Como foi o Desafio Intermodal 2009

 

Desafio Intermodal 2009Os dois destaques do Desafio Intermodal 2009 em São Paulo eram o helicóptero e a cadeira de roda, modelos de transporte usados com freqüência na capital paulista e testados pela primeira vez desde que o evento se iniciou em 2006. Você já sabe – o Heródoto, invejoso, não parou de falar disso nesta sexta-feira – o helicóptero chegou em quarto lugar, após duas bicicletas e uma moto. E a cadeirante foi a penúltima colocada ao ter de usar o sistema de ônibus e metrô para se deslocar da avenida Luis Carlos Berrini, na zona sul, até a sede da prefeitura, ao lado do Viaduto do Chá.

Antes de se iniciar o Desafio, eu conversei com o Roberto Nonato, no Jornal da CBN 2ª edição:

Ouça a conversa com o Roberto Nonato, no Jornal da CBN

Logo que levantei voo, às 6h15, voltei à CBN para registrar o começo da viagem

Ouça como foi o início da viagem de helicóptero

A chegada foi às 6h33 da tarde, e só depois de chegar descobrir que o helicóptero havia perdido a corrida para bicicletas e moto:

Ouça como foi a chegada na prefeitura, após a viagem de helicóptero

O evento ganhou destaque nas comemorações do Dia Mundial Sem Carro que será em 22 de setembro, próxima terça-feira. Eu aproveito para deixar aqui alguns posts de reportagens publicadas no rádio e televisão sobre o tema.

Ouça a reportagem da jornalista Cristina Coghi, que acompanhou o Desafio na CBN

A TV Globo acompanhou a chegada do Desafio Intermodal, veja aqui

10 comentários sobre “Como foi o Desafio Intermodal 2009

  1. Seria tão bom se mais pessoas usassem a bicicleta, ai as ruas ficariam melhor para andarmos em nossos carros! Infelizmente acho que, embora interessante, esse tipo de teste serve mais para adiarmos a discussão do problema!

  2. Aproveitando, quando fiz o levantamento dos custos do Helicóptero, simulei o seu aluguel e também o custo do “Heliponto”, isso mesmo, se você precisar alugar um Helicoptero, tem que levar isso em consideração. Numa simulação em alguns helipontos da região, a média do aluguel é de R$300,00 por pouso e decolagem.

    Claro que não pagamos esse valor pois os Helipontos foram gentilmentes cedidos ao Desafio pela Hines e pela Prefeitura.

    Já o custo do aluguel do Helicóptero, segundo a Helifly, empresa que cedeu o equipamento, o valor seria de R$2.000,00 por hora, não importa se o tempo de deslocamento for inferior a isso.

    O custo pode cair caso a pessoa seja dona do Helicóptero, nesse caso gastaria com a querosene de aviação, acho eu que 70 litros por hora a um custo de R$5,00 o litro, mais 500 dolares por hora de vôo, uma espécie de depósito compulsório para ser gasto na manutenção do Helicóptero a cada 70 horas de vôo. (acho que é isso)

    Em breve iremos reproduzir um relatório mais completo e informaremos com precisão esses esses detalhes.

    Aproveitando, está muito boa a matéria, disparada a que melhor soube informar a população sobre os reais objetivos do Desafio Intermodal.

    Abraços

    André Pasqualini

  3. Olá Armando, no próximo devemos ter pessoas de Patins, algo comum em NY.

    Outro modal que devemos colocar é uma sugestão do nosso governador, ir de Burrico, que deve ser até melhor do que ir de carro.

    Pena que para nosso governador (e pra grande parte da população, até de quem não tem carro) a solução não é tirar carros das ruas e sim abrir mais vias para eles passarem. Todo mundo acha isso razoável, até o dia que passarem uma avenida por cima da sua casa.

  4. Milton Jung, obrigado pela participação!!

    Andre, se o helicoptero for próprio, há que se computar também a depreciação do equipamento e hora do piloto, se for o caso; deve sair um pouco mais barato do que se alugar, mas não muito.

    Abs

  5. Ola Milton
    Pensamos que voaste neste aqui
    Quem na CBN voa nesta coisa do link?

    Voaste numa bela máquina entao
    Os BJR-206 são considerados por muitos carinhosamente como os Fuskas do ar
    Rápidos, versateis, ageis.
    Abraços
    Armando Italo
    Eis o BJR-206 do Milton

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