Foto-ouvinte: Chama o Sugismundo

 

A preocupacão com o lixo acumulado na cidade aumenta a medida que as chuvas de verão se aproximam. Nesta semana, chegaram cenas tristes encontradas nas esquinas de São Paulo que se transformaram em lixões a céu aberto.

Lixo no Jardim Jaqueline

O Jardim Jaqueline está na zona Oeste e não precisa andar muito para tropeçar na sujeira que toma conta das calçadas, enquanto crianças brincam e famílias inteiras tentam viver. Não basta responsabilizar a população pelo lixo acumulado, pois faz um mês que as reclamações são feitas à subprefeitura do Butantã, mas nada é recolhido, segundo informa o líder comunitário Antônio do Chapéu.

Lixo no Jardim Independência

O Parque Independência está na zona Sul e a situação é semelhante. A lixeira e a caçamba escondidas embaixo do lixo estão na avenida da Meonda Velha com a rua Feitiço da Vila, pertinho de uma escolha municipal. De acordo com Devanir Amâncio, da ONG Educa SP, a sujeira não é recolhida regularmente, “cabendo ao córrego Moenda Velha levar o lixo para a Represa Guarapiranga”.

Se a prefeitura é acionada e nada faz, resta ao cidadão recorrer ao Sugismundo, personagem criado na década de 1970 em campanha do Governo Federal que tinha como lema “povo limpo povo desenvolvido”. Com ele, ao menos, a gente dava boas gargalhadas

5 comentários sobre “Foto-ouvinte: Chama o Sugismundo

  1. Milton
    Conheço de perto a periferia de São Paulo a exemplo das fotos.
    Êita povo porco sem educação.
    Se for comentar sobre o lixo a resposta é:

    “Nóis é pobre por isso nós joga o lixo na rua, nos corregos”

    Ai não podemos culpar e responsabilizar somente a prefeitura por sinal tem deixado muito a desejar no que se refere a limpeza publica, saneamento, qualidade de vida etc.
    Ja vi empregadas dos ricaços da vila nova jogando saquinhos com fezes de cachorros nas calçadas, sacos de lixo ao lado da escola, carroceiros idem.
    então…………

  2. Moro na Zona Norte e o problema é semelhante. A Prefeitura não vence. Pois ela retira o lixo da rua de manhã, a tarde já tem o dobro. O povo joga lixo na rua mesmo e aquele que não joga é passivo. Ele vê alguem jogando lixo na calçada e nada faz. Semana passada parou um caminhão numa rua da Vila Maria e deixou 4 pneus velhos de carro e um monte de pneus velhos de bike na calçada. Tirei foto no celular do caminhão e fui até o motorista e disse para ele que se ele não recolhece os pneus de volta iria levar a foto do caminhão dele para a subprefeitura. Imediatamente o motorista pegou os pneus de volta e se mandou. Na foto aparece uma casa com a porta cheio de lixo e uma criança sentada na porta. Onde está o dono da casa que permite que o povo jogue lixo na sua porta. O povo é passivo demais. Boca no trombone, junta os moradores e vai atrás dos políticos da região e do Prefeito para solucionar o problema. Enche o saco deles todo dia. Até resolver o problema.

  3. Milton, a população não se preocupa em jogar o lixo no lugar certo. Conheço bem o Parque Independência na zona sul de São Paulo. Moro próximo ao local, e sei que na primeira chuva forte, todo esse lixo vai parar dentro da casa dos próprios moradores. Pois enche tudo de água. Mas, o problema que se existe essa caçamba, foi a subprefeitura quem a colocaou ali, e porque não fazem a manutenção, que seria o mínimo a fazer? Há responsabilidade dos dois lados, tanto dos moradores quanto dos órgãos competentes.

  4. _ "…do povo, pelo povo e para o povo…";

    ainda não entendemos o nosso poder;

    e infelizmente muito de nós – o povo, não queremos tal poder;

    poder, subentende-se com responsabilidade;

    porém existem responsabilidades que queira

    gostemos ou não, temos que fazer, não tem outro jeito!!!

    Falar é fácil, mas e o fazer???

    Qual será o melhor caminho???

    Puxar as orelhas/ reclamar com a pessoa [física ou jurídica] que
    esta abandonado tal lixo,
    ou ir la recolher, e mostra que VC tem atitude de deixar seu bairro limpo, respeitavel para com os cidadãos???

    Qual será a melhor solução???

    Exigir que um ser humano, que não teve nada e nem família, nem exemplos bons no seu crecimento, que se torne um cidadão e que respeite os outros cidadãos???

    Tenhão todos um ótimo dia!!!

    ass: Douglas The Flash

    N!$x2dc230Dez201017122Qui301210AspPjSl*BDM32fj5170914

    http://eujafuiprejudicadoporservicospublicos.wordpress.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s