Por Devanir Amâncio
ONG EducaSP
As árvores recém-plantadas ao longo das calçadas da avenida Duque de Caxias, na região central de São Paulo, se transformaram em lixeiras.
O plantio de árvores em locais de grande circulação, principalmente nas áreas centrais, requer planejamento, manutenção periódica e fiscalização da empresa contratada. E (por que não?) um pouco de criatividade: uma plaquinha educativa com o nome da espécie. É indispensável a instalação de protetores bem organizados e não gambiarras – com pedaços de pau e tela plástica – como as que foram feitas no entorno das árvores da movimentada avenida .
Plantar e abandonar, além de ser um grande desrespeito para com o meio ambiente, por parte da Prefeitura, é desperdício de dinheiro público.
Sem esquecer de mencionar que onde as árvores estão plantadas servem de despejo de fezes de cachorros pelos seus donos porcos e sem educação.
Não custa nada procurar um local para jogar os desejetos caninos.
http://www.blogdoaitalo.blogspot.com
Floripa também sendo invadida por predios como em SP.
Lembrando que quando se trata de plantar árvores em calçadas é “proibido”, pela prefeitura, fazer aquelas muretas “ridículas”. O correto é deixar aberto no mesmo nível do pavimento e cobrir com grama, assim absorve a água da chuva e ninguem tropeça naquelas muretas “ridiculas”.
Se a prefeitura saisse multando os proprietários de imóveis, que tem essas muretas, recolheria um bom dinheiro.