No Dia Sem Carro, jornalista e ciclista

 

Sou jornalista há 26 anos, blogueiro há quatro e ciclista há uma semana. Tudo bem que pedalo desde guri em Porto Alegre, mas nunca muito além do meu quarteirão, limite que mantive em São Paulo. Havia feito passeios de bicicleta na Cidade do Cabo, durante a Copa do Mundo da África, mas foi semana passada que arrisquei o primeiro desafio. O segundo foi neste Dia Mundial Sem Carro e foi o mais difícil pois, além de distante, fiz o percurso na ida e na volta – interminável volta que se encerrou diante de casa quando completei 39km em um só dia – com interrupções, lógico.

Escrevo ainda sob o efeito da pedalada. No corpo, nas pernas em especial, e na cabeça, também. Haja fôlego e preparo físico para percorrer ruas e avenidas que separam minha casa, na zona sul, da rádio, próximo ao centro. Mesmo que algumas destas vias tenham ares bastante agradáveis, em especial no Butantã e nos Jardins, atravessar a cidade é tarefa hercúlea – para usar expressão dos tempos de meu pai – para um neófito como eu.

Dia Mundial sem Carro - Floriano Pesaro e Milton Jung

Meu guia de pedal, Mig, foi excepcional para a ida. A volta tive de fazer na cara, na coragem e no resto de fôlego que tinha.

Pelo plano de viagem do Mig, fugimos das vias mais movimentadas o quanto foi possível. Em vez de Francisco Morato ou a inclinada Giovanni Gronchi, começamos na avenida Pirajuçara e Eliseu de Almeida. Pista larga em boa parte do percurso, apesar da obra que segue no canteiro central, mas com caminhões e ônibus. E uma pista simbólica para entender as prioridades de uma prefeitura que adora fazer mizancene no Dia Mundial Sem Carro.

Ali deveria ter sido construída uma ciclovia. Promessa de prefeito em 2007 com projeto desenhado e tudo mais. Por enquanto, só tem lama. E a CET envia nota dizendo que o plano da prefeitura está sendo readequado, sem prazo para terminar o tal estudo, menos ainda iniciar a tal obra. Será que erraram na primeira vez ? Os 750 ciclistas que usam a vida diariamente vão esperar sentados no selim.

Passar por dois quarteirões da Vital Brasil nos obrigou a andar entre os carros. Calma lá ! Estavam todos parados, assim como os ônibus. E logo que algum deu sinal de se movimentar, já havíamos vencido esta etapa.

Cruzar a ponte Euzébio Matoso foi tenso. Aliás, cruzar as pontes é sempre tenso quando se está de bicicleta. Mas deu pra vencer o percurso e logo fugir para o início da Rebouças, na esquina com a Marginal Pinheiros. Dali pra frente, uma sequência de belas alamedas, árvores na calçada, praças e “ouve o passarinho cantando”, chamou-me atenção meu tranquilo colega de pedal.

Difícil foi encarar a Bela Cintra e seus quarteirões finais, íngremes, intermináveis para meu (des)preparo, logo ali para quem já pedala há algum tempo. Mas superá-lo, mesmo que empurrando a bicicleta em uma das quadras, tinha duas motivações: encontrar a turma toda na Praça das Bicicletas, na avenida Paulista com Consolação, e depois descer o resto do percurso até a rádio.

Dia Mundial Sem Carro - praça do Ciclista

Entre um gole de suco, frutas e barrinhas de cereal conversei com muita gente que havia estacionado na praça. A primeira reivindicação veio do Carvalho, funcionário de banco, que pedala todos os dias, mas sente falta de um banheiro com chuveiro na agência. Dificuldade enfrentada pela maioria dos ciclistas-trabalhadores. Felizmente, a CBN pode ser incluída na lista das empresas amigas da bicicleta. O banho foi o prêmio que recebi logo que cheguei por lá.

Houve quem reclamasse da falta de respeito com o ciclista. Devo ter tido sorte de iniciante. Pois nos 14km do Desafio e nos 39km do Dia Sem Carro o grau de risco foi muito baixo, o confronto com os carros e ônibus não foi evidente, e notei motoristas segurando no freio para permitir a passagem da minha bicicleta. Ouvi uma só buzinada na volta pra casa de alguém que parecia gritar para mim: teu lugar é na calçada ! Não é, mesmo.

É preciso, aqui, deixar esta questão bem explicada: evidentemente que quanto mais você pedala, maior é o risco. E quanto mais você pedala de maneira arriscada, o perigo é eminente. Mesmo que a rua seja espaço público e, portanto, a bicicleta teria de estar incluída nela, não adianta partir para o enfrentamento, o ciclista é o elo mais fraco nesta corrente, só superado pelo pedestre.

