Prefeitura tira R$ 60 mi de corredor e paga empresários

 

Medida, publicada no Diário Oficial do Município, é para cobrir gastos das empresas de ônibus. Especialistas indicam que transporte público não é prioridade

Ônibus atrasado, passageiro no ponto

Por Adamo Bazani/CBN

A Prefeitura de São Paulo anunciou nas edições do Diário Oficial da sexta-feira, dia 27 de agosto de 2010, e da terça-feira, dia 1º de setembro, que retirou R$ 60 milhões das verbas previstas para este ano em investimentos para modernizar e ampliar os corredores de ônibus de São Paulo.

O dinheiro será usado para subsidiar os empresários de ônibus, que se queixam que só com o que arrecadam nas catracas não conseguem manter o sistema. A cidade de São Paulo é uma das poucas no Brasil que ainda subsidia os donos das viações.

Com isso, várias obras previstas para aumentar e melhorar as vias que dão prioridade ao transporte coletivo de passageiros ficarão prejudicadas. A Prefeitura mantém os investimentos em aumento e alargamentos de ruas e avenidas com tráfego misto, que são ocupadas em sua maioria pelos carros de passeio.

Há três anos, em 2007, o prefeito Gilberto Kassab, DEM, anunciou a breve cosntrução de pelo menos cinco corredores:
 
Corifeu de Azevedo Marques/Jaguaré
Faria Lima
Berrini
Brás Leme
Sumaré.
 
Nenhum destes corredores de ônibus saiu papel. Nessas regiões, os ônibus que transportam em média 70 passageiros nos horários de pico, ainda precisam disputar espaço com carros, cuja grande maioria é ocupada pelo motorista mesmo.

O transporte público se torna assim cada vez mais lento na cidade de São Paulo, em alguns lugares alcançando a “impressionante” média de 8 km/h.

Para se ter ideia, a última obra que beneficiou a livre circulação dos ônibus na cidade de São Paulo foi estadual, a extensão do Corredor Metropolitano ABD, entre Diadema e Morumbi que, apesar de ter sido planejado em meados dos anos de 1980 só para receber trólebus do ABC Paulista, hoje abriga mais que uma dezena de ônibus municipais gerenciados pela SPTrans.

A Secretaria Municipal de Transportes afirmou em comunicado à imprensa que a verba transferida são se obras que não demandam recursos agora e que é necessário ainda o pagamento de subsídio aos empresários de ônibus para equilibrar financeiramente o sistema de transportes coletivos.
Quando as obras começarem, segundo a pasta, esse dinheiro será ressarcido, porém a Secretaria não explicitou de qual forma.

O órgão prometeu que até 2012 deve implantar 66 quilômetros de corredores e que investe R$ 162 milhões na modernização dos corredores existentes.

Uma das prioridades declaradas pela pasta atualmente é o monotrilho.

O sistema foi aprovado em diversas cidades do mundo pela capacidade de transportes. Mas devido aos seus custos maiores e mais intervenção nas características da região para sua instalação, como desapropriações, é alvo de diversas críticas por parte de estudiosos dos setores de transportes e trânsito.

O professor, engenheiro e especialista em trânsito, Sérgio Ejzenberg, disse ao Jornal Metro, que a prefeitura comete graves erros ao abandonar os corredores de ônibus em prol dos monotrilhos.

“São mais baratos e por poderem abrigar várias linhas transportam mais passageiros do que o monotrilho”

Para o especialista, os corredores de São Paulo precisam de melhorias, mas eles atraem pessoas para o transporte público, que deveria ser priorizado. Sérgio Ejzenberg ainda diz que os corredores são flexíveis a obras de modernização de vias e até de instalação de estações do metrô, facilitando as integrações. Obras mais complexas como monotrilho e VLT não permitem essa flexibilidade.

Os R$ 60 milhões retirados dos planos de corredores para subsidiar os empresários seriam suficientes para a conclusão da ligação Corifeu/Faria Lima, que teria 14,4 km de extensão e 40 paradas por sentido percorrido.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN e busólogo.

9 comentários sobre “Prefeitura tira R$ 60 mi de corredor e paga empresários

  1. Enquanto o transporte público não tiver prioridade, desde o mais pobre ao mais rico, todos ficarão horas e horas presos em congestionamentos. Não priorizar o transporte coletivo, e não ter visão de futuro e correr atrás do rabo.

