Câmara de SP não informa voto de vereadores

 

O cidadão tem o direito de saber como o vereador votou nos projetos de lei em debate na Câmara Municipal. É uma informação importante para que se possa avaliar a coerência do discurso com os atos dele. Apesar disso, o legislativo paulistano segue escondendo estes dados do público.

Desde agosto, o Movimento Voto Consciente aguarda a lista com o nome dos 55 vereadores e como cada um deles votou em plenário. Apesar destas informações serem públicas até agora são mantidas em segredo.

Falta organização ou transparência ? Para Sônia Barboza, do Voto Consciente, é falta de interesse mesmo. “Há um mês disseram que o veredor Chico Macena (PT), primeiro secretário da mesa diretoria, iria passar as informações, mas todas as vezes que eu cobro só recebo promessas”, disse ao CBN São Paulo.

Ouça a entrevista com Sônia Barboza, do Movimento Voto Consciente

O curioso é que os próprios vereadores prometeram divulgar estes dados no site da Câmara que foi lançado em setembro mas até hoje não está no ar: “Eles fizeram a festa mas não levaram o bolo”, ironizou Sônia Barboza. Ela lembrou, ainda, que no Orçamento do legislativo municipal estão destinados à área de comunicação R$ 36 milhões, além de R$ 17 milhões para publicidade.

5 comentários sobre “Câmara de SP não informa voto de vereadores

  1. Parabéns Sônia Barbosa, sou seu fãn!!!

    Quanto mais leio, estudo e penso no ESTADO, nos três poderes e no serviço público em geral…

    …meu coração explode, mas não é de alegria, amor!!!

    Eu [não sabendo quase nada das leis, decretos, normas, códigos, leis orgânicas, constituições, inclusive a federal], só tenho a dizer [escrever]:

    _ “Do POVO, para o POVO e pelo POVO”, essa é a maior ordem que deve ser seguida por qualquer ESTADO, muito mais aqui no nosso Brasil!!!

    No meu entender tal atitude é criminosa, é digo que tal é pior que os crimes hediondos!!!

    Pena: que todos vão para os presídios e todos seus bens e seus parentes mais próximos passem para o POVO !!!

    Viche, hoje to radical, rsrs!!!

    Uma ótima semana a todos que não sejam como os nossos vereadores [que se não tem respeito por educação, deveriam ter pelo menos por precaução].

    ass: Douglas S.DaCosta

    eujafuiprejudicadoporservicospublicos.wordpress.com

  2. Os vereadores tem sim que dar satisfação para o eleitor sobre o que fazem, estão fazendo, seus planos
    Caso contrario fica caracterizada a omissão.
    Mas e o medo de perderem a boquinha?
    Está na hora de mudar o time e colocar gente competente para legislar e administrar a cotica São Paulo e mais ainda.
    Que não seja vinculada a nehum lobby
    Como construtoras, bancos, incorporadoras, grandes redes de supermercado, transporte publico.
    Coisa que duvido que um dia isso possa acontecer
    Um sonho nada mais.

  3. Se por um lado obter estas informações é tão difícil, por outro, dar de cara com a propaganda e a promoção pessoal e de causas que pouco tem de serviço público, é o mais comum. No caso da vereadora Marta Costa(DEM/SP), isso é bem evidente. De todos os 359 twists da vereadora, menos de 10% não são propaganda de si e de candidatos da sua coligação. Resposta a e-mails que lhe enviei em mais de ano e meio que a acompanho, apenas um.
    Mas propaganda dá resultado. A vereadora é agora, suplente de senador. Nada mau pra quem não se pronuncia ao público que não seja seu eleitor, nem debate nem dá entrevistas.

  4. De promessa nós da cidade já estamos de saco cheio, mas o que mais chama a atenção é: o Valor 17 milhões para fazer um portal.

    Fico imaginando cquanto custou o site e/ou portal de empresas como Serasa Expirion, GM, Banco do Brasil, Itau, Petrobras, entre muitas outras, será que custou tudo isso?

    Não creio que nenhum presidente de empresa autorizaria este custo. e o site deles é muito bom

  5. Concordo que estas informações deveriam ser mais acessíveis, a única forma de obtê-la atualmente é pelo super confuso sistema de resumo das sessões disponível no site da câmara ou acompanhando pessoalmente a votação no mezanino do plenário.
    Este sistema de consulta de presença e votação disponível deveria ser igual o do site da câmara federal.
    Durante a apresentação do novo site da CMSP pelo Dalton Silvano ele afirmou que esta ferramenta será mais simples e mais funcional, que estava sendo desenvolvida pra melhorar o acompanhamento do cidadão.

Deixe um comentário