Juventude 3 x 2 Grêmio
Gaúcho – Olímpico Monumental
“Muito bom dia, em especial a torcida do Grêmio !”
Com esta frase Rudi Armin Petry costumava iniciar todas as entrevistas que concedeu em seus 91 anos de vida. Marcava assim uma posição clara em relação ao clube para o qual dedicou boa parte de seu tempo. Há quem credite a ele o início de um símbolo que o Grêmio construiu em sua história centenária: o da Imortalidade
Nem de longe sugeria desrespeito ao tradicional adversário. Foi ele quem ensinou o Rio Grande do Sul de que não havia Grêmio grande, sem Inter grande. Apenas um dos exemplos deixados por Seu Petry que comandou o clube em algumas de suas maiores conquistas.
Já era diretor de futebol em 1963, ano em que o Grêmio venceu o segundo dos sete títulos gaúchos em sequência. Foi presidente nos anos de 66 e 67 ganhando mais dois campeonatos. Seu Petry também participou como dirigente do time campeão da América e do Mundo, em 1983 ao lado de Tulio Macedo.
Sua presença no estádio Olímpico era sempre motivo de orgulho. Eu o via passando pela Tribuna de Honra ou passeando no pátio externo sempre com muito respeito. Aprendi sobre ele ouvindo as conversas de Seu Petry com meu pai ou de histórias contadas por outros gremistas ilustres.
Grandes nomes do Imortal estiveram sob o comando dele: Airton, Alcindo, Juarez, Ortunho e Vieira são apenas alguns que lembro neste instante. Jogadores que sabiam a importância de vestir o azul, preto e branco, que jamais subestimavam o adversário. Boa parte, gente que nasceu com o coração tricolor.
Disseram que Seu Petry morreu nessa terça-feira, aos 91 anos. Morreu, não. Seu Petry é genuinamente Imortal e, portanto, estará sempre vivo, e que sirva de inspiração para estes que aí estão.
(Diante deste fato, as coisas mundanas do futebol jogado nesta noite são muito pequenas)
Faço minha,se me permites,a frase que colocaste entre parênteses no final do teu texto. Vamos sentir saudade de Rudi Armin Petry,o tipo do dirigente cuja atuação foi um exemplo para os atuais mandatários do nosso futebol. Tivéssemos mais gente como o Seu Petry e não estarariamos,hoje,sendo obrigados a criticar tantas falcatruas que mancham a imagem do esporte preferido dos brasileiros.
EXEMPLO DE HOMEM E DIRIGENTE, MEU PAI ERA COLORADO E SEMPRE DIZIA:
– SÓ GOSTO DE DUAS COISAS DO GREMIO; O “SEU PETRY” E O GESSY….
SINAL QUE ATÉ POR AQUELAS ‘BANDAS” SEU PETRY ERA ADMIRADO…