Tem muita gente reclamando do preço do álcool que subiu consideravelmente no último mês. Os usineiros falam em quebra de safra provocado pelas chuvas. Quem entende do assunto, diz que é especulação. Os produtores de cana estariam preferindo vender açucar no exterior a oferecer álcool aos carros brasileiros.
Hoje, conversamos com o professor e físico José Goldenberg que sugeriu intervenção do governo federal para segurar o preço do álcool, pois teme que o programa de incentivo ao uso do combustível mais limpo sofra forte revés. Além do impacto na economia, a substituição do etanol pela gasolina vai gerar prejuízos ambientais.
“Quando o Governo Federal reduziu de 23 para 21% a mistura de etanol na gasolina, os relógios de medição do ar em São Paulo passaram a registrar, em pouco tempo, piora na qualidade”, explicou o ex-secretário do Meio Ambiente.
Ouça a entrevista do professor José Goldenberg no CBN SP
Aos motoristas de carro flex a sugestão é que antes de se assustar com o aumento no preço do álcool façam a seguinte conta: se o litro do álcool custar até 70% do preço da gasolina, fique no álcool. Outro custo que deve ser avaliado é o ambiental.
Não entendi…
Não foi a pouco tempo atrás que uma pesquisa comprovou que os carros a alcool poluem mais que os carros a gasolina? O único "beneficio" que o carro a alcool tem em relação a gasolina é que a produção de cana absorve o CO novamente, enquanto o CO da gasolina sai do fundo do mar e vai para a atmosfera fazer o efeito estufa.
O problema considero outro, primeiro é que não temos uma política de renovação de frota, que adianta alguém comprar um carro que polua menos se ele passa pra frente aquele pau velho pra outro poluir? Deveria haver uma política de retirada de carros poluentes de circulação e não uma redução no preço dos combustíveis. Aliás, creio que a melhor maneira de diminuir a poluição é aumentar ainda mais os preços dos combustíveis, pois isso fará com que as pessoas pensem duas vezes antes de usar seus carros sem necessidade.
Pior é que tem pessoas que se iludem achando que só porque tem um carro a álcool estão fazendo bem pro meio ambiente. Tenho um carro a Gasolina, mas garanto que poluo muito menos que muitos carros zero a álcool. Simplesmente porque só uso quando não há outra alternativa e nunca ando sozinho nele. Com isso dificilmente ando mais de 200 kms com ele por mês.