Conte Sua História de SP: da laje na Vila Munhoz, enxergava a Paulista

 

Por José Cássio de Goes

 

 

Morei na rua André da Fonseca, 176. Vila Munhoz. Embora pequena – não chegava sequer ao número 400 – era muito importante na região. Abrigava o posto de saúde que é hoje a UBS Vila Maria Dr. Luiz Paulo Gnecco. E ao lado, tem o parque infantil que hoje é chamado de EMEI Eduardo Carlos Pereira. Além de ser o ponto final do ônibus que fazia a linha Pq. D. Pedro II Vila Munhoz – o 2123. Era um ônibus da empresa Alto do Pari com cores verde e branco. Hoje não existe mais essa linha.

 

Morei por 40 anos, na André da Fonseca, e ainda tenho familiares lá – irmãs, sobrinho, cunhado.

 

Lembro que da laje de minha casa, eu e meu pai costumávamos observar os inúmeros prédios do centro, até os da Avenida Paulista; minha rua ficava há 800 metros do nível do mar … um mirante.

 

Certa vez, no parque infantil que chamávamos de “parquinho” apresentaram-se os palhaços Torresmo e Pururuca. Eu e meus amigos da rua nos divertimos muito. Uma cena inesquecível: em um determinado momento caía a calça do Torresmo e um coração vermelho aparecia no traseiro do calção dele… E gargalhadas quase infinitas ecoavam pelo parque.

 

Não menos importante, era a venda da Dona Maria, uma portuguesa que ficava na outra ponta da rua… onde a garotada, quando tínhamos algumas moedas, comprava pé de moleque, maria-mole, suspiro e paçoca. Hoje, no local da venda construíram sobrinhos.

 

A transformação da cidade de São Paulo e da Vila Munhoz foi e é brutal. Assim como a cidade, a minha Vila, também precisa ser mais humana, pois está contida na metrópole.

 

José Cássio de Góes é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é do Cláudio Antonio. Conte você mais um capítulo da nossa cidade: envie seu texto para milton@cbn.com.br. Se quiser conhecer outras histórias de São Paulo, vá agora ao meu blog miltonjung.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s