Canto da Cátia: Corre, corre que o carro pega !

 

Faixa de pedestre

Ouça a reportagem da Cátia Toffoletto sobre o Programa de Proteção ao Pedestre

A moça corre para alcançar o outro lado da calçada ao ver o sinal vermelho para pedestres, em faixa de segurança diante do prédio da prefeitura. A imagem é da Cátia Toffoletto que está de volta à CBN após período de férias e, logo cedo, foi cobrir o início de mais uma etapa do Programa de Proteção ao Pedestre. O comportamento dela é típico do cidadão acostumado ao desrespeito, pois sabe que assim que o sinal verde surge para os carros, seus motoristas saem em disparada ou metem a mão na buzina. A lei é clara, diria o ex-juiz de futebol: o pedestre tem preferência e os carros só podem arrancar depois que ele deixou a faixa de segurança.

A cena revela a dificuldade que a prefeitura terá para mudar a cultura que impera na capital paulista e demais centros urbanos, com as exceções de praxe. O motorista se sente o dono da rua e o pedestre age com medo. Não é para menos, morrem dois por dia na capital, realidade que se pretende mudar com o programa que funciona apenas em alguns cruzamentos do centro de São Paulo.

Desde hoje, a CET está multando o motorista que não der preferência ao pedestre, em punição que varia de R$ 85,12 a R$ 191,53. Mas apenas nos pontos identificados como mais perigosos do centro paulistano. Estes locais onde a operação é intensificada e controlada servirão de exemplo para o restante da cidade, ao menos esta é a intenção da prefeitura que, pela primeira vez em muitos anos, dedica esforço no sentido de proteger o pedestre na faixa de segurança.

A operação também pretende educar os pedestres, pedindo para que eles evitem cruzar fora da faixa, onde elas existem e estejam bem sinalizadas, lógico. Aliás, a prefeitura poderia fazer um mutirão e pintar todas as faixas de segurança na capital, ajudaria bastante.

Aos que pedem punição aos pedestres infratores, duas informações: primeiro, apesar do Código Brasileiro de Trânsito prever a punição aos pedestres, ainda não foi regulamentado como expedir a multa; segundo, pedestre não é punido com multa, mas costuma ser com a vida.

17 comentários sobre “Canto da Cátia: Corre, corre que o carro pega !

  1. Oi Catia
    Ainda tenho duvidas se essa lei vai pegar ou não
    Para essa lei pegar e funcionar plenamente a multa aplicada tem que ser bem elevada
    Só existe um jeito de barrar motoristas que invadem faixas de pedestres
    Mexer no bolso sem dó e sem piedade.

  2. Nossa!!! Que surpresa boa ver o Canto da Cátia novamente , aqui no Blog!!!! Pra variar, Milton Jung inspiradíssimo no texto, naquele velho e sempre atento olhar, a partir de uma imagem que nós repórteres lhe enviamos…. saudações mosqueteiras!!!!

  3. Nossa!!!! que surpresa boa ver o “Canto da Cátia” de novo por aqui…Tava com saudades…Pra variar, um texto excelente desse gaúcho-gremista, que através de uma imagem, nos faz refletir sobre o assunto do momento…saudações mosqueteiras !!!!!

  4. oi Comandante!!!! Quanto tempo!!!! Bem… em relação à lei, acredito que ela pode pegar sim…. em Brasília deu certo, aqui tem tudo pra seguir o mesmo caminho…É uma questão de cidadania, cultura e costume…alguns ajustes poderão ser feitos ainda…. saudações!!!

  5. A educação e aplicação das leis para ser todos os envolvidos e comprometidos com o trânsito. O pedestre é a parte mais frágil, mas é tão importante ou responsável pela segurança e respeito quanto os motoristas.

  6. Alem de tudo eu percebo que as pessoas estão cada dia mais
    ansiosas e aceleram em cima de pedestres , buzinam assim que abre o farol etc. As pessoas precisam ficar mais leves e gentis no transito; Acredito que diminuiria em muito todos os acidentes , discussões e mortes.

