Sistema de coleta subterrânea de lixo já existe no Brasil

 

Faz pouco tempo, anunciamos no Jornal da CBN de que a coleta de resíduos sólidos nos Jardins, em São Paulo, seria mecanizada, em um projeto piloto proposto à prefeitura pela Loga, um das duas concessionárias responsáveis por recolher da frente de nossas casas o que nós chamamos popularmente de lixo. Um dos modelos a serem testados será com o uso de conteineres subterrâneos com maior capacidade de armazenamento e menor impacto ambiental.

Uma das empresas que desenvolvem equipamentos de coleta mecanizada para armazenar os resíduos no subsolo é a Sotkon que atua em Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Angola e, desde 2010, no Brasil. O sistema é diferente daquele já tratado neste blog que conheci em visita a Estocolmo, na Suécia, no qual o recolhimento é feito a vácuo através de encanamento que “entrega” os resíduos em uma central de tratamento (leia aqui), eliminando completamente a circulação de caminhões, entre outras vantagens.

Mesmo assim, de acordo com a Sotkon, o sistema que já funciona em cidades brasileiras, tais como Paulínea e Barueri, traz redução de custo na coleta por permitir o depósito do material a ser coletado em pontos mais distantes, diminuindo o número de viagens, gasto com combustível e emissão de CO2. Do meu ponto de vista, a vantagem está mesmo no fato de que se evita a colocação dos sacos com resíduos sobre as calçadas o que costuma causar sérios danos com alagamentos, por exemplo.

Cálculos feitos pela Sotkon mostram que o investimento para a implementação deste sistema pode ser recuperado em aproximadamente 1 ano e meio. Abaixo reproduzo vídeo produzido pela empresa que encontrei no You Tube e msotra com funciona o processo de coleta.

6 comentários sobre “Sistema de coleta subterrânea de lixo já existe no Brasil

    • Douglas,

      O sistema subterrâneo de Estocolmo é o ideal pois elimina transporte de carga e tem aproveitamento dos resíduos, seja na compostagem com transformação em gás, seja na reciclagem. Porém, é extremamente custoso para atender uma cidade da dimensão de São Paulo, pois exigiria um investimento altíssimo, talvez proibitivo. Sua viabilidade se daria com a instalação do sistema em alguma região nova da cidade, onde fosse possível inclui-lo já na fase de planejamento. O apresentado neste post, apesar de não ter em mãos o custo total da instalação, se tornaria mais viável e, pelo que entendi até agora, é o que a Loga – empresa de coleta de SP – pretende implantar no bairro dos Jardins, dentro de um teste piloto. Não sei se o sistema é o desta empresa que citei, mas a estrutura me parece semelhante.

  1. Vi isso funcionando no Porto, em Portugal, achava fantástico. Recolhiam os recicláveis assim também. Fico feliz de ver isso chegando por aqui. Seria ótimo se conseguíssemos reduzir também o uso dos sacos plásticos. Hoje uso sacos feitos com jornais dentro de casa, mas tenho que colocá-los no saco plástico preto do lixão do meu andar no prédio, que depois fica na calçada à espera do caminhão…

  2. Milton, é realmente fantástico esse sistema. amigos portugueses e espanhois já haviam me comentado sobre ele. As resistênciais iniciais caem por terra, quando oberservados os benefícios que ele traz, em particular a eficiência, higiêne, menos poluição (ambiental e sonora) e praticidade. Trata-se de uma quebra de paradigmas, o munícipe ter que se dirigir ao ponto de coleta (lixeira) ao invés de deixar na porta de sua casa para a empresa coletar. Nesta situação estamos sempre sujeitos às nossas inundações que levam embora os sacos entupindo bueiros. além daqueles que abrem os sacos e deixam tudo espalhado, animais além de baratas e ratos.
    Os contentores que alguns estão sugerindo não vai funcionar em SP. Muito volume para nossa superfície já congestionada, além do cheiro que vai gerar, por exemplo.
    Parabéns pela iniciativa de divulgar coisas boas para neos moradores desta selva.
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s