Conte Sua História de São Paulo: pesquei lambari na praça 14 Bis, na Bela Vista

De Gabriel Whitaker

Ouvinte da CBN

Inscreva-se e ouça o Conte Sua História de São Paulo em podcast

 

Morei desde meu nascimento até me casar, em 1972, na Rua Aracuã — travessa da Avanhandava, na Bela Vista — que foi o primeiro loteamento da Companhia City.  Bem ordenado e, até então, um lugar muito tranquilo.

Tinha muitos amigos na vizinhança —- o Roberto, o Horacinho, a Luiza … jogávamos bola na rua, fazendo as portas de garagem de gol, o que enfurecia uma das moradoras, quando o gol  era convertido. Fazia um barulho danado, pois a porta era destas de metal. Correria para todo lado!

No fim dos anos 1950, iniciou-se a construção de um grande edifício na Rua Paim, que, pelas profundas estacas instaladas para sua fundação, fez subir o lençol freático, que transformou um terreno na Praça 14 Bis em pequeno lago. Tempos depois, descobrimos que havia aparecido lambaris e guarús, que pescávamos com puçás, molhando toda a roupa e fazendo o desespero de nossas mães.

Um pouco adiante dessa praça, havia um avião, da esquadrilha “Senta a Pua” da FAB, num monumento comemorativo da participação do Brasil na II Guerra Mundial. Mais adiante, na entrada do túnel da 9 de julho, nas fontes ali existentes, soltávamos barquinhos e pequenos veleiros, que às vezes ficavam presos nos canos dos chafarizes, nos obrigando a entrar na água para recuperá-los.

A farra maior era na manhã do “9 de julho”, quando acordávamos com o som de clarins, anunciando o começo das paradas comemorativas da Revolução Constitucionalista. Corríamos para a avenida e assistíamos extasiados, sentados nas sarjetas, à passagem dos soldados, canhões e tanques de guerra. Era comum levarmos sustos com os cavalos da polícia montada, que escorregavam do asfalto, empinavam e atrapalhavam o seguimento do desfile.

Bons tempos aqueles, em que nós crianças brincávamos na rua com segurança e tranquilidade.

Gabriel Whitaker é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é do Claudio Antonio. Para contar a sua história da cidade, escreva seu texto para contesuahistoria@cbn.com.br. Assine o podcast do Conte Sua História de São Paulo.

2 comentários sobre “Conte Sua História de São Paulo: pesquei lambari na praça 14 Bis, na Bela Vista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s