  7. Que boa reportagem. Espero que continuem a bater neste assunto. Lembro-me que, dias após a mídia falar sobre o “novo Código de Transito” e toda aquela corrente de penalidades, era fácil atravessar mesmo onde não há semáforo em Sto André. Os motoristas paravam para que se atravessasse a rua. Depois tudo foi esquecido e multas agora só para rodízio, estacionamento proibido, farol vermelho, que são as mais fáceis das autoridades ineficientes/incompetentes/faturadoras detetarem.

    • Sérgio,

      Por isso o Programa da prefeitura não pode ser um evento, tem de se transformar em campanha permanente. A CET não pode perder esta enorme oportunidade que tem pela frente.

  8. Cátia, Até acredito que na região Central, Paulista, Berrini poderá até ter fiscalização. Meu amigo mora na região de Itaquera (Z.Leste) e um outro amigo no Jardim Brasil (Z.Norte) e eles reclamam: nessas regiões os motoristas tem as suas próprias Leis. Ou seja, não respeitam ninguem, fazem o que querem, e se vc reclamar eles descem do carro para agredir pedestres. É claro que não todos os motoristas, mas a falta de fiscalização deixa o motorista infrator impune. A Vila Maria (Zona Norte) as carretas estacionam e lugares proibidos (Rua Afonso Vergueiro, Rua São Quirino, Antonio Fonseca). E não adianta ligar paraa CET, não vem fiscal. Em torno da empresa São Roberto, as carretas estacionam numa curva no final da Avenida Guilherme Cothing com Avenida Nadir Dias de Figueiredo todos os dias e nada acontece. Convido alguem da CET a visitar esses lugares. Acho legal essa Lei do Pedestre, mas Fiscalização deve ter todas as horas e em todos os bairros. Do contrário vou acreditar que só há fiscalização na Região Central paragringo ver.

    • Daniel,

      Parece-me que a ideia da prefeitura é fazer do centro pólo emissor de costumes. Uma espécie de cartão-postal do programa de respeito ao pedestre, pois sabe que é a partir de medidas exemplares que se consegue avançar e mudar comportamentos. Mesmo no centro, o respeito à faixa irá demorar, afinal fomos (nós motoristas) acostumados por anos a fazer o que bem entendemos.

  9. Olá Mílton, Os pedestres estão se aproveitando da ação da prefeitura, para se jogar na frente dos carros, isso com o semáforo fechado para travessia.

    A prefeitura também deverá conscientizar os pedestres, como e quando podem ser realizadas as travessias nas vias públicas. Pois vim quase dois atropelamentos, por imprudência dos pedestres.

    Trabalho na região de Santo Amaro e existem muitas ruas sem sinalização (Faixa de Travessia), com certeza essa ação será modelo para outras cidades.

    As calçadas também não estão ajudando muito, o pedestre é obrigado a andar na rua isso facilita acidentes.

    Um grande abraço

    Batista

  10. a informacao esta chegando truncada, isso me preocupa. tem pedestre achando que a vez é sempre dele, mesmo quando seu semáforo diz o contrário. Ontem eu estava de bicicleta pela paulista, passando pelo sinal verde para veiculos e uma pedestre atravessou na faixa de pedestre, entre todos os carros em movimento gritando que a preferencia era do pedestre e que todos tinham que respeitar a faixa!!!! a campanha deve ser intensificada nos locais SEM SEMAFORO! ai sim é impossivel atravessar! colocar palhaços fazendo mímica onde quem manda são as luzes verde e vermelha, é burrice de primeira linha.

  11. Bom Dia Milton e aos colegas do blog.

    Catia! eu sei que como protetora dos parques da cidade e agora das calçadas, vc tem muitas áreas para cuidar. Mas, caso vc tenha um tepinho, faça uma visita na sofrida cidade de Sto André, de preferencia no pq. central. La, alem de esta abondonato, virou um ponto de trafico e uso de drogas. No sabado de 13/08, só em um ponto, eu contei 18 pinos utilizados para uso de cocaina. Fora os papelotes de embalagem de crak.
    Não sei se vc conhece, mais é uma área muito linda para ter esse destino.
    Caso, vc não tenha condiçoes, mande a dupa batiman/Robin. Julgo, que é caso de vida ou morte
    Falar nisso, parabens pela sua luta para que a cidade e seus municipes tenha uma vida melhor e tenha a sua cidadania respeitada.

    Abr,

    SS.

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