Conte Sua História de São Paulo – 464 anos: vivi a evolução do Villa-Lobos

 

Por Reynaldo Goto

 

 

Nasci e cresci na Zona Oeste de São Paulo, no Bonfiglioli para ser mais exato. Brincava em uma pequena praça pública onde meus pais sabiamente escolheram sua residência. Ao contrário das crianças de hoje, eles tinham que nos “forçar a sair da rua”, que naquele tempo já era relativamente perigosa, porém longe dos níveis alarmantes de hoje.

 

Como um típico representante da geração canguru, saí tarde da casa dos meus pais. E apenas por um desafio profissional em Munique, na Alemanha. Lá percebi o valor da convivência em locais públicos. Frente a um longo período de inverno rigoroso, ficava muito impressionado de como os alemães enchiam seus parques no primeiro sinal de melhora das temperaturas.

 

Ao regressar ao Brasil para ter nossos filhos, finalmente comprei meu apartamento, também na Zona Oeste. Levava meus filhos por vezes na praça onde viviam meus pais e outras no Parque Villa Lobos. Achava curioso que o tanque de areia, do parque, era muito internacional: além dos meus filhos só observava crianças falando francês, alemão ou inglês. Confesso que essa situação me deixa não apenas perplexo, mas também um pouco irritado.

 

Felizmente fui testemunha de uma mudança muito positiva desse cenário. Pouco a pouco, o Villa Lobos foi evoluindo, novas trilhas permitiram acessos a lugares maravilhosos pouco explorados; um orquidário e um centro de reflorestamento trouxeram uma melhor cobertura para locais antes vazios; novas pistas para corrida atraíram novas tribos de atletas, assim como as recém-inauguradas academias abertas; uma nova biblioteca possibilitou novas opções para as crianças e principalmente uma agenda bem organizada de eventos trouxe uma nova vida ao parque.

 

Hoje, o Parque Villa Lobos é extremamente democrático, possibilita o convívio pacífico e harmônico de pessoas independentemente de suas supostas classes sociais, seus rótulos, suas tribos ou suas ideologias. É uma Ilha de Esperança que nos mostra como podemos pouco a pouco, com perseverança, sem soluções imediatistas e mirabolantes, com melhoria continua e boa relação público-privada transformar positivamente nossa cidade de São Paulo.

 

Reynaldo Goto é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é do Cláudio Antonio. Comemore com a gente os 464 anos de São Paulo: escreva seu texto para milton@cbn.com.br.

2 comentários sobre “Conte Sua História de São Paulo – 464 anos: vivi a evolução do Villa-Lobos

  1. É uma lástima como o Kennedy Alencar defende de maneira subliminar e mais recentemente de maneira direta o ex-presidente Lula. Chega ser vergonhoso e não faz jus ao programa com tamanha envergadura, ao e contrário de tantos comentaristas desta mesma emissora.

  2. Pingback: CAU/BR: Conselhos vão debater estratégias contra projeto de lei | CAU/BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s