Mundo Corporativo: dinossauros, mentirosos e insatisfeitos

 

A cultura de forte hierarquia ainda vale nas empresas brasileiras, mesmo que dissimulada pois todos sabem ser um traço dinossaurico. Este comportamento infantiliza as lideranças nas organizações e os liderados acabam delegando todas as decisões para cima e não exercitam o seu potencial. Diz a consultora Betania Tanure, entrevistada do programa Mundo Corporativo da CBN, que “quanto mais alto na organização hierárquica, autoritária, mais cercado de mentirosos você está”.

 

Pesquisa desenvolvida pela consultoria Betania Tanure e Associados, especializada em transformação de cultura empresarial, em novembro de 2012, mostra que 74% dos homens que ocupam cargo de liderança estão insatisfeitos com o nível de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Este índice é ainda mais alto, 91%, entre as mulheres com filhos até 10 anos.

 

 

O Mundo Corporativo vai ao ar no site da rádio CBN, às quartas-feiras, 11 horas, com participação dos ouvintes-internautas pelo e-mail mundocorporativo@cbn.com.br e pelo Twitter @jornaldacbn

Um comentário sobre “Mundo Corporativo: dinossauros, mentirosos e insatisfeitos

  1. Fica confirmado e claro o conservadorismo brasileiro. O fato de 80% dos presidentes de empresa serem casados e 20% apenas das mulheres, é muito significativo.
    Quanto ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional tenho a opinião que em 10 anos não haverá mudanças significativas. Quando o funcionário está próximo de atingir menor rendimento provavelmente já saiu ou foi demitido. As metas a serem cumpridas normalmente exigem full time.
    Além do autoritarismo vigente em nosso meio, há que lidar com dois aspectos nada fáceis. A ambição e a bajulação. A vaidade é um fator de alta absorção da bajulação, que untada pelo elogio gratuito e pelo conforto da concordância permanente barram idéias novas e impedem mudanças necessárias.
    Pesquisas como estas são sempre produtivas. Poderia até ser falado um pouco da metodologia e do universo focado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s