
“Em 2022, há coisas que as empresas certamente continuarão a fazer com suas marcas e procedimento. E há outras que precisam ser melhoradas”
Jaime Troiano
Com o ano iniciado, e os aprendizados de 2021 ainda em mente, as marcas tem de estar prontas para o que vem por aí, independentemente das surpresas que a ômicron, a política e a economia – não necessariamente nesta ordem – nos proporcionarem. Jaime Troiano e Cecília Russo, no primeiro programa do ano, listaram cinco coisas que não podem faltar em 2022.
1. Prepare o seu Plano B
É preciso pensar já no seu plano B. Nos dois anos de COVID, descobriu-se que muitas empresas e marcas estavam despreparadas, seja para sobreviver na crise sanitária seja para aproveitar a retomada da economia. Foi evidente o estrangulamento nos serviços oferecidos quando os consumidores correram atrás de coisas que tinham deixado de fazer durante a pandemia. Faltaram produtos e os serviços ficaram lotados. O planejamento da sua marca já está pronto para o que der e vier?
2. Clareza nas mensagens e desafios
Empresários e gestores têm de sentar com suas equipes e conversa de forma transparente e clara sobre os desafios de 2022. É preciso que todos estejam na mesma sintonia porque nada será muito fácil daqui para frente. E se a comunicação não estiver ajustada, tenha uma certeza: “vai dar ruim”.
3. Engajamento dos colaboradores
Ninguém vende bem o que não comprou. Se os colaboradores ou funcionários não estiverem convictos do valor e da relevância da marca, dificilmente a empresa estará engajada para ter força no mercado.
4. A busca do propósito
Não contrate pessoas que não acreditam no propósito e nos valores da empresa e da marca. Não contrate apenas quem espera pelo holerite. Não contrate quem vai remar contra. O pessoal do RH sabe bem como escolhe o perfil dos colaboradores que somam à marca.
5. Digital e pessoal
Este será o ano em que, tudo que aprendemos com o universo digital, vai se consolidar de uma vez por todas. Mas é também o ano em que as pessoas vão querer “tirar o atraso” de todos os laços pessoais que ficaram hibernando em 2020 e 2021
“Preparem-se para ativar, tanto quanto possível, seus canais pessoais de contato com o mercado”
Cecília Russo
Ouça o comentário completo do Sua Marca Vai Ser Um Sucesso, que vai ao ar aos sábados, às 7h55 da manhã, no Jornal da CBN