Carros vão rodar a 30km/h. Calma ! É na Espanha

 

Os prefeitos de cidades espanholas estão sendo desafiados a reduzir o número de acidentes de trânsito e de vítimas com uma medida que deixaria os brasileiros de cabelos em pé. A Direção Geral de Tráfego propôs que os municípios restrinjam a velocidade máxima de circulação de carros em 30km por hora em 80% das ruas, segundo informou o jornal El Mundo.

De acordo com o especialista de trânsito Andrés Monzóm, a possibilidade de se sobreviver a uma acidente quando os veículos circulam até 30km por hora são muitas e as de evitar um atropelamento são “muitíssimas”. A maior ocorrência de atropelamentos está nas ruas de pouco tráfego, onde os pedestres andam mais confiantes, explicou.

Para justificar a ideia das “Zonas 30”, como é chamado o projeto proposto pela DGT, Monzóm é definitivo: “As ruas não são dos veículos, são dos cidadãos, dos pedestres, dos que andam”. A diretora do Observatório Nacional de Segurança de Tráfego Ana Ferrer completou: “o veículo tem de saber que é o último da fila”

Leia a reportagem completa no jornal eletrônico El Mundo.es

5 comentários sobre “Carros vão rodar a 30km/h. Calma ! É na Espanha

  1. Se olharmos nossa legislação de trânsito veremos que para as vias locais — a maioria das ruas — a velocidade máxima permitida é de 30km/h, e os pedestres tem preferência sobre os veículos — todos — mas como muitas leis aqui no Brasil……

  2. Acho que o título não deveria se “calma”, e sim “infelizmente não é aqui (em SP)”

    Aliás, essas “zonas 30” já estão sendo implantadas na cidade do Rio de Janeiro. Parabéns à cidade, tem que servir de modelo pro resto do país.

    O que sobra é a pergunta: quando é que teremos em São Paulo (e no Brasil, de maneira geral) uma gestão inovadora como essas, que terá a CORAGEM de priorizar a vida e a convivência e compartilhamento do espaço público, ao invés de seguir priorizando a fluidez do transporte individual, sendo cúmplice de muitos assassinatos que vemos todos os dias?

  3. Espanha, velocidade a 30 km, exêlente idéia

    Caro Jornalista, faça essa perguntar ao secretario de transportes do estado de São Paulo, e pergunte qual tem sido a prioridade do estado? do caro? ou do pseudo- cidadão?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s