E a Câmara de São Paulo abre os ouvidos também

 

Depois dos olhos, os ouvidos abertos. Uma semana após colocar na internet as imagens das comissões permanentes, a Câmara de Vereadores de São Paulo cria a Ouvidoria do Parlamento, um canal que receberá as reclamações, sugestões e informações do cidadão. O órgão terá o papel de analisar e encaminhar as mensagens ao setor responsável do legislativo e cobrar respostas.

Ouça a entrevista com o presidente da Câmara Municipal, vereador José Police Neto (PSDB), ao CBN SP

O Ouvidor tem de ser um servidor concursado da Câmara e terá mandato de um ano, podendo ser reconduzido ao cargo por decisão do presidente do legislativo. Ele terá o direito de pedir documentos que esclareçam situações expostas pelo cidadão e poderá recomendar mudanças de procedimentos administrativos e promover estudos com a intenção de melhorar a relação da Casa com a sociedade.

Os prazos para atendimento das reivindicações também estão estabelecidos no ato de criação da Ouvidoria. Os servidores e órgãos da Câmara terão até cinco dias úteis para responder aos pedidos feitos pelo Ouvidor e este terá dez dias úteis para informar as providências adotadas. Este tempo pode ser estendido dependendo do grau de dificuldade do pedido.

A Ouvidoria será acessada pelo eleitor através de diferentes canais: na página da Câmara na internet, por telefone com uma linha 0800, pelo correio e fax, além de atendimento pessoal.

A intenção é acabar com a reclamação comum de cidadãos que enviam mensagens com diferentes solicitações aos vereadores e muitas vezes não obtém qualquer tipo de resposta. Além disso, existe a expectativa de que a sociedade colabore com ideias para que o trabalho do parlamento seja qualificado.

O contato direto com o parlamentar se manterá, mas o eleitor ganhará um reforço e tanto com a Ouvidoria do Parlamento.

Leia, também, o post “De olhos e ouvidos abertos na Câmara Municipal” (05.02.2011)

3 comentários sobre “E a Câmara de São Paulo abre os ouvidos também

  1. Boa Tarde Milton e os Colegas Blogeuiros,

    Com certeza, a ouvidoria, é mais uma forma de aproximação da população com os veriadores. O que nos resta saber é se as reclamações vão ser atendidas. Eu tenho todas as duvidas quanta a isso. Mas vou pagar para ver. Vou ligar todas as vezes que verificar problemas na cidades que afetam a população. Como por exemplos os canteiros de obras que estão espalhados pela cidade. Que são colocados antes do inicio da obra e são esquecida após o termo da mesma por longos anos.
    Tem mais um porem: se esses continuarem como sempre refém desse prefeito com a Alesp é do governador, essa ouvidoria, vai cair no faz de conta, sendo mais um engodo para nosso bolço. Basta de engodo, já temos os politicos.

    Abr,

    JR.

Deixe um comentário