
Há marcas que não se apagam com o tempo. Permanecem vivas na memória como o cheiro de um lugar, a textura de um objeto ou o som de uma escada antiga. São parte de um “patrimônio histórico na mente das pessoas”. Esse foi o ponto de partida do comentário de Jaime Troiano e Cecília Russo, no quadro Sua Marca Vai Ser Um Sucesso, do Jornal da CBN..
Durante uma viagem a Poços de Caldas, cidade mineira onde viveu parte da infância, Jaime reencontrou lembranças de 70 anos atrás, intactas. “Antes de passar pelas portas das termas, eu já sabia qual o cheiro que iria sentir. E bingo, senti o mesmo cheiro de décadas atrás”, contou. Mas não foi só o olfato que o transportou no tempo. “A escada de madeira escura, de embuia, ainda estava lá. O mesmo ranger dos degraus me fez voltar setenta anos em alguns segundos.”
Essas sensações, segundo ele, são matéria-prima para quem trabalha com marcas. “Quem não se lembra de sons famosos que as marcas usam brilhantemente? O plim-plim da Globo, o tan-tan-tan-tan da Intel…”
Cecília Russo acompanhou a viagem e observou como certas experiências ficam gravadas com nitidez na memória. “Quando o Jaime ficou frente a frente com o Palace Hotel, os olhos dele marejaram. A fachada e os jardins estavam preservados no ‘patrimônio histórico da mente dele’.” Para ela, o episódio mostra que, embora as marcas precisem evoluir, há elementos que devem ser mantidos. “Modernizem, façam o rebranding que quiserem, mas nunca apaguem o padrão de imagem original com que a marca apareceu no mercado e ficou registrada em nossas mentes.”
A marca do Sua Marca
Toda marca relevante ocupa um espaço afetivo na lembrança de quem a vive. Como disse Jaime Troiano, “sua marca somente será um sucesso se ela não se perder pelo caminho”. É preciso atualizar-se sem apagar o passado, conservar o som dos degraus e o perfume das termas, porque é neles que mora o verdadeiro patrimônio histórico de uma marca: aquele guardado na memória das pessoas.
Ouça o Sua Marca Vai Ser Um Sucesso
O Sua Marca Vai Ser Um Sucesso vai ao ar aos sábados, logo após às 7h50 da manhã, no Jornal da CBN. A apresentação é de Jaime Troiano e Cecília Russo.