A bicicleta não é meio de transporte no meu cotidiano. É lazer. Pedalo em volta de casa, ruas tranquilas ou praças mais próximas. Ando, paro, bebo água, retomo o passeio, paro para bater papo e retorno relativamente satisfeito – um pouco cansado na maioria das vezes.
Encarar o trânsito de São Paulo, hoje, no horário de pico em percurso de mais de 12 quilômetros, entre a Berrini, zona sul, e a sede da prefeitura, no centro, será, sem dúvida, enorme desafio pessoal.
Será que sou capaz ?
A proposta do Desafio Intermodal é esta mesma. Testar formas diferentes de se locomover no ambiente urbano. Mostrar às pessoas – a nós mesmos – que existem alternativas para o carro. Temos à disposição uma variedade de modais de transporte que podem fazer parte do nosso dia-a-dia.
Por isso, a partir das cinco da tarde, cicloativistas e incentivadores da bicicleta estarão reunidos na praça General Gentil Falcão, próximo do número 1.000 da avenida Luis Carlos Berrini, de onde partirão uma hora depois em direção ao centro. De trem, de metrô, de ônibus, de moto, de bicicleta, a pé, correndo e, claro, de bicicleta. Cada um a seu modo fará o mesmo percurso.
O helicóptero, pelo segundo ano, estará presente, cedido pela rádio CBN. Em 2009, eu estava a bordo, neste ano o lugar será ocupado por nosso colega Heródoto Barbeiro. Experiente – como poucos no planeta Terra -, já tendo pilotado avião e pequenos helicópteros, pretende “honrar” o nome da aviação e chegar em primeiro lugar. Ano passado, ficamos em quarto, atrás de duas bicicleta e uma moto. (para saber sobre o evento do ano passado, clique aqui)
O interessante é que neste Desafio não está em jogo quem é mais rápido. Mas quem é mais rápido, mais econômico e menos poluente. Nesta tenho certeza de que vencerei do Heródoto pois minha bicicleta tem impacto zero no meio ambiente.
Vou pedalar na categoria “ciclista iniciante” e depois que vi o meu roteiro de viagem coloquei em dúvida minha condição física para completar o percurso, principalmente por causa de algumas subidas que terei no caminho. Em compensação terei a oportunidade cruzar o Parque do Ibirapuera pedalando.
Confira aqui o percurso que vou realizar de bicicleta, nesta quinta-feira.
Heródoto e eu teremos o acompanhamento do Leandro Motta e do Leonardo Stamillo, respectivamente, que gravarão em vídeo nosso desafio para depois compartilharmos com você a experiência.
Nos acompanhe, hoje, na CBN ou pelas ruas de São Paulo.
Serviço
Programação do Desafio
17h00 – Início da Concentração Na Praça Gal Gentil Falcão e atendimento a imprensa.
17h50 – Alinhamento dos participantes e explicação das regras do desafio
18h00 – Pelo viva-voz do telefone celular, representante da organização, que estará diante da prefeitura, dá a largada. Cada uma das pessoas se dirige ao seu modal e faz o trajeto que considerar mais conveniente.
18h30 – Previsão de chegada dos primeiros participantes em frente à Prefeitura de São Paulo
20h00 – Previsão de chegada do último participante
Vai lá Milton, ficarei aqui dando a maior força moral, você já sai na frente do professor nessa… Bike não polui!!!
Espero que chegue pelo menos!
Abraços e Boa Sorte!
Milton, você vai perder.
O Heródoto auxiliou o Santos Dumond a voar em París.
Abraços
Helicóptero (avião de rôsca) que transportará o Pof HB


A bike do Milton vai ser uma Caloi modelo Ceci emprestada por não conseguir outra mais adequada devido a falta de tempo.
Legal, todo mundo no seu elemento:
Mílton de bicicleta, Mestre HB de helicóptero, Maria Eugênia de carona com um beija-flor, Lílian Silva na asa de borboletas, Joyce Ribeiro em uma Harley-Davidson cor-de-rosa, Adamo Bazani de ônibus…
E Dilma no disco voador do ET de Varginha, de volta para o seu planeta, para sempre… ET phone Home, ET phone home…
O grande vencedor deste desafio será novamente a população, que graças a essa iniciativa contará com mais informações e quebra-mitos a respeito dos vários aspectos que cercam a mobilidade urbana: transporte coletivo e privado, poluidores e ecológicos, esportistas e não-esportistas, etc. Parabéns aos organizadores e a todos os envolvidos em mais um desafio intermodal! Rumo ao Dia Mundial sem Carros 2010, 22/09!
O prof HB foi também comissário de bordo, aeromoço do 14Bis
antes foi DOV
Despachante Operacional de Voo.
Não querendo se agourento
Acho que o Prof HB vai perder essa.
O teto esta muito baixo em SP para voos visuaisd em qualquer tipo de aeronave,principalmente na zona sul.
quase nos minimos.
Oh queridos seres móveis,
Diante da impossibilidade de decolagem do helicóptero de Mestre HB e do beija-flor que transportaria Maria Eugênia, sugiro uma interdisciplinaridade no trato do tema:
Convoquem urgentemente Patrícia e André Madeira, para o planejamento da prova.
Sugiro também a ampliação da prova para o Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa teríamos, por exemplo:
Márcia Arroyo no adorável bondinho de Santa Teresa; Simone Magno voando em uma asa de papel (a mais linda metáfora do livro); Heloísa Fischer pairando sobre uma partitura de La Donna è Mobile; todos os amigos do futebol CBN Rio em um tapete voador, para chegar mais rápido aos atapetados gramados dos estádios…
Enfim, toda gente maravilhosa da cidade maravilhosa, voando leve!
Muito boa noite a todos!
A Consultora.