Na aeronave da vida

 

http://www.flickr.com/photos/claudio-rieper/

Publico aqui texto enviado por um dos mais ativos participantes deste blog, o comandante Armando Italo, que escreve pensando em todos aqueles que, assim como ele, dedicaram algum tempo do seu dia para comentar notícias, debater assuntos ou provocar reflexões:

Em 1o. de janeiro de 2009 embarcamos na nossa aeronave, acionamos os motores, taxiamos, alinhamos na cabeceira da pista, decolamos mais uma vez para o desconhecido.

Durante a subida, sentimos algum tipo de resistência causada pelas forças da natureza. Tivemos de “brigar um pouco” com os controles e sistemas de voo – assim como com os nossos próprios controle e convicção – em momentos cruciais. Foi necessário tomar atitudes inesperadas e ter coragem de assumir, aceitar os nossos erros, derrotas, frustrações e desafios.

Subindo em direção a imensidão do azul escuro, do infinito, ora tendo que acelerar, ora tendo que desacelerar os motores. Reduzir ou aumentar a razão de subida para que então pudéssemos em algum ponto do infinito, lá em cima, nivelar a nossa aeronave com segurança e desfrutar a paz daquele espaço, do nascer e do pôr do sol. Apreciar a chuva caindo lá embaixo em algum lugar qualquer e tudo o que existe de belo que o criador e a natureza nos proporcionam.

E assim, atravessamos em nosso voo o ano de 2009.

Temos agora de iniciar a descida da nossa aeronave da mesma forma que subimos. Em paz, harmonia, segurança, respeito a natureza, aos amigos e companheiros de voo.

Que em 2010 os nossos voos sejam melhores, mais suaves, menos
turbulentos, com menos aproximações perdidas e arremetidas !

11 comentários sobre “Na aeronave da vida

  1. Armando Italo, antes de enviar os votos de um ano novo
    com muiita saúde e sucesso, não poderia deixar despercebido o belo texto que está aí.
    Parabéns pelo artigo,, um Phd em Metáforas aeronáuticas.
    Que em 2010 continue ativo eletronicamente como no ano que passou.
    Grande abraço

  2. Armando consegue, da forma habitual, fazer um paralelo muito interessante entre a ação de voar e o nosso dia-a-dia, possibilitando-nos ótima reflexão. Parabéns e um 2010.

  3. Carissimos Carlos Gibrail e Luiz Francisco

    Obrigado pelas suas palavras.

    “Apesar de toda tecnologia aeronáutica existente atualmente, da decolagem ao pouso, não devemos nos distrair, nos acomodar quando estamos dentro de um cockpit comandando uma aeronave.
    as nossas atenções, devem estar voltadas a tudo o que acontece a nossa volta, dentro e fora da aeronave, voando alto ou voando ou baixo, cruzando os céus velozmente na velocidade mach 0.80 ou mais devagar em meros 180 nós.
    Caso contrário corre-se o risco de pegarmos pela proa um enorme e perigoso cumulus nimbus os temiveis CBs, inesperadas rajadas de vento que podem nos tirar do eixo da aerovia”

    Grande e carinhoso abraço
    feliz 2010

    Armando Italo

  4. Meu caro, estimado, ilustríssimo jornalista, âncora, gremista Milton Jung.

    È e sempre será com imensa satisfação em poder pariticipar e colaborar.
    A Rádio CBN, você e demais mestres da comunicação desta querida e conceituada emissora de radio difusão, merecem todos os nossos respeitos e considerações.
    Pois através de vocês e da Radio CBN, podemos manifestar abertamente as nossas opiniões e sentimentos.
    Nós ouvintes internautas e colaboradores é que devemos agradecer pela nossa modesta participação durante todo esse tempo.
    Aproveito para desejar a você Milton Jung, feliz 2010, com muita saúde, paz, harmonia, felicidades, realizações.
    Exttensivo a todos os profissionais da Radio CBN.
    Catia Toffoleto, Petria Chaves, Patricia Madeira, as meninas dos Caminhos, Ilustrississimo Professor Doutor, Jornalista, Âncora, radialista da Radio Taiaçupeba, motorista de Kombi, usuário de vários modelos de pantufas, jovem, exuberante Hotel Bravo ou Prof. HB.
    Muito obrigado por nos permitir de “estarmos voando juntos” na aeronave da vida, ano 2009.

