Lixão de luxo é desrepeito com cidade

 

Lixão de luxo

Acostumado a ver imagens de ruas da periferia paulistana tomada pelo entulho, há quem erroneamente culpe o cidadão pobre e de baixa escolaridade pela sujeira. Nos comentários abertos neste blog, lê-se críticas que soam preconceituosas quando fazem esta relação de causa e efeito. A estes convido que prestem atenção na imagem que ilustra este post. Foi feita nessa quinta-feira, dia 30.12, diante de prédio luxuoso na avenida Dona Helena Pereira de Morais, bem próximo do Parque Burle Max, encravado no rico bairro do Panamby, na zona sul.

O fotógrafo (eu), é verdade, não flagrou a imagem por completo, pois passava de carro pelo local e não havia como parar em busca de um ângulo melhor. Sinceramente, creio que não é preciso muito mais para mostrar a quantidade de lixo descartado pelos moradores do prédio a espera da empresa responsável pela limpeza pública que iria recolhê-lo ao fim do dia.

Esta mesma situação pode ser encontrada em vários outros prédios da região em calçadas que muitas vezes são ocupadas por famílias inteiras que catam na sujeira material que pode ser vendido em centrais de reciclagem.

Isto é para mostrar, também, que o mau comportamento e os hábitos inconvenientes na relação com o material descartado não estão relacionados a classe social e condição financeira, mas a falta de consciência cidadã que impera na sociedade. Problema que poderia ser evitado se houvesse política pública séria de coleta seletiva, na maior cidade brasileira.

2 comentários sobre “Lixão de luxo é desrepeito com cidade

  1. Pois é Milton
    apesar do serviço de coleta de lixo, limpeza publica na cidade de São paulo deixar muito ,a desejar, não podemos responsabilizar totalmente a prefeitura.
    Porque a população é mal educada, porca.

    Feliz ano novo a todos amigos e leitores deste blog, com muita saúde, paz, amor, compaixão, respeito ao próximo, com menos materialismo e mais fé.

    Armando Italo

  2. Ola Milton Jung !

    Ouvi sua reportagem sobre lixo na cidade realizado esta semana, nao me lembro da data. E lembro de voce ter perguntando ao secretario(?), sobre a situacao do lixo na regiao do Bras, e ele respondeu que medidas estavam sendo tomadas em regioes como Bras e Bom Retiro.
    Eu trabalho na regiao do Bom Retiro, e uma das medidas que eles tomaram foi mudar o horario da coleta do lixo para as 7:30 da manha.
    Eu concordo que ha abuso de alguns lojistas por aqui, porem, eu pergunto ao secretario: 7:30 da manha ? Serah que houve alguma pesquisa antes de tomarem esta decisao, porque qualquer um que trabalha na regiao sabe que as lojas abrem no minimo as 8:00, e os funcionarios tambem entram nesse horario.
    Como eles querem que o lixo nao seje deixado no dia anterior, ou que tenhamos que chegar muito mais cedo para colocar o lixo de fora para nao perder o horario ?
    Reajustar o horario para 8:30 ou 9:00 seria tao simples para resolver esta situacao, ou serah que estou sendo muito simplista ?

    Grato Milton.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s