques pessoais.

  25. Bom Tarde Meus Caros Blogueiros e Milton Jung,

    Comentario 27.
    Vc tem razão Carlos Magno, realmente o ancora Herodoto tem se saido muito bem, ele é um dos melhors jornalista que existe nesse pais, devida a sua inteligencia e forma de transmitir noticias aos ouvintes. Concordo com vc, que temos que reavaliar a gestão desse partido em SP. Não dar mais para ficarmos asefalos de tudo, ou seja, sem segurança, saude, educação, etc. Tenho certeza que esse Estado, é uma verdadeira cx. preta para não dizer um verdadeira cx. de pandora. Tenho certeza, que se entrar um governandor de oposição, será descoberto muitas surgeiras debaixo desse tapetão. Falo isso, por que eles mesmo fala dos outros, abriam as portas do pais para corrupição mas, todos os dias que abrimos os jornais ou ligamos o radio, lemos e ouvimos corrupição: PM Civil, Militar, CDHU, Detran, Secretaria da saude e o rolo daquela empresa francesa ASTAN que até agora, não sabemos de nada. E agora com o judiciário. Já tem uma CPI para investigar a mais alta corte do estado. Sem falar que praticamente todos os funcionarios publicos do estado estão entrando em greve por não comprimento de suas datas base, que constitucional.
    Vamos ter que dar um basta, temos que pensar muito bem antes de votarmos.

    Abr,

    JRS.

  26. Jose Sinval Rocha Silva,comentário 26.
    O Herodoto Barbeiro tem se saido muito bem nas entrevistas com os candidatos. Fato que não podemos dizer o mesmo do Serra. Já se desentendeu na questão do Banco Central e agora com mais esse episódio.
    Novamente começam a surgir fatos paralelos tipo DOSSIÊ, que no meu modo de interpretar são subterfúgios, alimentados por desejo de copiar WATERGATE, mas com a clara intenção de fuga aos resultados das prévias eleitorais.
    Veja que nesta ocasião ainda não tinha sido publicada a ultima pesquisa que dá 40% para Dilma e 35% para Serra.
    Tudo indica que vamos ver o de sempre. Dilma fugindo dos debates e Serra negando comentários sobre pesquisa. Ou seja quem está na frente foge de debates, quem está atrás foge de comentários sobre pesquisa.

  27. Sergio Eizenberg, mestre em engenharia de transportes POLI USP, publica na FOLHA de 23 de junho artigo informando que o Rodoanel no trecho sul, custou 20km de metrô e que podemos estimar que todo o Rodoanel terá preço equivalente a 80km de metrô. Somando-se o que foi gasto em obras para o automóvel chega-se ao valor de 200km de metrô.
    Hoje temos 65km de metrô.

  28. Bom Dia Meus Caros blogueiros e é claro Milton Jung,
    Comentario 30.

    Dr. Carlos Magno, com essa artigo, esse professor mostrou que o governo desse partido é muto ruim, não tem prioridades, gostam de construi elefantes brancos por que acham que dão votos. Ele usam um processo que os animais utilizam em seus habitates denominado de mimitismo. Eles são verdadeiros mimitistas, maqueiam tudo para iludir os mais desenforamdos, eles não tem escrupulo, não pensam no bem esta daqueles que realmente necessitam. Veja a reportagem que saiu no jornal agora do dia 25/06/010, o Sr, jose serra ganha da Sra Dilma na classe ricas ou seja, na classe de pessoas que ganham acima 30 salarios minimos. Isso mostra claramente que ele realmente só governa para um tipo de classe o que é errado.
    Por isso, que tenho certeza, se quisermos um pais mais justo, esse tipo de politico, tem que ser banido. Vamos pensar bem antes de votar.

    Abr,

    JRS.

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