Veja agora, compre agora: é Moda?

 

Por Carlos Magno Gibrail

 

Osklen

foto divulgação Osklen @fotosite

 

A SPFW que está nas passarelas esta semana é a segunda edição com um novo calendário e o sistema “veja agora, compre agora”. Mudanças que buscaram um alinhamento com os grandes desfiles de Milão, Paris e New York, que atendiam às novas formas de comunicação. Não para se igualar, mas para atualizar as marcas.

 

Com o objetivo de acompanhar a evolução dos meios digitais e neutralizar a crise no setor de moda, Paulo Borges decidiu pela mudança. Agora, de acordo com a entrevista concedida a Pedro Diniz na Folha,  está se preparando para após o término do evento atual identificar nos resultados se o novo sistema corresponde aos desejos do mercado e, portanto, se continuará.

 

Borges afirma que uma minoria de marcas, de um lado, e a imprensa, de outro, levam a uma nova avaliação. Alguns empresários querem descontinuar a forma atual, enquanto parte da mídia, que antes criticava o fato de a moda desfilada ser extremamente conceitual e não aplicável, está apontando agora um excesso comercial. Sem criatividade.

 

Ao que tudo indica este cenário é típico do processo de mudança quando os mais ágeis e adaptáveis continuarão o desenvolvimento do novo sistema. Enquanto os demais conservarão o status quo formando nichos ou mesmo saindo da competição.

 

Neste contexto é bom lembrar que as coleções sem relação direta com verão e inverno, atendendo a estilos de vida e com abastecimento  feito em no máximo uma semana, são exigências de um consumidor atrelado ao mundo digital. Geração “www” que atende ao “eu quero o que eu quero quando eu quero”.

 

É o novo varejo.

 

É Moda!

 

Carlos Magno Gibrail é mestre em administração organização e recursos humanos. Escreve no Blog do Mílton Jung, às quartas-feiras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s