Por uma assistência técnica digna da Apple – II

 

apple-logoVocê sabia que existe um recall para trocar a dobradiça do MacBook Air ? Eu não. E ao menos três assistências técnicas autorizadas pela Apple também não. E pela “desinformação” renderia a estas algo em torno de R$ 1.400,00 para cada peça trocada. O incrível é que foi uma loja não-autorizada, na rua dos Gusmões, região da popular Santa Ifigênia, centro de São Paulo, que preferiu ser honesta, abrir mão do serviço e informar o consumidor do direito que tinha.

A má qualidade da assistência Apple, no Brasil, já foi motivo de comentário neste blog (leia aqui) quando tive dificuldades sérias para resolver – e não resolvi – problemas técnicos em dois dos meus Mac. Volto ao tema após ouvir a história de desrespeito com o consumidor contada pela companheira de domingo Maria Lucia Solla.

A dobradiça do MacBookAir quebrou após dois anos de uso. Procurou uma autorizada e se assustou com o orçamento. Soube da MacLemon, na Santa Ifigênia, e, após confirmar que o conserto sairia caro, foi informada da suspeita de que haveria um recall para esta peça. Telefonou para mais duas autorizadas e perguntou sobre o direito dela trocar a peça. Uma delas chegou a dizer que escreveria para a Apple para se informar melhor. Dias depois o funcionário da assistência técnica retornou a ligação para dizer que a Apple negara a existência do recall. Apenas na quarta prestadora de serviço, na qual também precisou lembrar de seu direito de consumidora, é que conseguiu a troca.

Desrespeito, desinformação ou má-fé. Não sei bem como enquadrar este comportamento das autorizadas. Mas está mais do que na hora de a Apple se preocupar com este tema, principalmente no momento em que volta suas atenções para o Brasil. Ou acabarei acreditando de que para a empresa de Steve Jobs somos consumidores de segunda categoria.

14 comentários sobre “Por uma assistência técnica digna da Apple – II

  1. ” Ou acabarei acreditando de que para a empresa de Steve Jobs somos consumidores de segunda categoria ”

    Tente comprar um software para o Mac, não precisa ir tão longe pra ilustrar sua colocação.

  2. Os problemas não param por aí. Tente comprar na Apple Store Brasil (loja que existe somente na web) e pagar via boleto. Demorou 15 dias para processar o pagamento e mais 2 para enviar o produto. Faz sentido isso?
    Mas a verdade é que a Apple não liga muito para o Brasil. Steve Jobs já declarou que o país não tem prioridade devido aos altos impostos, que tornam os produtos bem mais caros do que já são.

  3. Ai Milton
    Por isso preferi por fazer uma pós em informática e assim me vi livre das “oficinas autorizadas”
    Se eu tiver que ficar na dependencia de “alguns tÉnicos e autorizadas” vou acabar falindo certamente.
    E viva o linux open source!
    Rwindows só para rodas alguns programas 3D, game e mais nada.

  4. Caro Milton
    Acredito que importante é lutar diuturnamente pelos direitos de consumidor. Ser consumidor na plenitude. São freqüentes as queixas das marcas famosas sobre vender no Brasil: impostos abusivos gerando truques e sonegação, órgãos de regulação e proteção ao consumidor "amebóides"(aprendi ano passado: é quando, por falta de conhecimento ou incompetência se toma atitudes insuficientes ou exageradas, nunca precisas) e assistências técnicas aéticas e bastante despreparadas. Tive ao menos 2 problemas sérios com a Nokia, resolvidos às custas de muito tempo, visitas, ameaças, ANATEL, etc. Um MESMO MODELO de celular Nokia tem frequências de rede OMITIDAS no site do Brasil, enquanto corretamente divulgadas no site da Inglaterra!

  5. Ai Milton
    Descobri o problema do seu MAC

    Problema de junta

    “Junta tudo e joga fora”
    rs
    rs
    rs
    rs

    O meu genro também sofre com os seus MAC

  6. Boa Tarde Pessoal.
    Trabalho na Empresa na Mac Lemon, E felizmente não somos nem uma Boca de Porco como o Paulo, aí de cima comentou.
    Tanto é que fomos a única empresa que agiu com Honestidade com o cliente, bem diferente das Autorizadas que negam Haver Recall Para o MacBook Air, Detalhe que eles ainda Ganham para realizar Esse processo de Qualidade da Apple.
    São poucas Autorizadas Confiaveis. E a Empresa Mac Lemon se Orgulha de não precisar enganar seus clientes.

    • Camila,

      Que justiça seja feita: não fosse a informação da Mac Lemon, a Maria Lucia não teria sabido do recall. O atendimento feito a ele foi extremamente honesto.

  7. Mílton, vc tem toda razão. A Apple do brasil é uma verdadeira vergonha. Tratam muitíssimo mal os consumidores, com prepotência e arrogância. Conversei com atendentes que me disseram coisas absurdas, do tipo: “A Apple não segue o código de defesa do consumidor brasileiro porque é uma empresa multinacional”…
    No meu caso, eles não estão cumprindo com o código de defesa do consumidor brasileiro que prevê 30 dias (no máximo!) para consertar a máquina quebrada, que está na garantia. É bom que se espalhe isso: a Apple no Brasil não está nem aí para seus clientes! Tenho trinta anos e em minha vida nunca fui tão mal tratado por uma empresa.

  8. Precisei diversas vezes de assistência da Apple. Levei calotes, fui reclamando junto à própria Apple, e não fui vendo mais os nomes na relação de autorizadas, talvez devido às múltiplas ações movidas a partir de outros usuários. Recentemente, eu levava na Mundomac, por ter um técnico muito bom. Me tornei cliente assíduo, e até ajudei-os na comunicação com um cliente gringo uma vez presente lá, que mal falava português, e a atendente, extremamente mal educada com ele, desacostumado com grosseria gratuita, riu comigo. Tive um problema recente com uma máquina e tentei converter com o técnico por telefone antes de levar e me proibiram. Em outras assistências, consegui. A “supervisora” que veio falar comigo foi extremamente impaciente, grossa, “esclarecendo” que não passava orçamento por telefone e perguntou: “Você quer o quê pra trazer aqui? O endereço?” Acho que a escassa educação que recebeu lhe deu o ímpeto de que quando trabalhasse em um escritório mais ou menos, poderia se vingar do mundo… (Os futuros ex-clientes).

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