Secovi apresenta plano para bairro auto-sustentável

 

Nevoa, poluição e horizonte em São Paulo  (Foto Petria Chaves)

O Secovi-SP apresentou à prefeitura uma proposta de mudança urbanística na capital paulista criando pólos de ocupação auto-sustentável que reduziriam o deslocamento do paulistano. O projeto foi elaborado pelo urbanista Jaime Lerner, um dos responsáveis pela organização urbana da cidade de Curitiba, no Paraná. Regiões como Santo Amaro e Móoca estão citadas no texto e poderiam servir de áreas para implantação desta ideia que prevê a criação de ambientes para moradia, trabalho e lazer em um mesmo espaço.

A ideia não é nova. Há muitos anos se discute a necessidade de formação destas áreas, principalmente explorando o entorno das linhas férreas, onde há vazios urbanos com galpões abandonados e espaço para o desenvolvimento de projetos como este. Fazer com que o morador trabalhe, estude e se diverta próximo da casa ou prédio onde vive, com distâncias que poderiam ser feitas de ônibus ou metrô, é uma das formas para se reduzir a perda de tempo em deslocamentos, diminuindo custos e aumentando a qualidade de vida. No entanto, sempre se encontrou dificuldades para a concretização destes planos.

O texto é uma provocação à prefeitura de São Paulo para que este debate possa se estender a outros segmentos da sociedade e sirva de ponto de partida para a discusão do novo Plano Diretor Estratégico, em 2012. Pode parecer estranho tudo isso, afinal já estamos na metade de 2010 e sequer conseguimos realizar a revisão do PDE em vigor, conforme previsto em lei.

Entenda um pouco mais sobre esta proposta, na entrevista com o vice-presidente do Secovi-SP Cláudio Bernardes, no CBN SP.

Seria interessante ver planos como estes avançarem, mas que o cidadão participe da discussão, influenciando no desenvolvimento da ideia para que não se tenha na cidade um planejamento que atenda apenas a interesses do setor imobiliário.

3 comentários sobre “Secovi apresenta plano para bairro auto-sustentável

  1. Millton
    Depois que os grandes lobbys, leia-se cinstrutoras, incorporadoras, montadoras, , multinacionais, shopping centers, com apoio de politicos, vereadores e também das administrações passadas acabaram com a cidade de São Paulo, sobre vários aspectos, somente agora vem o SECOVI com mais este “brilhante sugestão”!
    Fascinante como dizia o Sernhor Spok!

  2. Realmente, acho muito difícil que um plano tão extenso e tão complexo seja realizado.
    O desenvolvimento urbano segue os caminhos do improviso em função dos acontecimentos econômicos e a suas influências na sociedade.
    Sempre esbarramos nos direcionamentos que os políticos entendem mais viáveis prá si.
    Os exemplos de planos de ocupação auto-sustentável já existem em condomínios de alto luxo e bem organizados pelas incorporadoras. Estas sabem exatamente o que está ocorrendo e o que vai ocorrer no futuro breve e tratam de fazer os pequenos planos visando os grupos de clientes a que atendem.
    Não acredito, sinceramente, na possibilidade de plano auto-sustentável com a cultura política atual e com a cultura das incorporadoras e construtoras que trabalham em São Paulo.

  3. Quando se trata de obras civis urbanas como pontes, viadutos , avenidas, é inacreditável que sempre a DEMANDA REPRIMIDA não é levada em consideração.
    Neste caso que envolve uma velha idéia, da qual ALPHAVILLE é um bom exemplo é determinante lembrar que existe mobilidade de emprego como não havia na época . Ou seja criar um local onde o trabalho,moradia,serviços e lazer estejam próximos é preciso respeitar o contemporâneo. O trabalho é ainda o fator prioritário e, não há mais profissionais que permaneçam na mesma empresa por anos a fio.
    A solução é simples, é o transporte coletivo de qualidade e segmentado.
    As campanhas politicas patrocinadas em grande parte por pessoal da área de construção é realmente um entrave à questão do coletivo.
    Quanto à ALPHAVILLE as edificações verticais já a descaracterizaram. O congestionamento é igual ao das cidades não planejadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s