As maritacas da Mooca

 

Por J.C. Gutierrez

 

maritaca-4456879_960_720

 

Fim de maio, fechando a estação “das folhas que caem”, como diz no “Pulo do Gato” o Zé Paulo de Andrade da estação de Outono e, mal surgem os raios de sol, sobre os prédios do IAPI da Mooca rompendo a madrugada, lá vem elas em direção a Praça dos Industriários, na Rua dos Trilhos fazendo “banzé”! Sons estridentes parecendo querer falar, umas interpelando outras misturando sons! São aves psitaciformes da espécie “Brotogeris”, chamadas vulgarmente de maritacas.

 

Seus trinados estridentes em alto e bom som acordam os moradores do lugar há mais de 50 anos, quando por lá chegou um casal que deve ter escapado de algum viveiro. Hoje, são mais de vinte e dizem os velhos moradores, que já chegou a ter mais maritacas por ali e, não sabem o porquê, estão em processo de extinção.

 

O casal Joana e Valdir, da Banca de Jornal “Dia a Dia” como também o jovem Talma, dono do boteco na praça, todos os dias pela manhã testemunham este belo espetáculo oferecido gratuitamente pela natureza, o “banze das maritacas”.

 

À tardinha, quando no ar paira o cheiro gostoso de pizzas, desse típico bairro de italianos, as maritacas se recolhem aos seus ninhos nas marquises dos prédinhos, com o mesmo ritual das manhãs, quando dão as boas vindas ao sol acordando os mooquenses para o trabalho, um espetáculo digno de se ver, mas, infelizmente não são todos que podem fazê-lo. Falta-lhes a sensibilidade e a responsabilidade para cuidar da natureza e das coisas dela inerentes, as maritacas que ainda não foram vistas pelas autoridades, seus rituais não chamaram suas atenções, vivem ao Deus dará, sem assistência por parte dos veterinários do Departamento de Zoonose da Prefeitura, correndo o grave risco de extinção.

 

A Mooca, a cidade, o país e o mundo perderão um lindo espetáculo da natureza!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s