João Tadeu Ribeiro Diniz
Ouvinte da CBN

Como esquecer que, em 1964, eu com meus 13 anos de idade, e meu saudoso pai Sr. Manoel ou o Ribeiro, como o chamavam, havia me arrumado um emprego de auxiliar de farmácia, com uma cliente dele na Rua Três Rios ali atrás do Parque da Luz. O pai era vendedor honorário da distribuidora Irmãos Sahagoff, na Rua Florêncio de Abreu, região da 25 de Março.
Ocorre que nessa época morávamos em Pirituba e passamos a sair juntos pra trabalhar. Nosso meio de locomoção ao Centro era o trem que partia da estação Pirituba com destino a Estação da Luz. Acreditem, que naquela época o fiscal da estação picotava um cartão mensal de passagem ida e volta — antiga versão do bilhete único. Como não lembrar dos amigos de meu pai que se divertiam durante a viagem jogando palitinho, e das cobranças do velho para que não o decepcionasse, no trabalho.
O que me fascinava era desembarcar na encantadora Estação da Luz. Com toda sua imponência, gente chegando, gente partindo, gente apressada, correndo pelas belas escadarias. E ao alto sua cúpula magistral, atenuando os raios de sol de um novo dia!
Assim foi, durante quase um ano: um tempo que guardo na memória, e que ainda hoje me leva a emoção sempre que adentro a minha querida Estação da Luz. Por onde passo e tenho a impressão de ainda ouvir alguém me avisar: “aprece-se, estamos atrasados!”
Joao Tadeu Ribeiro Diniz é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é do Cláudio Antonio. Escreva agora o seu texto e envie para contesuahistoria@cbn.com.br. Para ouvir outros capítulos da nossa cidade, visite o meu blog miltonjung.com.br e o podcast do Conte Sua História de São Paulo.