Sua Marca Vai Ser Um Sucesso: transforme seu vendedor em embaixador da marca

“O que eu posso fazer para tornar seu dia mais feliz?”

Vendedora não identificada
Photo by Sam Lion on Pexels.com

Imagine entrar em uma loja de café, de roupas ou de bijuterias  e ouvir da pessoa que atende você a frase que está no epígrafe deste post? A pergunta é transformadora. De cara, remete o consumidor a ideia da felicidade de estar naquele local, da felicidade de consumir naquele lugar e da felicidade com que as pessoas atendem seus clientes naquele lugar. Foram essas as sensações que Jaime Troiano teve quando entrou em uma cafeteria de São Paulo. 

“É como se eu estivesse tomando café com um sabor de acolhimento”

Jaime Troiano

A cena se repetiu em outra loja da franquia, o que levou Jaime — o curioso de plantão deste programa — a perguntar se a atendente se comportava daquela forma por iniciativa própria. Ouviu dela que a gerência da loja estimulava os funcionários a agirem daquela forma. E ao estimularem, tornavam o comportamento em hábito.

Vendedores que agem desta maneira se transformam em “embaixadores da marca”, porque compram a ideia e a importância de representar a empresa na ponta da linha — ou no ponto de contato com o cliente.

“Em empresas médias e pequenas, os donos e diretores precisam organizar quem são seus embaixadores. Posso garantir que o impacto desses embaixadores na imagem da empresa é grande”.

Jaime Troiano

O embaixador ou a embaixadora da marca não é um cargo, é uma vocação que se exerce com naturalidade e convicção. Ou seja, não dá para obrigar as pessoas a assumirem essa função. Isso tem de ser genuíno. Caso contrário, o contato com o cliente é artificial, é robótico, é chato! Saber trabalhar essa ideia nos colaboradores ajuda, inclusive, a reduzir custos com comunicação e marketing. 

“Pensem no quanto vocês podem se beneficiar em ter a presença de embaixadores Tenho certeza de que, onde houver alguém sensível e antenado na  área de RH, a empresa pode melhorar muito sua imagem e negócios com a presença de embaixadores. Seja nas relações externas com o mercado e mesmo interna entre os colaboradores”.

Cecília Russo

Mais interessante ainda é saber que os colaboradores que assume o papel de serem embaixadores da marca contaminam colegas e alimentam a atração que a marca exerce. 

Ouça o Sua Marca Vai Ser Um Sucesso com apresentação de Jaime Troiano e Cecília Russo. O quadro vai ao ar aos sanados, no Jornal da CBN:

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