Por falar em calçada, dado o caminho privilegiado que fiz, fiquei satisfeito em ver que boa parte delas tinha guia rebaixada, sinal positivo para a civilidade que deve prevalecer no ambiente urbano.

Mig foi meu guia no Dia Mundial Sem Carro

Após 1h10 de pedalada, com mais meia hora de conversa na Praça do Ciclista, chegamos a CBN. Suado, sim, mas extremamente acelerado para trabalhar, ainda mais com o banho antes de entrar no ar. Havia entre os colegas da redação um espécie de espanto pela minha tarefa, principalmente ao ouvirem a promessa de que retornaria para casa no pedal. O Leonardo Stamillo, nem tanto. Ele é ciclista de verdade e hoje também estacionou a bicicleta no estacionamento da rádio.

Quem sabe seja possível incentivar outros companheiros de trabalho a usarem a bicicleta. E, em breve, tenhamos um número razoável de jornalistas ciclistas. Sugiro apenas que nas primeiras tentativas, façam percursos menores do que o meu. E se forem, respirem bem, antes de voltar.

Meu retorno foi bem mais demorado e sem a orientação do Mig. Mesmo por caminhos mais amenos, a perna estava muita pesada e, às vezes, tinha dificuldade para encontrar ar para os pulmões (sem contar que muitas vezes quando o encontrava vinha sujo pela descarga dos carros ou pelo pó das obras). Parei em vários pontos, bebi muita água, sentei na calçada, respirei até o batimento cardíaco baixar os 200 bpm.

Fui mais inseguro no caminho, mas aproveitei o embalo das pedaladas o quanto pude. Tive que cruzar a ponte Cidade Jardim e não foi muito fácil, não. Peguei avenidas mais longas e alcancei novamente a Elizeu que me pareceu bem mais extensa do que pela manhã, mas cheguei a meu destino.

Estou muito cansado, claro, mas bastante satisfeito com o resultado e a expectativa de incluir a bicicleta no meu cotidiano. Ainda não para as distâncias que percorri nestes dias, mas para trechos que estejam ao meu alcance e que vão bem além do quarteirão do tempo de criança.

Logo após o banho em casa, me preparo para esticar as pernas e descansar. Ledo engano, o rapaz do Censo bateu na porta. Profissão: jornalista e ciclista, brinquei com todo meu atrevimento.

NB: Na primeira foto, meu bate-papo com o vereador Floriano Pesaro (PSDB); na segunda, a mesa que nos esperava na Praça do Ciclista; na terceira, na frente da CBN e ao lado do meu guia, Mig

26 comentários sobre “No Dia Sem Carro, jornalista e ciclista

  1. Olá Mílton,

    Parabéns pela premiação no Comunique-se e por sua honrosa pedalada! Você fica ainda mais lindo de azul, cor do seu tricolor gaúcho!

    Um beijo,
    Eliane.
    P.S: Parabéns também por existir no Censo. Aqui em casa, nem sinal do Censo. Eu não existo!!!

  2. Parabéns Milton por pedalar até o trabalho no DMSC. Pessoas como vc, podem influenciar muitas outras dando este exemplo.

    E vc teve sorte de ter um guia tão bom, como o MIG.

    Somos vizinhos se quiser pedalar ou ir até o trabalho te acompanho.

    Abraço,

  3. Realmente foi uma manhã diferente. Fomos presenteados por um lindo sol e um ar um pouco melhor para respirarmos. Interessante notar que é absolutamente viável nos transportarmos por bike, especialmente se utilizarmos como meio de transporte integrado.

    Acredito num sistema modal que seja complementar: bicicleta, ônibus e metrô ou trem. De qualquer forma, parabéns por seu apoio e compromisso com a melhoria da nossa cidade.

    Valeu Milton, o mais paulistano dos gaúchos.

  4. Muito legal seu texto, tmbm topei o desafio aqui em São José dos Campos. No link acima o percurso via vôo no google earth e tmbm um filminho headcam.

    Secundando o q vc observou, muita gente de carro facilitou minha vida nos trechos movimentados, ah, escolhi um percurso antes evitando ruas movimentadas. Também ouvi muito passarinho, e cachorro latindo dentro das casas tmbm 🙂

  5. Parabéns Milton! 19km já é uma boa pedalada!
    Também acho que o enfrentamento de ciclistas com os motoristas deve ser evitado. Percebo, que quando faço alguns gestos de cortesia e gentileza, como por exemplo, agradecer um carro que me deu passagem, os motoristas gostam, cumprimentam e às vezes até ficam segurando o trânsito para proteger a bike.
    Eu acho que os ciclistas tem a chance de mostrar para a sociedade que há espaço para um convívio mais pacífico entre os vários tipos de transporte. Ir para o enfrentamento é entrar na guerra onde já estão os ônibus, os carros e as motos.

