Ótimas pizzas fora do eixo Jardins-Itaim

Por Ailin Aleixo 

No Epoca Sp na CBN 

Attrio

Bem perto do Largo Nossa Senhora do Bom Parto, onde se concentram alguns dos bares bacanas do Tatuapé, a pizzaria faz um gênero despojado, gostoso para bebericar um chope bem tirado ou tomar vinho (há bons exemplares na carta como o chileno Gran Reserva Tarapacá Cabernet Sauvignon). Tanto que já começa a ferver na happy hour, em ambiente super agradável, com mesa sob o teto retrátil. Nessa hora, faz sucesso os pães recheados (de queijo e de lingüiça) e os crostines. As pizzas seguem o padrão da massa fina, com borda crocante e coberturas saborosas, com uma pegada mais básica como a de pepperoni, de atum e de rúcula. Um das boas é napoli in calabria, combinação de calabresa com ricota e molho de tomate fresco.

R. Serra de Japi, 1275 – Tatuapé – São Paulo – SP  2673-2477

Gioia forneria

Um dos segredos para garantir a leveza e a textura crocante da pizza é o fermento. O pizzaiolo segura a mão, usa pouca quantidade e deixa a massa descansar de um dia para o outro. Outro truque? Uma pitada de açúcar, e a pizza ganha cor bronzeada. Essa é a receita do pizzaiolo Sinval Souza Ferreira, que comanda os dois fornos da bonita casa com pé-direito alto e salão iluminado por lanternas de papel de arroz. Para começar, há pão de calabresa. Mas quem faz mais sucesso é o petit-rolê, massa de pizza bem fininha, recheada com os ingredientes à escolha do freguês, enrolada feito rocambole. As coberturas mais pedidas são a paulistana gourmet (mussarela de búfala, presunto cru, coração de alcachofra e azeitonas pretas) e a napolitana vera (tomate cereja e mussarela de búfala salpicada com manjericão). Sabores tradicionais como mussarela e calabresa também são bons, assim como a de abobrinha com mussarela e queijo brie.

R. Viera de Moraes, 1008 – Campo Belo – São Paulo – SP 5531-5199

Pompéia pizza bar

Super descontraído, do tipo de bar que dá para ir de bermuda e chinelo. É nas noites de campeonato de futebol que a coisa pega de verdade: como a casa mantém um telão instalado, o salão interno fica tomado por torcedores. Nesses dias, a melhor opção para quem não está lá muito interessado no jogo são as mesinhas na calçada (cobertas). O barman faz tudo direitinho: dos drinks (que não fogem muito das tradicionais caipirinhas) ao chope, muito bem tirado e geladíssimo. A pizza parece de padaria – no melhor sentido desse conceito: massa fininha e crocante, molho bem temperado, tudo simples e certeiro. Uma das mais criativas do cardápio é a de abobrinha com polenguinho (ele mesmo, o queijo) gratinado. Parece comida da infância.

Av. Pompéia, 928 – Perdizes – São Paulo – SP

3675-9393

4 comentários sobre “Ótimas pizzas fora do eixo Jardins-Itaim”

  1. Hoje gostei das dicas, pois saiu do eixo Pinheiros Vila Madalena, falou do meu bairro,”Tatuapé”, por sinal otima dica!!!
    Mesmo que Vc goste de pizza grossa, gostaria de ve-la circulando pela Restaurantes e Bares do Tatuapé.
    Na Rua Itapura tem uma cantina maravilhosa “La Pergolata”, merece ser visitada.

Deixe um comentário