“Quanto é bom o seu prefeito ?” pergunta em inglês o site CityMayor.com que agrega informações sobre o ambiente urbano de várias cidades pelo mundo. A opinião dos moradores é ouvida pela internet e passa a fazer parte de um espécie de Observatório do Prefeito (Mayor Monitor) que classifica os administradores municipais de acordo com a performance de cada um deles.
O internauta escolhe o prefeito e dá uma nota de 1 a 10, na qual a mais baixa significa que o administrador tem desempenho muito fraco e a mais alta é concedida aquele que tem ação notável no município. Deve, também, justificar sua avalição descrevendo qual as melhores e piores ações do prefeito. A opinião é feita por escrito com o objetivo de restringir a possibilidade de fraude.
Na classificação atual, é a prefeita de Mississauga (Canadá), Hazel McCallion, com 9,03, que tem a melhor avaliação. Chamada de visionária e coinsiderada “um tigre”, recebe elogios pela recuperação da região central e por ter equilibrado financeiramente as contas públicas.
O prefeito de Berlim (Alemanha), Klauz Wowereit, está bem na foto. Tem média 8,9, é visto como dos melhores representantes da nova geração de berlinenses, recuperou a imagem da cidade “onde todos são bem-vindos”, e encorajou os gays a defenderem seus direitos. Na áreas das críticas: “ninguém é perfeito”, disse um dos internautas.
Quem não anda nada bem, na avaliação, é o prefeito de Nova Iorque (EUA), Michael Bloomberg (4,68). A restrição aos direitos das pessoas foi apontada pelos internautas como dos seus maiores erros. Além disso, é criticado pela falta de transparência dos seus negócios.
Arrisque no seu inglês e passe a monitorar, também, o prefeito da sua cidade aqui no Brasil.
Arriscar o meu inglês vai ser difícil, más com um dicionário na mão e um teclado quem sabe a coisa materialize-se.
A idéia é otima e poderíamos fazer aqui para todos eles de vereador a Presidente e em português, até nossa língua prega peças na gente.
Vou criar o blog e propôr ao Milton Jung então.
Se isso acontecer será o ENEM da socidade em relação a matéria “Políticos do Brasil”.
Estou até vislumbrando a nota de alguns parasitas (quero dizer políticos).