    Armando Italo

  5. Somos passageiros poderosos e podemos escolher nossos comandantes, auxiliares e os principais profissionais, para termos um voo mais tranquilo possível. Por isso, analisar e debater com outros passageiros seus currículos, é primordial. Mantendo atenção em quem conduz e irá conduzir nossa aeronave, podemos evitar catástrofes.

    Bom, fui eleito para pilotar o fogão e, estou indo com a intenção de dar o máximo de mim (risos)

    Parceiro de comentários Armando Italo, lhe desejo em 2010 um voo tranquilo, com muita paz e sem turbulências. Que as turbinas de sua garganta e dedos, continuem eficientes.

    Abraços

  6. Meus queridos amigos virtuais deste “hangar”.
    Mike Lima, Lima Fox Golf, Beto.
    Muitíssimo obrigado!!!!
    Hoje, dia primeiro de Janeiro, estamos já “fora do solo” iniciando mais um vôo na nossa “aeronave da Vida” em ascenção para um nível de vôo acima dos 35000 pés.
    Pedimos ao criador que este nivel seja seguro, suave, com poucas turbulências, céu cavok.
    Mantenham os cintos atachados, apreciem a paisagem a cima e abaixo.
    Dentro de instantes estaremos iniciando o nosso “serviço de bordo” e para melhor conforto dos “senhores passageiros” estaremos disponibilizando confortáveis pantufas, estas cedidas gentilmente pelos nosso chefes mor de cabine prof Hotel Bravo e Mike Juliet.
    Quando pousarmos, a viatura da nossa cia, uma novíssima Kombi 63 estara nos aguardando para o tranporte de todos até o Gate.
    Pilotada por quem?

    Feliz ano 2010.

    Armando Italo

  7. Comandante,

    Que 2010 venha trazendo, além de saúde, paz e harmonia, também justiça aos milhares de funcionários da Varig, que foram tungados em seus direitos trabalhistas (foi para isso que criaram a Lei de Recuperação Judicial?) e em suas pensões do fundo Aerus.

    O senhor deve saber do que estou falando, não?

    Abraços.

  8. Ola Edson
    Certamente
    Basta ver quantos ex tripulantes da VASP. VARIG, TRANSBRASIL, que tiveram que voar no exterior para poder se manter trabalhando, voando, ganhando, fazendo o que realmente gosta de fazer, pois voar não se trata somente de profissão e sim uma paixão, dedicação total, sacerdócio.
    Aspectos estes que no Brasil não tem o menor valor.
    Mas estamos no Brasil pais onde os valores são totalmente invertidos
    Acontece em outras profissões também
    Pois o funcionario, o ser humano nos dias de hoje é considerado somente como um numero no quadro de funcionarios.
    Sem esquecer de mencionar o total abandono por parte dos nossos governantes em que se encontram os poucos aeroclubes ainda espalhados no brasil, sobreviventes.
    Obrigado pela sua participação.
    Tem muito piloto trabalhando como taxistas, vendedores, maloteiros, voando C172, Seneca II, Navajo, CArajá, Navajo, Cheyene, entre outras aeronaves do tipo,outros porém sequer estão trabalhando, doentes mentalmente e fisicamente, face as dificuldades e burrocracia.
    Abraços
    Armando Italo
    Lamentável

  9. 19 de julho, 2011 as 3:50

    Comandante e Mestre Armando Italo,
    Nesta madrugada quase perdi total controle da minha aeronave. Porém lembrei do galho e da neve caindo sobre ele senti em mim suas palavras e ensinamentos de controle e comando. Imediatamente do medo passei pela leveza e paciência.
    Hoje eu aprendi a voar.
    Obrigada e lhe desejo um 2012 nas alturas mergulhado em nuvens da minha mais profunda gratidão.

Deixar mensagem para Luis Fernando Gallo Cancelar resposta