De pressão

 

ML

 

Por Maria Lucia Solla

 

Olá,

 

Você já ouviu dizer que em menos de cinco anos a depressão será a doença mais incapacitante do mundo? É projeção feita pela Organização Mundial da Saúde que também informa que mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão, no mundo! (A exclamação é minha, mas pode pegá-la emprestada, se quiser.)

 

E de que tamanho é “350 milhões” de pessoas?

 

Comparando à população do Brasil – aproximadamente 203 milhões de habitantes -, mais de um Brasil e meio de gente sofrendo! Comendo o pão que o Diabo amassou com o rabo! Morrendo! E tem quem diz que é frescura, falta do que fazer, e os quetais próprios da falta de compaixão.

 

Aliás, mais um recorde vergonhoso para a nossa coleção; a maior prevalência de depressão, nos últimos 12 meses foi registrada no Brasil, A menor, no Japão.

 

Japão 2.2 X Brasil 10.4

 

Brasiuuuuuu!!!

 

Quanto a mim, estou na via de saída das teias da uma longa, bem longa depressão. A situação brota mesmo De Pressão. Sinto como se estivesse numa cabine de avião, e a Pressão do Ar, ali, ficasse oscilando feito louca. Eu, tentando achar um ritmo, ao menos para a respiração. A vida, na real, vira o Samba do Crioulo Doido! O botão do liga/desliga fica em curto, direto.

 

E não adianta dizer o que é que a gente tem que fazer, muito menos apontar o que deveria ter sido feito. Ah! os profetas do passado!

 

Estar na depressão é perder a capacidade de funcionar, de raciocinar linearmente, de agir, e menos ainda de reagir. Coerência é item de luxo. A vida fica estagnada. Vão-se as reservas. Todas! As financeiras, as da saúde, da alegria, da descontração… A pele envelhece, os olhos entristecem, e a gente adoece.

 

o que para você é chuvisco
pra mim é tempestade

 

Do lugar onde estou agora, já me dou conta de que tenho aprendido muito, e que talvez, veja bem… talvez, eu esteja começando a entender que estou cursando um intensivão que a vida me proporcionou. Fui selecionada – vinte anos em três. Poucos escolhidos. Só os fortes!

 

E se você consegue manter a amizade com alguém que está sofrendo de depressão, parabéns, você é dos fortes também!

 

compaixão sorrisos
caixa de bombons
pote de sorvete
bomba de chocolate
Coca normal
um telefonema de surpresa
um vasinho de jasmim

 

PS: E por falar em saúde, compreensão, alegria e compaixão, VIVA o AMA Paraisópolis III! Dr. Cauã, você é o máximo! Rosely, carinho na sala das inalações. Do porteiro ao doutor, vocês são os campeões! Parabéns Hospital Albert Einstein, pela qualidade. Um jardim no deserto da cidade!

 

Bom domingo a todos, boa semana, e até a semana que vem.

 

Maria Lucia Solla é professora de idiomas, terapeuta, e realiza oficinas de Desenvolvimento do Pensamento Criativo e de Arte e Criação. Escreve no Blog do Mílton Jung

3 comentários sobre “De pressão

  1. Malu, que bom que está na via de saída. Quando eu era pequena minha mãe dizia que a depressão viraria uma epidemia porque a gente achava que tinha que ser feliz de qualquer jeito, e não aguentava uma frustração. Não sei se ela tava certa, de toda forma, bem vinda à luz. Vem de óculos tá?

  2. Pingback: Da danada | Mílton Jung

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s