“Formação de quadrilha”. Foi a expressão usada pelo promotor Marcelo Oliveira, do Ministério Público de Guarulhos, para identificar a atuação de um grupo de vereador da segunda maior cidade do Estado de São Paulo. Hoje foi feita busca e apreensão de documentos nas dependências da Câmara Municipal de Guarulhos com o objetivo de reunir mais provas contra 12 vereadores – inclusive o presidente da Casa -, 2 secretários municipais e quatro ex-vereadores que teriam desviado dinheiro público, entre 2005 e 2006.
O golpe que está sendo investigado não chega a ser uma novidade em termos de legislativo municipal e está relacionado ao uso da verba indenizatória – dinheiro que é usado para manutenção do gabinete e ressarcido através da apresentação de nota fiscal que comprove a compra.
Em Guarulhos, os vereadores tinham direito a gastar até R$ 5 mil por mês. O Ministério Público desconfiou dos documentos fiscais apresentados por eles e na investigação descobriu que um homem era o responsável pela emissão de todas as notas e recibos emitidos pela agência dos Correios e por uma papelaria. Calcula-se que tenham side desviados cerca de R$ 500 mil no período.
Esta é a lista de vereadores e secretários que estão sob suspeita, em Guarulhos:
Allan Neto, presidente da Câmara PSC
Paulo Roberto Cecchinato, PP
Wagner Freitas, PR
Toninho Magalhães, PTC
Edmilson Americano, PHS
Eraldo Souza, PSB
Gileno, PSL
Marcelo Albuquerque, PRB
Otávia Tenório, PRP
Ricardo Rui, PPS
Silvana Mesquita, PV
Unaldo Santos, PSB
Eram vereadores e são secretários:
Edivaldo Moreira Barros, secretário de Esportes
Ulisses Correia, secretário de Assistência Social
Ao menos três dos investigados são candidatos a deputado estadual ou federal: Alan Neto, Gileno e Unalso Santos.
Pelo visto, a cidade de Guarulhos está precisando de um Adote um Vereador para que haja mais controle sobre o comportamento dos parlamentares.
Pelo visto esse politicos estao precisando de uma pegada forte da justiça para passar varios anos na cadeia e devolvendo oque roubou.
Só ficar passando pito dizendo;
Nao faça mais isso moleque … Levado.
parece que nao esta resolvendo
Como sempre e de costume politicos metidos em falcatruas.
Isso no país não é mais novidade.
Cadê o ficha limpa?
Será que irão conseguir se reelegerem para algo novamente?
Acreditar como em politicos.
Salvo raríssimas excessões.
Por onde será que anda Diogenes com a sua lanterna procurando o homem????
Atuei na notificaçao dos envolvidos, pelo menos por uma semana, tentando localiza-los para tal FORMALIDADE, tendo todos, FUGIDO para nao serem notificados, e pelo que sei, ATEH HOJE nada aconteceu. CONTINUAM NA CAMARA MUNICIPAL, e vendo noticias agora de CAMPINAS-SP., pergunto: EM QUE PE ESTAO AS INVESTIGAÇOES MINISTERIO PUBLICO, SERAH QUE VCS ENTRARAM TB NA DELES, TO COM MEDO DE COMEÇAR A TER VERGONHA DE SER HONESTO.