Mundo Corporativo: Helen Moraes, da HB Brasil, transforma o mercado imobiliário com impacto social e representatividade

Reprodução de gravação do Mundo Corporativo com Helen Moraes

“Eu quero deixar um legado para que mulheres pretas e homens pretos possam saber que é possível chegar lá.”

Helen Moraes, HB Brasil

De quase despejada com sua família a CEO de uma das principais incorporadoras sociais do país, Helen Moraes transformou as dificuldades da vida em força para mudar realidades. À frente da HB Brasil Incorporadora e Construtora e da Habita Reurb, ela alia negócios e impacto social com projetos de moradias dignas e acessíveis, uma proposta que desafia as regras tradicionais do mercado imobiliário e inspira novas formas de empreender. A história dela é tema da entrevista ao programa Mundo Corporativo, da CBN.

O lucro no atacado e a dignidade na construção

Helen Moraes conduz seus negócios com uma visão clara: lucrar no atacado para viabilizar moradias que garantam dignidade. “Eu pergunto qual é a minha margem de lucro. É tanto? Então você vai tirar um pouco dessa margem e entregar o que eu quero. Eu não vivo o lucro em um só empreendimento, vivo o lucro no atacado”, explica Helen, justificando sua escolha por semi-mobiliar os imóveis destinados a populações de baixa renda.

A inspiração para esse modelo veio de viagens internacionais, onde viu incorporadoras que entregavam imóveis já equipados. Ao trazer essa prática para o Brasil, Helen busca oferecer mais do que moradia: “Eu quero entregar um lar digno.”

Além do Brasil: os desafios da internacionalização

Os projetos de Helen Moraes ultrapassaram fronteiras. Ela está em negociação para levar o modelo de habitação digna ao Senegal e a outros países. Segundo Helen, a internacionalização não é apenas uma expansão de negócios, mas uma troca de aprendizados: “As tecnologias e práticas sustentáveis que vi em Dubai e Boston nos ensinam a fazer melhor aqui no Brasil. Obras limpas, responsabilidade ambiental e eficiência são inspirações que adotamos.”

Educação e representatividade como pilares

O compromisso de Helen vai além da construção civil. Ela vê a própria trajetória como um exemplo de representatividade: “Quero que pessoas pretas saibam que podem chegar lá.” Essa visão é moldada por sua história de vida. Filha de uma mãe que priorizou a educação sobre os luxos materiais, Helen valoriza o impacto transformador da escolaridade e da ação afirmativa.

Ela também enfrenta desafios constantes relacionados ao preconceito racial. “O racismo estrutural é real e se manifesta até nas altas esferas. Já ouvi que eu não teria capacidade financeira para executar grandes projetos. Quero mudar isso, ser uma referência e abrir caminhos para que outros também cheguem lá.”

Ouça o Mundo Corporativo

O Mundo Corporativo pode ser assistido, ao vivo, às quartas-feiras, 11 horas da manhã, pelo canal da CBN no YouTube. O programa vai ao ar aos sábados, no Jornal da CBN, e aos domingos, às 10 da noite, em horário alternativo. Você pode ouvir, também, em podcast.

Colaboram com o Mundo Corporativo: Carlos Grecco, Rafael Furugen, Débora Gonçalves e Letícia Valente.

Deixe um comentário