Conte Sua História de São Paulo: você surgiu no alto de uma colina

 

Por Maria de Lourdes Souza Gonçalves
Ouvinte da CBN

 

 

Num belo dia de janeiro de 1554, você surgiu no alto de uma colina, onde hoje está a Praça da Sé.

 

O Colégio de Piratininga abrigava os sonhos de homens intrépidos como o jesuíta José de Anchieta e muitos outros que enxergavam uma grande metrópole além das misteriosas e densas florestas que circundavam o casebre de “quatorze passos de comprimento e doze de largura”

 

Às margens do rio Tietê — antigo Anhembi — foi criado o primeiro núcleo que viria a ter o seu nome: São Paulo. Outros foram criados um pouco mais além, tais como Guarulhos, Itaquaquecetuba, São Miguel, Mogi das Cruzes, Freguesia do Ó, Santana de Paraíba e Porto Feliz.

 

O rio testemunhou “in loco”o surgimento de uma grande cidade; e suas águas compartilharam das descobertas dos corajosos desbravadores que navegaram em busca de seus sonhos. O surgimento do café, também foi testemunhado pelo riu que viu florescer às suas margens os primeiros cafezais, fonte da futura riqueza do País.

 

Em 1860, as ruas eram sinuosas, de terra batida, cheias de casas de pau-a-pique. Com uma população de pouco mais de 20 mil habitantes, você sequer sonhava que um dia pudesse acolher milhões de pessoas, não é mesmo?

 

Nesta época, a discrepância social já era bastante visível, pois os mais abastados viviam nas ruas do Rosário, Direita e São Bento. A distância também consistia num grande problema, e só era contornada no aluguel de carros de bois. Bairros como Brás, Penha e Santo Amaro eram muito longe.

 

O marco da cidade que se situa no centro da Praça da Sé, também assistiu a sua história. Sob o seu olhar, o meio de transporte, outrora precário, sofreu melhorias, tanto que em 1865, foi criado o primeiro sistema de transporte oficial. As ruas receberam um tratamento especial, pois, afinal, por elas passavam figuras ilustres, que colaboraram com o desenvolvimento e a cultura desta cidade.

 

Como uma mãe generosa, você recebeu, em 1899, The São Paulo Tranway, Light Power Co.Ltda. Seus dirigentes vaticinaram que você prosperaria. E eles estavam certos.

 

O começo do século despontou turbulento. Os saraus promovidos nas casas elegantes e ricas contratavam com a miséria na qual muitos viviam.

 

Nesta época já trafegavam pelas ruas os “românticos” bondes elétricos.

 

Quando os imigrantes aqui chegaram, trazendo em suas bagagens o sonho de uma vida melhor, a despeito dos percalços que muitos sofreram, você os abrigou, Mesmo trabalhando em condições precárias eles colaboraram na sua construção. E você, curiosa e culta, absorveu toda a sua cultura e tradição e as incorporou ao seu cotidiano.

 

A despeito dos pequenos movimentos trabalhistas que começavam a despontar lentamente, já em 1901, você abrigava em seu território, 108 indústrias, sendo 70 estrangeiras e 38 brasileiras.

 

Você viu surgirem os sindicatos e seus líderes, ansiosos por tomar um pouco mais dignas e humanas as relações trabalhistas.

 

A grande greve de 1917 paralisou a cidade. Cerca de 45 mil trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, haja vista que o tratamento imputado à eles nas fábricas era extremamente desumano.

 

Você distribuiu aos desempregados a famosa “sopa de pães”, numa medida paliativa para conter as massas.

 

Por outro lado, enquanto os trabalhadores lutavam por seus direitos, a indústria prosperava, pois em 1920 você figurava como primeiro centro fabril do País, conforme censo realizado neste mesmo ano.

 

Você estendeu seu território além da Várzea do Carmos. Nos bairros do Brás, Pari, Barra Funda, Água Branca e Lapa, surgiram algumas indústrias.

 

Naquela época, você já compartilhava com o seu povo o drama das enchentes como as de 1906 e 1929/

 

Em 1930, inicia-se a Era Getúlio Vargas. Bem mais usa já é uma outra história.

 

Maria de Lourdes Souza Gonçalves é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é de Cláudio Antonio. Envie seu texto para contesuahistoria@cbn.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s