O álcool foi considerado combustível superior pela EPA e pode reduzir drasticamente o impacto ambiental quando usado no sistema de ônibus
Por Adamo Bazani
Imagine, repentinamente 15 mil carros desaparecem das ruas ? Numa cidade como São Paulo, poluída e congestionada, seria um alívio e tanto. Em relação ao trânsito ajudaria muito apesar de não ser a solução definitiva do problema.
Faça mais um exercício de imaginação e desapareça com várias frotas de 15 mil carros, pouco a pouco. Seria, sem dúvida, um sonho, mas não impossível ao menos do ponto de vista ambiental. E este resultado seria alcançado com políticas públicas e incentivos para a produção em escala de ônibus movidos a etanol.
De acordo com dados recentes do Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa), integrante do projeto internacional The BEST (BioEtanol for Sustainbale Transport), que atua no desenvolvimento do uso do combustível, se 1.000 ônibus urbanos a diesel fossem substituídos por ônibus a etanol seriam seriam retiradas 96 mil toneladas de CO2 da atmosfera, por ano. Isso é o equivalente a encostar 15 mil carros de passeio.
Só esse ganho já justificaria qualquer tipo de investimento nos ônibus a etanol, segundo o Cenbio. Mas as vantagens também são econômicas e sociais.
De acordo com a Única, a Associação dos Produtores de Cana de Açúcar no Brasil, 300 milhões de cana de açúcar novos podem gerar 70 mil postos de trabalho.
Voltando a questão ambiental, um ônibus urbano a etanol emite até 89% menos gases que provocam o efeito estufa em relação a um ônibus diesel comum. Além de ter menor material particulado na composição do combustível, a cana de açúcar também apresenta outra vantagem. Seu cultivo é um dos que mais captam carbono do ar.
No caso específico do Brasil, proporcionalmente as áreas de plantação são pequenas em relação às regiões disponíveis para a exploração. Assim, o aumento do cultivo de cana de açúcar não seria uma ameaça às reservas naturais. Muito mais ameaça é continuar a rotina de emissão de gases poluentes pelos veículos automotores, os maiores responsáveis pela má qualidade do ar.
Já discutimos o assunto neste espaço, mas sem estes dados recentes e a notícia a seguir.
Em agosto de 2010, a agência americana EPA considerou o álcool como combustível superior, ou seja, merece apoio governamental. E esse apoio já vem do mercado e das políticas públicas sendo expressados em números. Os Estados Unidos consomem 560 bilhões de litros de álcool combustível contra 40 bilhões de litros no Brasil. Em produção, áreas de cultivo e tecnologia, o Brasil não fica para trás dos Estados Unidos e Europa.
No quesito política pública e apoio governamental, o País é um fiasco.
Desde a última vez que abordamos o tema etanol para ônibus, já se passou quase um ano, e nada, nada, de uma quantidade significativa de ônibus nas ruas.
Enquanto isso, havíamos noticiado que Estocolmo, na Suécia, tinha 600 ônibus a etanol, com 80% do álcool consumido produzidos no Brasil. Essa frota agora beira 800 veículos, crescimento de 200 unidades, enquanto que neste ano, o maior produtor de etanol do mundo – leia-se Brasil – ganhou a “incrível” quantidade de dois ônibus novos. Em 2030, Estocolmo, a sede projeto The Best, deve ter todos os urbanos a álcool.
O site do projeto destacou a visita de Lula a Estocolmo, em 2007, e ressaltou que o presidente brincou com o fato de os ônibus a etanol de lá serem movidos por combustível brasileiro.
Brincar?
Os fabricantes de ônibus a etanol no Brasil dizem que o problema é sério e ônibus deste tipo só não é mais barato por falta de produção em escala, como relatou José Henrique Senna, da Scania
“Na medida em que haja escala, podemos produzir aqui. Tecnologia nós temos. Por isso, é preciso articular mais densamente as iniciativas governamentais para o suporte financeiro desse projeto, para que exista estímulo a demanda por esses ônibus”
Nossos pulmões também não estão de brincadeira.
