O labirinto paulistano

A cidade de São Paulo tem uma das mais confusas malhas viárias do mundo e a culpa não é do excesso de carros. Estudo cartográfico feito pelo arquiteto Valério Medeiros constatou que esta desorganização interfere na mobilidade urbana. Na comparação com mapas de 164 cidades do mundo, a capital paulista ficou na 156ª posição. Que conste: quanto mais embaixo na classificação pior para circular na cidade.

Ouça a entrevista com o professor de arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília, Valerio Medeiros

Conheça alguns dos dados que fazem parte deste estudo

O estudo completo está na página da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília


8 comentários sobre “O labirinto paulistano

  1. A importancia do trabalho do Valério se dá na medida em que foram abordadas outras cidades de menor escala e não só São Paulo, mas outras grandes cidades do mundo. Comparação com 164 cidades do mundo…não é para qualquer um.
    Enquanto isso, a maioria dos gestores públicos acham que podem resolver o problema do trânsito nas grandes cidades, alargando vias, fazendo viadutos e privilegiando o automóvel.
    Vimos que isso não resolve o problema.
    Parabéns Valério!

  2. Tenho parentes do Rio que vem a SP com alguma frequência. Depois de diversas confusões, quando se perderam em regiões às margens da 23 de Maio, da av Marginal Pinheiros, comecei a prestar mais atenção na sinalização.
    Uma vergonha.
    Tem uma placa na esquina da Marginal com a Rua Pais Leme. (infelizmente não tenho foto)
    A placa está completamente escondida atrás de placa de orientação do trânsito. Impossível de ser vista.
    E com o mesmo “cuidado” a cidade está “sinalizada”.

  3. São Paulo cresceu, cresceu, cresceu, e chegou a isso o que presenciamos, um verdadeiro labirinto!
    Resultou no C A O S!
    O trânsito poderia ser melhor, obviamente, de nada adianta projetar e construir novas e largas avenidas, viadutos, etc.
    Se tivéssemos um transporte publico decente e mais confortável, mais kilometros de metro, mais corredores de onibus, certamente muitos paulistanos optariam por ir aos seus locais de trabalho utilizando o transporte publico.
    Mas infelizmente não é isso que acontece graças ao lobby
    montadoras de automoveis e caminhões.
    Pasmem!!!!
    Recentemente ouvi a noticia sobre a possibilidade da possibilidade de se financiar um automovel ate em 70 prestações!!!!!
    Conheço pessoas que trabalham a dois, tres, quatro quarteiões de casa e vão de automovel porque não gostam de caminhar, e se caminhar em dias de sol transpiram e chegam nos seus escritorios suados.
    Tenha santa paciência!
    Que comodismo!
    Então concluindo, não vislumbro uma luz no fim do tunel.
    Só se for um trem vindo em nossa direção.
    Pelo contrário, solução a curto, médio prazo?
    Só vemos e ouvimos autoridades, experts, estudiosos fornecerem e informar soluções, ao meu ver paliativas.
    E o trandito o caos paulistano aumenta dia a dia, chegando proximo do insuportável!
    Não acredito na possibilidade de solucção imediata, ou por falta de gerenciamento das nossas autoridades e também por culpa e responsabilidade de muitos paulistanos que podem ir a pé aos seus locais de trabalho, mas de forma alguma abrem mão “do conforto de estarem enlatados” dentro dos seus confortáveis e luxuosos automoveis.
    Fim de linha e nem por milagre o caos paulistano sera sanado.
    Pessimista eu?
    Procuro ser realista e não tapar o sol com a peneira.
    Abraços
    Armando Italo

  4. Sem querer ser déspota, dono da verdade ou advogado do diabo. Vamos imaginar que o transporte público em São Paulo esteja uma maravilha,( hipotético ). Vocês acham que as pessoas que vão trabalhar de carro andarão a pé no centro de São Paulo ? É uma sujeira imensa. E outra: Nós nunca saberemos quem estará nos esperando atrás das barracas dos camelôs para nos assaltar, por exemplo. É complicado, Antes de pensarmos numa política de transporte, é necessário se fazer uma cidade mais limpa e segura. E o Xis da questão é a educação e o combate a corrupção. Mas ” Nóis ” gostamos de levar vantagem em tudo e elegemos quem elegemos. Aí fica difícil meu povo. Abraços.

  5. realmente São Paulo em termos de idéias, projetos para tentar melhorar a nossa qualidade de vida, serão somente paliativas.
    “Na casa que falta pão, todos brigam, e ninguem tem razão”
    Apartir da década de 50, quando a cidade de São Paulo desandou a crescer de forma assustadora, Os poderes, politicos, montadoras, construtoras, incorporadoras, multinacionais, fizeram o que bem entenderam durante quase 50 anos.
    Agora a bagunça está generalizada e duvido que a medio ou a longo prazo os problemas seja menores.
    Por estas e por outras, mesmo sendo um paulistano nato, triste com o que anda acontecendo de ruim com a minha cidade e os oderes me parece que não estão ne ai, somente para votos, poder, etc., estou pretendendo me mudar para outra cidade, quem sabe estado também, onde pelo menos o cidadão possa viver com um pouco mais de dignidade e menos ganância.
    Onde o transeunte possa caminhar dignamente numa calçada sem lixo, entulho, detritos, camelôs, sem medo de quem vai sair atras deuma banca de camelo como disse o colega acima, sem sujeira, etc.
    É complicado mesmo!
    Um verdadeiro celeuma!
    Abraços
    Armando Italo
    Abraços
    Armando Italo

  6. O excesso de trânsito faz parte porque a cidade cresce e a cada ano que passa o número de automóveis na rua aumenta. So o investimento com transporte público para reduzir o numero de carros nas ruas. Agora, a sinalização em SP é uma vergonha. Só que é morador muito antigo ou quem anda de carro o dia inteiro conhece os macetes para andar e fugir desses labirintos. A falta de sinalização deixa o trânsito lento na, porque na dúvida vc reduz para não entrar em vias erradas. Meu amigo foi para Miami, alugou um carro e não errou o trajeto uma vez. Se orientou apenas pela sinalização. Aqui em SP Quando quero ir para qualquer lugar, páro e pergunto para um taxista. Ainda bem que existem taxistas que têm paciência de nos explicar o trajeto. Salve os taxistas. Se depender das placas, andaremos em circulos. Nota zero.

Deixar mensagem para Helena Cancelar resposta