Sua Marca Vai Ser Um Sucesso: mulheres, um caleidoscópio de possibilidades

Photo by RF._.studio on Pexels.com

“Ainda há muito espaço para as marcas serem promotoras da igualdade de gênero, de trazerem iniciativas em favor das mulheres, mas que não sejam apenas discursos vazios, que tenham, na prática, políticas genuinamente transformadoras”

Cecília Russo

Num estudo americano, pesquisadores mediram a expectativa das pessoas em relação às marcas promoverem inclusão e diversidade. E os dados deixaram evidentes as demandas que esse mercado tem de atender se pretende estar sintonizado com os mais jovens. De acordo com a pesquisa, 63% das pessoas que fazem parte da geração X e 76% dos millenials esperam que as marcas se inspirem e ajudem a impulsionar os movimentos de equidade de gênero e etnia, por exemplo.

Para eles — e para todos que vivem neste tempo — seria inadmissível o modelo de mulher que era estampado nos anúncios publicitários, no passado. No Sua Marca Vai Ser Um Sucesso, Cecília Russo lembrou de uma propaganda dos Lençóis Santistas, publicada na revista Cláudia, dos anos de 1960, em que uma mulher e sua filha apareciam segurando as pontas de um lençol branco sob o título: “essa é uma dona de casa feliz!”.  

“Hoje, a vida das marcas ficou muito mais complicada, ainda bem. Somos uma soma de muitas coisas, quase como um caleidoscópio de possibilidades”

Cecília Russo

Jaime Troiano trouxe da memória história mais recente: um restaurante que visitou em São Paulo que trazia na parede a frase: “aqui servimos igualdade”:

“…traz essa ideia que hoje estamos discutindo. Ser uma marca que fomenta relações mais equilibradas em todos os sentidos, inclusive na questão de gênero”.

Jaime Troiano

Essa transformação já ocorre e está explícita na própria produção cultural. Os canais de streaming, por exemplo, todos trazem filmes e séries que ilustram essa realidade:

“Várias marcas de streaming, ano após ano, trazem filmes e séries tendo as mulheres como protagonistas. Nessa linha, me lembro das séries “And Just Like that”, no HBO; “Marvelous Mrs. Maisel”, no Prime; “Three Magnólias” do Netflix; e “Encanto na Disney””

Cecília Russo

Jaime, por sua vez, alerta que, apesar das mudanças e da pressão das mulheres, em especial, ainda existem barreiras a serem superadas. A mesma pesquisa que mostrou a expectativa dos jovens em relação a comunicação das marcas, também revelou que 74% das mulheres que estão na universidade não creem que receberão o mesmo salário de seus colegas homens.

Ouça o Sua Marca Vai Ser Um Sucesso com sonorização de Paschoal Junior

O Sua Marca vai ao ar no Jornal da CBN, aos sábados, às 7h55 da manhã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s