Cães são abandonados na Ilha do Bororé

 

Ilha do Bororé São Paulo

O abandono de animais é outra face do descaso com a Ilha do Bororé, extremo sul de São Paulo, cenário de uma série de reportagens do CBN SP e aqui no Blog. Cães, especialmente, são deixados do outro lado da margem por donos irresponsáveis e desalmados. Com isso a população animal aumenta em uma área que já tem pouco para as pessoas e muitos desses bichos acabam sofrendo e morrendo.

Esta situação foi descrita pelo veterinário Wilson Grassi que foi ao Bororé e na conversa com moradores de lá e funcionários da balsa que faz o transporte de carros e pedestres pela Represa Billings. No blog que assina conta a seguinte história:

Alguns “filhos de Deus” atravessam a balsa com o cachorro na coleira, e os soltam do outro lado da represa para que os animais não consigam retornar. Seguimos mais um pouco pela estrada de terra que corta a ilha e chegamos na segunda balsa, que vai para o outro lado, em São Bernardo. Encontramos a mesma situação, mas desta vez os relatos incluem que além do abandono ser quase diário, inúmeros cães embarcam sozinhos na balsa, e atravessam a represa várias vezes por dia.

Durante a visita, monitorada por uma moradora do Bororé, identificada apenas como Inês, protetora dos animais, encontrou um Rotweiller em estado terminal que chegou a ser levado para tratamento, mas 15 dias depois morreu, infelizmente.

Quanto à situação do abandono na região da balsa, vamos tentar levar alguns mutirões de castração para lá, pedir a instalação de câmeras e sugerir a punição dos “filhos de Deus” que forem identificados


Leia o texto completo no blog de Wilson Grassi
.

12 comentários sobre “Cães são abandonados na Ilha do Bororé

  1. Se o constante abandono de animais vem acontencendo obviamente é pela falta de fiscalização, de servidor municipal, de policiamento municipal nesta esquecida região de São Paulo.
    Fácil!
    Só a sub prefeitura colocar fisccalização 24 horas por dia para coibir mais este desmando e descaso.
    Maltratar aniumais também é crime!
    Se o proprio centro de São Paulo e adjacencias encontram-se em total abandono, quem dira localizações mais afastadas a exemplo do Bororé.

  2. Os “donos” desses cães ainda vão receber o castigo que merecem….Esses seres “humanos” que se acham tão superiores em sua mesquinharia, ainda vão achar o seu destino…que com certeza será tão triste e humilhante quanto o destino que eles estão dando para esses cães.

  3. Como conseguem dormir sabendo que abandonou seu cão, companheiro, sozinho com fome frio e triste…Olhe em seus olhos e saberão como é a tristeza da saudade!!!!!!!!!

  4. E isso ai,

    _ “a razão de viver, é a arte de aprender ou pelo menis tentar aprender !!!”

    Nós conseguiremos mudar, tenho fé!!!

    Ótima semana a todos!!!

    Douglas The Flash

  5. Se aqui fosse um pais sério de primeiro mundo, certamente os que judiam dos animais, e os que fazem vistas grossas a exemplo da sub prefeitura estariam presos, sem direito a fiança.
    Mas como aqui é a terra brasilis onde politicos, diante do corporativismo exacerbado legislam somente em causas proprias, fica por isso mesmo.
    Cadê a guarda municipal para fiscalizar e coibir tais abusos com animais, fiscais, etc?
    Vergonha!

  6. A idéia das cameras eh boa.
    Eu postaria no You Tube esses desprovidos de afetividade, deixando os bichinhos abandonados,pelo menos seriam vistos.
    “Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras; Vigie suas palavras, porque elas se tornarão atos; Vigie seus atos, porque eles se tornarão seus hábitos; Vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter; Vigie seu caráter, porque ele SERÁ o seu destino”.
    Adriane Leindecker

    • Oi, Adriane

      As câmeras porém não mudarão a consciência dessas pessoas que, certamente, os abandonarão em outros espaços. Para que atitudes como estas fossem combatidas a via é educacional e esta, infelizmente, além de demorada exige mobilização da sociedade e dos Governos.

      O que me satisfaz é que há pessoas, como você e outros que por aqui passaram, que ainda se indignam com esta realidade.

  7. ‎”Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem… DEUS quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida.” (São Francisco de Assis)

  8. Boa noite pessoal,

    Na minha opinião, o que ocorre esses pobres animais, é a mesma coisa que os governantes desse estado faz com a população local.
    Podem ter certeza, no ano que vem, vai aparecer um monte de salvador da patria para essa Ilha. Digo isso, por que em 2012, vai ter eleição para prefeito e veriador. Será a hora da população da Ilha dar o troco.

    Abr,

    JS.

  9. Eu estou muito, muito triste. Indignada. Eu sei que existe abandono, já trabalhei com ONGs de proteção animal, tenho “filhos” adotados e já vi muita coisa nessa vida, mas mesmo assim isso ainda me choca.
    Vi uma reportagem recentemente sobre a Ilha ( que eu desconhecia ) e por isso achei esse blog.
    Cameras, multas, etc.. não mudarão mesmo a consciência das pessoas. É preciso muita educação e, infelizmente, um código penal mais rígido para crimes contra animais..
    Sinto muito, lamento de verdade.
    Mas é muito importante a divulgação…..
    Sem mais..
    Rafa

  10. Primeiramente o trabalho para a Ilha poderia ter maior fiscalização das balsas com animais com donos e câmeras para a ilha e adjacências, que convergiriam em uma punição para as pessoas que fossem identificadas. Simplesmente um cadastro dos animais com os donos que atravessam a balsa.
    Uma vez um deputado de Campinas falou que o abandono nunca irá acabar, as pessoas são assim mesmo, não adianta falar em Deus, o negócio é ter uma política de urgência, para combater este tipo de crime. Punição severa para os criminosos. Temos que brigar por uma legislação mais bem detalhada, delegacias de defesa animal, hospitais veterinários públicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s