    Lamentável ao nosso prefeito!

    Abraços

    Renato Lobo
    Portal Via Trolebus

  2. O prefeito não se locomove pela cidade de onibus, metrô, trem.
    Vereadores idem.
    E se tiver que se deslocarem para determinados pontos com certeza vão de helicóptero, avião.
    E assim os lobbys vão tom,ando conta, por exemplo a insistencia pela construção do famigerado monotrilho.
    Quantos corredores de onibus podem ser construidos, reformados com o dinheiro que poderá ser gasto na construção do monotrilho?
    Será que alguem, economista, auditor, poderia nos informar matematicamente?
    Outro dia em plena dez horas da mãnha desembarquei do metrô na estação Sta Cruz, parecia horario de pico de tanta gente se espremendo para subir as escadas rolantes.
    Cliquem no link
    http://img822.imageshack.us/i/x2261f0a1.jpg/

  3. Infelizmente o Prefeito Kassab que está sendo mal assessorado por maus técnicos da SPTrans que mal direcionaram os investimentos para outras areas.

    O Prefeito Kassab, tem que acordar ele só tem mais 2 anos para fazer algum corredor.

    Acorda Kassab!!!! não queremos que a cidade volte para administradores inescrupulosos que não tem compromisso com tecnologia limpa.

  4. Como a prefeitura e sua equipe, não tem competencia para fazer o mínimo para melhorar a qualidade dos transportes públicos e consequentemente a fluidez no transito em geral, partem para medidas proibitivas como no caso dos fretados e dos caminhões. Este ultimo caso de se proibir caminhão em uma via como a Marginal Pinheiros, que foi feita para tirar os carros de grande porte de dento dos bairros, privando estes veículos de se chegar a Santo Amaro, região que ainda mantem inumeras industrias é de uma incensatez e de um despreparo incrivel.

  5. E nada de corredores na Zona Leste! Aricanduva, Radial Leste… Tinham que tirar uma faixa de carros na radial e deixar só par ônibus, ou fazer um corredor no canteiro central dela… Como sempre a ZL esquecida, não que as outras sejam uma maravilha também porque não são… Mas um corredor é melhor do que nada!

  6. A Prefeitura de São Paulo erra feio ao não construir corredores de ônibus, afinal eles são mais rapidos e baratos para se implantar.

    O Transporte publico seria melhor e mais rapido com corredores construidos nas seguintes avenidas: Faria Lima, Berrini, Celso Garcia, Paulista, Sabará, Jabaquara, Anhala Mello, Sao Miguel, Cruzeiro do Sul, Bras Leme e Corifeu de Azevedo Marques.

  7. È lamentável ver que a prefeitura da cidade de São Paulo mais uma vez vai deixar o transporte coletivo pior, desde 2005 quando então assumiu a duplinha José Serra e Kassab só temos assistido um total retrocesso de tudo que foi construído, e pior falaram muito da gestão da Marta Suplicy e conseguiram ser pior do que o Celso Pitta, pois com todos os problemas que tivemos a gestão da Marta conseguiu dar uma cara nova no transporte da cidade construindo os corredores, expulsando da cidade as empresas de ônibus que prestavam péssimos serviços á população e conseguiu reorganizar o sistema fazendo com que os antigos lotações entrasem no sistema através das cooperativas, ou seja, com todos os defeitos a otransporte coletivo juntamente com a educação e saúde foram prioridades. Com a saida dela a primeira medida do então prefeito José Serra foi diminuir o tempo do bilhete único e também diminuir o número de ônibus na cidade para favorecer o transporte individual, o sucessor Kassab vem dando continuidade a isto, não estou aqui fazendo apologias politicas, mas temos que observar bem essas atuações do poder público, as ultimas obras viarias da cidade só favorecem automóveis, ou melhor o transporte indvidual, SPtrans, CET, SMT infelizmente atualmente não conseguem atuar em prol do cidadão comum que anda de ônibus, mas sim para quem tem carro. Espero que em 2012 a cidade dê uma resposta a altura para o Kassab e seus amiguinhos simplesmente não votando neles.

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