  6. Parabéns Milton, provou mais uma vez que em São Paulo é possível sobreviver fora da bolha (automóvel), e principalmente que mesmo sem ciclovia a bicicleta pode circular pelas ruas, o que precisamos é de respeito!

  7. Eu sei que vc é apenas mais um profissional da rádio, mas seria interessante se conseguisse inserir umas vinhetas do tipo “Ei, vc aí. Respeite o ciclista que está à sua frente…” e coisas do tipo. Um alerta repentino que pegasse o motorista de surpreta. Algo que soasse bem natural e quem estivesse ouvindo pela primeira vez “acreditasse” que a mensagem estivesse sendo exclusivamente para ele.

  8. Milton,
    Parabéns pela iniciativa e pelo texto que me fez lembrar de uma cidade pequena no interior do MT chamada Cáceres onde o numero de bicicletas superava o de carros em 5x quando morei por lá.
    O problema da cidade era que a prefeitura queria implantar um sistema de identificação para multar bicicletas fora da lei, rs.
    Estaria São Paulo evoluindo ao ponto de acompanhar Cáceres?

    http://il.youtube.com/watch?v=4QYW4Bjv1mQ

  9. É isso ái, Milton! Bem vindo ao grupo! Parabéns!

    E não se preocupe por ficado cansado ou suado. Se vc repetir isso todos os dias verá que depois de um mês vc ficará menos cansado e menos suado.

    O condicionamento vem muito rádpi com a bike.

    E mais! Pedale com calma, com tranquilidade, naturalmente, curtindo a brisa no rosto. Não brigue com a bicicleta para ela andar mais rápido. Faça ela andar no seu ritimo.

    Boas pedaldas!

    Abs

    Lindóia

  10. Congratulo seu esforço, Mílton, gaúcho também paulistano, adotado que foi pela Paulicéia e que retribui esse carinho!

    Discutir alternativas em transporte é sempre enriquecedor, ainda mais quando vem com seu depoimento – texto gostoso de ler como é habitual.

    E faço minhas as palavras do Lu acima: quando ciclistas, pedestres, motoristas, motociclistas, interagem com cortesia com os outros, muito melhora, e não há enfrentamento.

    Forte abraço.

  11. Mandou muito bem Mílton!

    Estou a pouco mais de um mês usando 100% de bike como meio de transporte, e não me arrependo!

    Que a sua atitude incentive outras pessoas a irem pra rua também, afinal, nosso objetivo é não precisar de cicloativistas, certo?

    Quanto mais bicicleta na rua, mais respeito por parte dos carros, e menos poluição 😉

  12. Poxa, que legal! Parabéns!

    Sabe, a parte mais difícil é o começo mesmo. Depois cada vez fica melhor. E melhor. Na medida em que o condicionamento físico aumenta, assim como a confiança e os macetes para pedalar na cidade.

  13. Milton, parabéns e continue pois em pouco tempo você vai perceber que o condicionamento vem mais rápido do que imaginamos, sem contar o vício em endorfina.

    Tente fazer esse trajeto uma vez por semana e vá aumentando com o tempo. 39 kms é um trajeto bem puxado, para essas distâncias um vestiário na empresa é fundamental, mas pense que se fizer isso 3 vezes por semana, além de ajudar nossa cidade, você economiza com academia. rs

    O primeiro passo foi dado, daqui a pouco tenho certeza que você irá se aventurar numa cicloviagem e daí, depois que estiver completamente contagiado com o virus da bike, será um caminho sem fim.

    Parabéns mais uma vez e conte com a gente pois companhia nunca falta para quem pedala.

    Abraços

    André Pasqualini

  14. Milton, parabéns pelo seu exemplo, todos podem deixar o carro na garagem pelo menos um dia por ano, e consequentemente esse tempo pode aumentar para uma semana, um mês, ou mais.

    Excelente matéria sobre os Dia Mundial sem Carro, feito por um jornalista que vivenciou a data com coragem, usando a bicicleta para se locomover pela cidade indo até o seu local de trabalho.

    Uma conquista leva à outras.

    Seria legal um dia você aparecer e participar da bicicletada conosco, ficaremos honrado com a sua presença.

    Abraços,

    Marcio Tamashiro.

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