Sua Marca Vai Ser Um Sucesso: as cinco avenidas que levam a marca ao triunfo

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Um passeio por Paris é sempre bem-vindo. Se feito sob a tutoria de quem tem a nos ensinar, melhor ainda. Pois foi esse o convite que Jaime Troiano e Cecília Russo fizeram aos ouvintes do Sua Marca Vai Ser Um Sucesso. Calma! O convite não é para viajar a Paris, é para viajar  pelo mapa de  Paris. Nas suas ruas e avenidas. Em especial, nas que nos levam ao Arco do Triunfo que, cá na nossa conversa, se transforma em uma metáfora para identificar o objetivo de todos que trabalham com branding.

Quem já se ateve a geografia da capital francesa deve ter percebido que existem avenidas que convergem para o Arco, proporcionando um desenho harmônico tanto quanto pedagógico aos mais atentos. Em lugar de percorrer as 12 avenidas parisienses, Jaime e Cecília separaram cinco delas e as batizara com o nome de lições que precisamos aprender.

Vamos a elas: 

Avenida da simplicidade:

na vida de uma marca, qualquer forma de falar a respeito dela, qualquer comunicação que não seja simples atrapalha muito. Não é fácil ser simples. Quando se consegue ser, o resultado é inesquecível: “se é Bayer, é bom”; “quem pede um, pede bis”; ou é “fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?”. Não é mesmo?!? 

Avenida da profundidade:

é a avenida para afastar a ingenuidade. Qual? De esquecer que consumidor diz o que pensa mas faz o que sente. Quem constrói marcas apenas com base nas respostas politicamente corretas que ouve dos consumidores, não chega ao “Arco do Triunfo”. 

“Estudos científicos que usam neurociência, por exemplo, são essenciais para penetrar nesse espaço pequeno, de um centímetro cúbico, escuro e úmido, onde se escondem os verdadeiros sentimentos e motivações dos consumidores”

Jaime Troiano

Avenida da vitalidade:

precisamos saber, com um olhar externo e independente, se a marca é forte não apenas na visão interna da empresa e dos seus vendedores. Essa avenida exige uma consulta a quem, de fato, determina o sucesso da marca: seus consumidores e clientes. 

“Deixem de lado a vaidade corporativa, ouçam o que dizem as vozes que vêm da rua ou você não chegará na Charles De Gaulle Etoile”

Cecília Russo

Avenida da autoridade:

aqui sua marca precisa ter convicção de que tem mais do que força apenas, tem autoridade para trabalhar com outras áreas de produto. Quando a Dove, por exemplo, percorreu as outras avenidas e chegou a esta quarta sabia que podia deixar de ser apenas um sabonete. Mas também outros “N” produtos que enraizaram a ideia de hidratação. E que tal a Tilibra que foi muito além de cadernos e adotou vários itens que têm a ver com a vida escolar: agendas, estojos, mochilas… 

Avenida da verdade:

é a avenida que revela a suprema razão de ser da marca, o seu propósito.  A avenida que mostra que não é apenas mais uma, mas que mostra o quanto atende, de forma autêntica, as necessidades da sociedade.

Ouça o comentário completo do Sua Marca Vai Ser Um Sucesso:

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