Conte Sua História de São Paulo: como criança, brinquei entre os pingos de chuva

 

Por Ivani Dantas
Ouvinte da rádio CBN

 

 

Olhei para aquela chuva de verão e pensei em quantas vezes tive vontade de me enfiar debaixo daquelas gotas mornas, pisar nas poças d’água, correr por entre os pingos como na infância, na volta da escola!?

 

Aquelas calhas jorrando água pelos muros, correndo pelas sarjetas e a sensação única da água entrando pelos sapatos, inflando nossas meias como bexigas. E o melhor: sem a severa proteção da mãe, que não permitia esses riscos de se pegar um resfriado.

 

Vou? não vou?? Não, não cabem mais as dúvidas de outros tempos… Encaro olhares sutis de reprovação? E o cabelo? Vai ficar horrível? Interrogações eternas.

 

Tirei as sandálias pensando em quantas chuvas de verão vão me convidar a essa alegria de criança nos próximos 67 anos. Fui!

 

Que delícia pisar naquelas poças d’água enquanto os amigos pensavam seriamente em chamar um atendimento de emergência, antecipando, no chamado, a necessidade indiscutível de uma camisa de força… Será que pensaram? Que importa?

 

No meio da minha farra aquática vejo Juju, a florzinha adolescente, desabrochando para a vida, querendo também soltar as amarras e participar daquela festa. Apesar da presença da mãe, não havia os riscos nem super proteção. A parceria fez brotar ainda mais a vontade de correr, se não pelas sarjetas, hoje tão sujas e contaminadas, mas em torno do prédio, o que era possível.

 

Uhu!!! Bora lá!

 

Oportunidades não se perdem assim…

 

Curtimos nossa transgressão. Agora falta encontrar o que vestir de uma criança de 67 anos numa menina de 13. Opostos? Que nada! Lá foi a Juju, linda no meu vestido colorido e atemporal com suas formas perfeitas, cheias de vida para gastar.

 

Recolhi minha flacidez no meu vestido de listras que me aqueceram a alma lavada. E não é que aprendi?

 

Obrigada parceirinha amada! Você, como a chuva, me fez muito feliz!!

 

Ivani Dantas é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é da Débora Gonçalves e a narração de Mílton Jung. Conte você também a sua história enviando seu texto para milton@cbn.com.br

8 comentários sobre “Conte Sua História de São Paulo: como criança, brinquei entre os pingos de chuva

  1. Que bacana, adorei sua coragem em transgredir, nem tanto aos que estavam ao redor, mas ao corpo. Morro de vontade de fazer essa viagem no “tempo”, mas temo pelas reações do corpo, sou covarde, Ivani! Parabéns pela alegria merecida!

  2. Dalva, deixa você chegar aos 67!!! O tempo só acrescenta e, quer saber?? Várias pessoas me disseram que também tiveram vontade de se juntar a nós, e, se alguém pensou em torcer o nariz acabou entendendo meu manifesto. Obrigada pelo feedback e coragem !! é uma delícia transgredir!!!
    Abraços

  3. Amei seu artigo!Neste verão também tomei vários banhos de chuva!Minha alma e de criança. No carnaval pulei,dancei ri muito sob chuva forte.Tenho 65anos.Fico muito feliz com banho de chuva.Parabens para ti.Vamos fazer isto mais vezes.Abr.

    • Edi, obrigada! Parece que só os sessenta nos dão alvará para liberar nossa criança interior. Tomara que tenhamos muitos verões na vida para curtir outras chuvas, outras alegrias. Um abraço.

  4. Minha amiga-irmã, eu estava presente e achei ótimo te ver na chuva lavando a alma.
    Confesso que tive a mesma vontade só não tive a mesma coragem.
    Tenho orgulho de ser sua amiga…pra sempre.

    • Quando o tempo urge a gente percebe quanta auto censura se impôs. Mas a vida só se vive vivendo, e a espontaneidade, a autenticidade, são coisas que me fazem muito bem… Tento aprender todos os dias que o que falo não necessariamente é o que o outro ouve, Sô, amiga, pessoa especial que sempre fez a melhor leitura da minha fala, obrigada pela linda mensagem… é o que me move, o que me encoraja a contar histórias tão nossas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s