Organizada e sem pijama

 

Por Abigail Costa

 

Quando não tem ninguém para mandar em você, dizer “faça isso”, “seu prazo de entrega é até às quatro da tarde”… Se por perto não tem um chato desses (às vezes necessário) é bom começar a se movimentar e organizar seu tempo.

 

A questão aqui não é deixar as gavetas arrumadas, cada peça no seu lugar, cabides alinhados seguindo das cores fortes para as neutras. O começo da organização é pelo tempo, principalmente se para chegar no seu local de trabalho  você não precisa mais de carro, se livrou do trânsito e do chefe! Alguns podem dizer:

 

– Maravilha!
– Agora sou dono do próprio nariz!
– Faço as minhas tarefas a hora que quiser…

 

Esse “a hora que quiser” tanto pode ser um luxo quanto um perigo!!!

 

Li artigo que me chamou atenção e acendeu a luz da consciência!

 

Flexibilidade de horários e liberdade para escolher onde e como trabalhar… Uma pesquisa da American Community Survey apontou que entre os anos de 2005 e 2009, nos Estados Unidos, cresceu 61% o número de pessoas que trabalham fora do escritório – em casa, ou onde quiserem, usando a internet. E mais, em 2016, um em cada cinco americanos estará trabalhando fora de uma empresa.

 

Quando terminei de ler o trabalho da jornalista e estudiosa do comportamento feminino Cynthia de Almeida pensei: será que ela me viu trabalhando em casa? Alguém contou que fico de pijama muito além do que deveria? Que por não receber ordens entrego meus trabalhos quando quero? E que depois vem uma insegurança pelo tempo mal administrado?

 

Pra começar, já escolhi meu canto de trabalho. É preciso dar o primeiro passo. Agora, é perder uma mania deliciosa. O pijama, a camisola, tudo é muito gostoso mas na hora de dormir. Para ficar em casa, eu não preciso de salto alto. Mas de pijama, também não!

 

Comecei hoje.

 

Abigail Costa é jornalista, faz MBA de Gestão de Luxo na FAAP e escreveu para o Blog do Mílton Jung, neste domingo, ainda de pijama

3 comentários sobre “Organizada e sem pijama

  1. Abgail

    Este seu artigo de hoje me fez lembrar da terça feira passada quando tive que ir a uma reunião em uma empresa naqueles predios mais parecidos com ratoeiras de vidro temperado, interior tudo cinza e preto, baias onde ficam os funcionários, parecidas com baias onde fica o gado, cavalo.

    Todos homens de paletó, gravata, falando, gesticulando, no telefone, um com os outros, só falando sobre metas, numeros a serem atingidos, ao meu ver muito distantes de serem atingidas, ou praticamente impossivel de serem atingidas.

    Outro ao eu lado, chefe de um departamento conversando freneticamente pelo nextel com um funcionario que estava fora do escritorio, este sendo cobrado ferozmente pelo chefe ao meu lado.

    Ai me perguntei:

    Esses caras devem ganhar uma baita de uma grana por mês!!

    Mas graças aos céus, também trabalho em casa, na hora que quero, em que estou disposto, de short, bermuda, sem camiseta, sem nada e sem ninguem ao meu lado, numa sala pavorosa, parecida com uma anti câmara da morte!

    Com certeza devo ganhar por mês muito menos que estes executivos, que precisam trabalhar num verdadeiro inferno, nestes predios comerciais.

    Como somos abençoados e felizes!!

    E viva a liberdade!

    Uma boa semana!

  2. Big,
    Administrar o tempo é uma das tarefas mais difíceis pro ser humano. Até mesmo para os que a princípio não tem horários e/ou obrigações. Trabalhar em casa pode ser confortável (e é, sim!!!), além de livrar-se do trânsito, não ter uma rotina pesada ou poder dar-se ao luxo de passar o dia de pijama (ainda mais nesse friozinho…). Mas esse excesso de “liberdade” pode fazer com que a gente confunda as coisas e ao invés do possível “trabalho tranquilo”, a pessoa acaba trabalhando bemmmmmm além da rotina esperada…e perdendo momentos de sua vida pessoal e/ou familiar…
    Livrar-se do pijama é fundamental! Risos…como também estabelecer horários e até procedimentos, como você mesmo já fez: escolher um “cantinho” especial para o trabalho…Não pode pijama…mas vale o luxo de vestir-se do jeito que você quiser…este luxo é todo seu!!!
    Bjs e ótima semana!
    Ric

  3. Bom dia Big,
    eu ja tinha percebido o luxo de ficar à vontade em casa mesmo em pleno horário de trabalho.
    Sem ler a pesquisa e sem fazer parte do público feminino a que ela se dirigia, percebi também que a má administração do tempo leva a mais males que benefícios tanto para a produtividade quanto para a saúde por ser incentivo a minha forte tendência ao sedentarismo.
    Comecei também por separar o meu canto de trabalho, passei depois por me desconectar da internet enquanto estou trabalhando.
    Não vou de salto, nem acho que ficaria muito bem em mim, hahaha! Mas também não fico mais de pijamas!
    Bons passos estes, pra mim, me serviram bem.
    abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s