Adamo Bazani é jornalista da CBN, busólogo e escreve no Blog do Mílton Jung

Seria uma maravilha ao invéz de termos onibus movidos com motores a diesel passarem a ter motores a alcool.
mas ai fica a pergunta:
Será que o grande lobby petrolifero permitira onibus a alcool?
Eu lembro que 1979 ouvi falar de onibus a alcool, menos poluição, menos agressão a natureza e lógico a nos seres humanos [apesar de existirem muitos que + parecem bichos, é ñ estou falando dos moradores de rua]…;
mas ai vem várias historias, Brasil um país novo, Brasil ainda na ditatura – 1979, Brasil veio de uma colonia formada de escravos, blablabla…;
A verdade é que o ESTADO deveria ser para ver o bem do POVO e dentro do possivel a NAÇÃO, porém NÓS o povo ainda não entendemos isso;
Nosso Brasil continua a ser de uma minoria, que desses muitos nem capacidade de conquistar “dignamente, respeitosamente e corretamente” tem, só conseguiram pois seus Tatatatatatatatatatatatatatatatatatatatataravos estavam aqui quando dividiram-se as Capitanias, blablabla…;
EU lembro que VCs – CBN materias sobre a qualidade da nossa gasolina, diesel, etc… e enquanto em outros países que usavam tbm os msms combustiveis do msm produtor que é uma empresa brasileira ou seja tem que funcionar à favor do bem do povo brasileiro, tal vende tais combustiveis so que menos poluentes, mas nos brasileiros continuamos a aceitar os VENENOS…;
EU – Douglas S.DaCosta defendo que enquanto a transparencia com o $ público que é de todos nós, por todos nós para todos nós, não estiver dentro dos ONIBUS [sejam estes do combustivel que for], LOTAÇÕES, TRENS, METROS, TERMINAIS E ETAÇÕES, não conseguiremos mudar muita coisa…;
pois a senção é que sempre estamos nadando contra a corrente e somos louco, burros, etc…;
clamo todos os dias aos cantos do Céu, mar, terra, fogo, água e a mãe natureza que os POVOS entendão que tais foram, são e serão SEMPRE AS MAIORES FORÇAS DO PLANETA.
ass: Douglas S.DaCosta
Houve uns tempos atrás em 1997,o teste com o etanol em ônibus,a scania na época trouxe 2 monoblocos importados da Suécia,um foi pra Urubupungá(em Osasco-SP) e outro foi pra Curitiba,mas infelizmente os testes não foram tão satisfatórios,e os ônibus brasileiros até hoje preferem investir no diesel,agora que voltaram os testes,aleluia rsrs,e continuo torcendo pra que seja aprovado,afinal quero que o Brasil todo tenha um transporte de qualidade,mas pra isso o governo tem que investir mais em educação,só uma educação de qualidade é que fará o brasil a valorizar mais o transporte publico e concientizar as pessoas usarem menos os carros fazendo elas entenderem que quanto mais carros nas ruas,mais poluído fica o ar!!!
Falei com meu filho de 13 anos sobre esse assunto enquanto íamos para o colégio. Eram 06:40h da manhã. E ele estava acordado. Me escutou e falou: “é inacreditável que isso possa acontecer e quem pode ajudar, não ajuda!”
Nós já sabemos disso, estamos nessa estrada a muito tempo…mas quem sabe se mostrarmos para as crianças, adolescentes que existem soluções, conseguimos fazer um mundo melhor para eles mesmos…. Eu vou tentar….e olha que estou em vantagem….tenho dois filhos.
É uma pena que o presidente ache a vida uma brincadeira…enquanto ele investiu uma fortuna no transporte público em El Salvador, a Busscar que se dane !
Nós temos o combustível, temos tecnologia…tudo isso para ver outros países fazerem o que tinhamos que fazer. Mas este atual governo leva tudo na brincadeira …
Vale lembrar que o partido do atual presidente, sucateou e acabou com a frota de trólebus em Santos-SP. Restam hoje apenas 6 trólebus, que resistem bravamente ao avanço dos onibus a diesel.