Dura vida paulistana

 

Por Sérgio Mendes

SDC10905

Clique aqui e ouça este som enquanto lê o texto a seguir

Ta cada dia mais difícil de se viver em São Paulo e, as vezes, o barulho impede a gente  até de trabalhar. Pois foi o que me aconteceu nesta última quinta feira, 29/07, quando cheguei no ”serviço” às 7 em ponto .

Como o zelador, podia resolver tudo no grito. E eu não tive a menor dúvida. Mudei de sala, pedi ao zelador que os deixasse em paz e observei um pouco enquanto eles invadiam o espaço com aquela algazarra.

A gritaria, encantadora, era de uns visitantes andarilhos (voarilhos?) que naquele dia elegeram a minha janela para papear… por pouco não mandei também o meu aluno embora!

Viver em São Paulo está ficando cada vez mais difícil, o que salva são estes encantamentos que de vez em quando nos acontecem e a gente aprende a ouvir. Mesmo quando tem por ofício ensinar a falar.

Sérgio Mendes é ouvinte-internauta, professor de inglês e integra o Adote um Vereador

8 comentários sobre “Dura vida paulistana

  1. CONCORDO COM O SERGIO,AINDA MAIS TENDO SIDO EU CRIADA NUMA CIDADEZINHA DO INTERIOR DO MT,ONDE ESTE TIPO DE “ALGAZARRA” É FREQUENTE…SINTO MUITA FALTA…

  2. Sérgio,

    Não sei se os voarilhos só se chegam a quem está acordado, ou se é quem está acordado que os vê.

    Parabéns pelo registro.
    A foto é de SP mesmo?

    beijo e bom fim de semana,
    ml

  3. “Viver em São Paulo está ficando cada vez mais difícil, o que salva são estes encantamentos que de vez em quando nos acontecem e a gente aprende a ouvir. Mesmo quando tem por ofício ensinar a falar.”

    Realmente meu carissimo Prof Sergio Mendes.
    Atualmente viver em São Paulo, não é terefa das mais fáceis.
    Na minha opinião viver em são Paulo trata-se de proeza!
    Por estas razões, sempre que posso, procuro “me esconder no meio do mato” fora de São Paulo e dos seus horrores cotidianos.
    Confesso que quando estou em São Paulo, o que me encanta são os voarilhos, pois o resto é de da mêdo, pavor, horror, só em pensar como e o que a cidade de São Paulo acabou de tornando.
    Não muito longe de São paulo é possivel ficar horas a noiute observando um ceu totalmente estrelado, o cheiro de mato molhado, apreciar variedades de aves e animais silvestres, ver o sol nascer de seu poente, ver o horizonte, que foi perdido em São Paulo.
    As horas fora de São paulo demoram para passar, as pessoas são ccalmas, trranquilias apesar dos problemas existente em todos os seres humanos,
    Ninguem tem pressa para nada e as coisas vão sendo realizadas numa cadência normal, sem neuras, sem ansiedade, sem atropelamentos, “a vida flui normalmente” parece que está com o piloto automatico ativo!
    as pessoas sorriem, te cumprimentam na rua, te desejam bom dia, boa tarde, boa noite, com licensa, por favor.
    Ninguem está preocupado se o automovel que você possui e novo ou velho, se seu celular tem MP3,4,5,…….20, se você tem computador em casa, quanto de memoria RAM, que processador, que monitor, o que você come, qual restaurante ou shopping vc frequenta, qual a griffe de suas roupas, se a sua TV é Full HD, etc.
    A vida é vivida de forma simples, discreta, honesta, objetiva.
    Quando estou em são Paulo parece que estou com depressão.
    Mas em compensação, ao abrir a janela do meu apartamento de manhã bem cedo, posso ouvir o canto de passaros, seus ninhos e seus filhotes residentes em uma das poucas árvores da rua que insiste em viver em são paulo sem cupins, pois os moradores do predio e quam cuida dela.
    Tens razão!
    Abraços
    Armando italo

  4. Bom dia Cmte.
    São Paulo é cheia destas pequenas surpresas reservadas para quando resolvemos abrir as nossas janelas. Há muitas cores, muita vida que parecem implorara para que as vejamos. Como se o benefício de poder velas não fosse só nosso.
    Vivamos a nossa bela São Paulo comandante. Ah, e feliz dia dos pais, viu.
    Abraço forte.

  5. Ola CArissimo Prof Sergio Mendes
    Realmente pouco nos resta em São Paulo para contemplar.
    em comparação com outras cidades, locais que ainda são preservados e respeitados por todos e em um todo.
    Saudades da bucólica São paulo da garôa, sem predios, onde estes existiam somente no centro da cidade.
    Até um dos poucos locais lindos, verdadeiro cartão postal a Represa do Guarapiranga, ao que tudo indica, se alguem não tiver peito de barrar os desmandos politicos vinculado aos lobbys formados entre politicos, construtoras, incoporadoras, mais este verdadeiro cartão postal e suas belesas naturais poderão deixar de exisitir.
    E muitos ainda consideram a avenida paulista como cartão postal de São Paulo
    Só concreto e asfalto.
    A av paulista foi sim o cartão postal, mas isso em um passado muito distante, com suas glamurosas mansões e casarões, com seus quintais arborizados, floridos, ajardinados, construidos pelos barões do cafe.
    Não demorara, não duvido algum dia algum politico maluco de pedra, cheios das ideias milaborantes, iráquerer derrubar o Parque do Trianom para construir as horrendas torres, gaiolas de vidro.
    Só nos falta essa!
    Por tais motivos evito permanecer muito em são paulo porque me da trtistesa só de ver como são paulo se acabou graças aos desmandos, lobbys, etc.

    Obrigado!
    Abraços
    Armando italo

  6. Boa Noite Milton e os colegas Blogueiros,

    Na minha opinião, SP, só esta dificil de viver, por que temos um governo incompetente e não sei como, enganam a população, dizendo serem serios. Quando na verdade, o que se observa, é segregação da população. Onde os ricos vivem trancafiados em condominios e shoping. Os moradores de ruas aumentam assustadoramente, a criminalidade já é estratosferica. Eles, só pensam em construção de presidios, fundação casa e metrô. Quanto a educação, saude e segurança, não precisa comentar. Essa linda cidade, cheia de encantos merece um governo melhor. O pior, pelo andar da carruagem, vamos ter que viver essa vida por mais quatro anos.

    Abr,

    JS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s