
“A cultura é a alma do negócio. Se você não entende a cultura, você não entende o negócio.”
Márcia Lourenço, Allianz Seguros
A transformação cultural em uma empresa vai muito além do escopo do RH. Ela se infiltra em todos os setores e precisa estar alinhada aos valores e à missão organizacional. Para Márcia Lourenço, diretora executiva de Recursos Humanos, Comunicação e Sustentabilidade da Allianz Seguros, o processo é como “colocar o RH dentro do negócio e o negócio dentro do RH.” Segundo ela, essa transformação exige “escutar mais, estar com as pessoas para ouvir e entender as necessidades reais.” O tema foi discutido em sua participação no programa Mundo Corporativo, onde Lourenço compartilhou as iniciativas da Allianz para reformular sua cultura organizacional.
Uma liderança ativa e comprometida
Na visão de Márcia Lourenço, a transformação cultural só acontece quando a liderança acredita e promove a mudança diariamente. “Transformação cultural não é um programa de RH. É da empresa. RH é um instrumento, mas o ‘start’ vem da liderança. Não tem jeito.” A executiva acredita que a cultura empresarial precisa ser um reflexo genuíno dos valores da companhia, algo que inspire os colaboradores e promova um senso de pertencimento. Esse envolvimento da liderança é crucial para que o processo não se resuma a palavras “bonitas na parede,” mas se torne uma prática cotidiana e vivenciada por todos.
Esse compromisso tem norteado a Allianz a adotar uma estratégia de proximidade com seus colaboradores e clientes. Lourenço descreve como, no esforço de descentralizar e democratizar a comunicação, a empresa promoveu encontros regulares e coletou feedbacks diretos das equipes. “Eu viajo muito e faço mini comitês, onde os colaboradores podem trazer suas dúvidas, crenças e até críticas, porque a cultura também é feita desse diálogo franco.”
O papel da escuta ativa e da proximidade
Para Lourenço, um dos pilares dessa transição é a prática da escuta ativa e a presença junto aos colaboradores. “RH tem que estar com ouvido no trilho, estar lá no negócio para ouvir de verdade.” Segundo ela, esse movimento cria uma conexão mais profunda com as necessidades e expectativas dos colaboradores, impactando diretamente o compromisso deles com a transformação proposta.
Outro ponto importante é a adaptação da cultura da Allianz ao contexto global e ao mesmo tempo local. Apesar de ser parte de um grupo internacional, a Allianz no Brasil tem liberdade para moldar sua cultura de acordo com as particularidades do mercado e dos colaboradores brasileiros. “Nós asseguramos o futuro de nossos clientes e colaboradores. Esse propósito permeia todas as operações, mas com uma identidade que respeita as realidades locais.”
Assista ao Mundo Corporativo
O Mundo Corporativo pode ser assistido, ao vivo, às quartas-feiras, 11 horas da manhã pelo canal da CBN no YouTube. O programa vai ao ar aos sábados, no Jornal da CBN, e aos domingos, às 10 da noite, em horário alternativo. Você pode ouvir, também, em podcast. Colaboram com o Mundo Corporativo: Carlos Grecco, Rafael Furugen, Débora Gonçalves e Letícia Valente.