Sua Marca Vai Ser Um Sucesso: o 12º jogador e o valor das marcas no futebol 

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“Os que disputam o jogo sabem, imaginam, ou, pelo menos, supõem que a marca na camisa transcende a importância de cada um deles individualmente”

Jaime Troiano

Na arena esportiva, uma nova realidade se destaca e se consolida como uma espécie de décimo segundo jogador de um time de futebol: a marca. Esse fenômeno vai além da simples presença em campo, elevando-se a um patamar de significância econômica e emocional para os clubes e seus torcedores. Esse foi o tema do Sua Marca Vai Ser Um Sucesso, no Jornal da CBN, onde Jaime Troiano e Cecília Russo mergulham nas profundezas dessa interação entre esporte e branding.

Ao destacar que a marca da camisa transcende a importância de cada um dos jogadores individualmente, Jaime Troiano ressalta não apenas o valor intangível dessas marcas, mas como elas se entrelaçam com a identidade e o desempenho dos times: 

“A marca, este 12º jogador, não é um reserva, muito longe disso. É, sim, uma reserva de recursos.  Ela é escalada para todas as partidas, para todos os treinos ,para a presença editorial do clube, para as celebrações. Ela está sempre lá”

Jaime Troiano

Sem dúvida, são os torcedores, com sua devoção frequentemente comparável à fé religiosa pelo sucesso de seu time, os principais alimentadores do valor de mercado da marca. É essa paixão que impulsiona as receitas da marca, seja através da compra de ingressos para os jogos ou da aquisição de mercadorias associadas ao clube.

Cecília Russo, por sua vez, pontua a dificuldade e, simultaneamente, a possibilidade de transformar o glamour que um time tem para seus torcedores, o sentimento apaixonante por ele,  em uma realidade que tenha, de fato, essa dimensão econômica e mercadológica:

“O valor da marca do time é fruto de uma batalha diária nessa administração das relações que ela estabelece com os seus múltiplos stakeholders, que são os públicos com os quais uma marca se relaciona”. 

Cecília Russo

Há um contraste significativo no valor de mercado entre os clubes brasileiros e seus congêneres europeus americanos, sugerindo um vasto campo para crescimento e fortalecimento das marcas locais. Com base em dados publicados no jornal Valor Econômico, Cecília lembra que o Real Madrid e o Manchester United valem US$ 6 bilhões cada um. Os três clubes brasileiros que mais bem aparecem nessa classificação são Flamengo (US$ 922 milhões), Palmeiras (US$ 729 mihões) e Corinthians (US$ 627 milhões). 

Veja aqui o ranking completo dos clubes da Europa, do Brasil e da MSL (EUA), segundo a Sports Value

Além da boa notícia de que existe espaço para crescimento dessas marcas nacionais, a previsão é que venha uma geração de times cujas marcas têm crescido surpreendentemente e o jornal Valor Econômico chamou de “artilheiros do branding”. São os casos do Fortaleza e do Red Bull Bragantino.

A marca do Sua Marca

O futebol é mais do que um esporte ou entretenimento; é uma indústria regida pelas mesmas dinâmicas de mercado que influenciam marcas em diversos setores. O “décimo segundo jogador”, portanto, não é apenas uma metáfora para o apoio da torcida, mas simboliza o valor monumental que as marcas representam para os clubes, tanto em termos financeiros quanto emocionais. 

“Na década de 1950 e por algumas décadas seguintes, os europeus aprenderam muito sobre futebol com o Brasil. Quem sabe agora,  possamos aperfeiçoar a gestão das marcas dos nossos times aprendendo com eles”. 

Jaime Troiano

Ouça o Sua Marca Vai Ser Um Sucesso

O Sua Marca Vai Ser Um Sucesso vai ao ar aos sábados, logo após às 7h50 da manhã, no Jornal da CBN, e tem sonorização de Paschoal Júnior:

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