Conte Sua História de São Paulo: uma viagem ao passado abordo do ‘Papa-filas’

Por Fernando Ceravolo Filho

Ouvinte da CBN

Recorte do Correio Paulistano de março de 1956 (Site São Paulo in foco)

A viagem seria de mais ou menos 12 horas. Voltaria para a casa, na praia, em Santa Catarina, cerca de 800 quilômetros distantes. Entrou no ônibus e se sentou nos bancos de trás. No horário, partiu o carro com todos mudos. O som do ar condicionado ligado e o do motor era o que se ouvia. Todos se preparavam para enfrentar as próximas horas com os seus pensamentos. 

Ele com os seus. Que logo o levaram à imagem de menino de cinco, seis anos, seguindo de ônibus para o centro de São Paulo com a mãe, e estático ao ver parar no ponto um “Papa-Filas”, com o cavalo mecânico puxando o carro de passageiros. Imponente e enorme aos seus pequenos e curiosos olhos:

— Mãe, como é grande! Por que”Papa-Filas”?

— Porque acaba com a fila de espera no ponto.

— Ah, então ele engole as pessoas.

— Sim, querido. Mas esse aí não vai para o nosso destino. 

— Que pena, queria ser engolido por ele.

Frustração compensada na viagem de volta. Lá estava ele dentro do Papa-Filas. Maravilhado com o espaço e como o motorista conduzia aquela cobra enorme, virando a sua cabeça à frente do seu corpo reto nas curvas da cidade. 

O Papa-Filas surgiu nos Estados Unidos, na Segunda Guerra Mundial. Primeiro, transportava funcionários da General Motors. Depois, foi a vez das tropas subirem abordo. Chegou ao Brasil na segunda metade da década de 1950 para dar conta do aumento da demanda dos passageiros e substituir os bondes. Não durou muito tempo, pois logo se mostrou pesado e lento para rodar na cidade. O suficiente para mexer com a imaginação do menino que agora, já grande, seguia para seu novo destino, Santa Catarina.

Fernando Ceravolo Filho é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é do Claudio Antonio. Participe dos festejos de 468 anos da nossa cidade: escreva para contesuahistoria@cbn.com.br com o tema “em cantos de São Paulo”. E ouça seu texto em uma ediçao especial do Conte Sua História de São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s